ONU pede ações baseadas na filosofia de Mahatma Gandhi da não violência

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional da Não Violência 2014. A data é marcada anualmente em 2 de outubro.

Gandhi

“Neste Dia Internacional da Não Violência, comemoramos a filosofia de Mahatma Gandhi, que por meio de seu exemplo provou que os protestos pacíficos poderiam realizar muito mais do que a agressão militar.

Os princípios consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada em 1948, o ano da morte de Gandhi, devem muito a suas crenças.

Neste momento de aumento da violência sectária e a destruição arbitrária de sítios e patrimônios culturais, é oportuno recordar o chamado de Gandhi para a paz e a reconciliação, bem como sua advertência de que “olho por olho o mundo acabará cego”.

Temos de promover uma cultura de paz, construída por meio do diálogo e do entendimento, para vivermos juntos em harmonia, respeitando e celebrando a rica diversidade da humanidade.

Não há maior ferramenta do que a educação para ampliar a dignidade humana, promover uma cultura de não violência e construir a paz duradoura. Por meio da educação, podemos criar novas formas de viver uns com os outros e com o planeta.

A educação pode também lançar as bases para o desenvolvimento de novas formas de cidadania global e solidariedade, tão essenciais no mundo de hoje.

Neste dia, eu convoco todas as pessoas para combater as forças da intolerância, avançar a cidadania global e forjar a solidariedade humana com base na filosofia de Mahatma Gandhi da não violência.”

Saiba mais sobre a data em www.un.org/en/events/nonviolenceday

Gandhi