ONU se solidariza e promete assistência a vítimas do terremoto no Japão

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou profundo pesar hoje (11/03) e ofereceu todo o apoio das Nações Unidas, após forte terremoto e subsequentes tsunamis atingirem o Japão, matando dezenas de pessoas e destruindo cidades, aldeias e infraestrutura. Agências da ONU já tomam medidas para lidar com o desastre.

O Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) informou que seus funcionários estão em contato com seus homólogos japoneses para ver como podem ajudar os esforços de socorro. A ONU também alertou o Grupo Consultor Internacional de Busca e Resgate (INSARAG), uma rede global de 80 países e organizações de resposta a desastres, sob a égide da ONU.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que as autoridades japonesas fecharam várias usinas nucleares e extinguiram um incêndio em uma delas. Nenhum vazamento foi detectado até agora. A AIEA disse que está buscando mais informações sobre a situação nas usinas nucleares ou reatores de pesquisa e acrescentou que o combustível nuclear exige resfriamento contínuo mesmo depois de uma usina ser desligada.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) possui uma equipe de prontidão em toda a região do Pacífico na Ásia, para que possa responder a pedidos de socorro. A agência tem estoques de biscoitos energéticos e equipamento de emergência na Malásia.

7 pensou em “ONU se solidariza e promete assistência a vítimas do terremoto no Japão

  1. Quero deixar aqui registrado todo o meu pesar pelas vítimas dessa enorme catástrofe que destruiu parte deste belo país, e já me prontifico como voluntário caso vocês mandem ajuda humanitária. Eu trabalhei na tragédia de Nova Friburgo e sei bem como é importante ser solidário neste momento ruim.

    Uma ótima tarde, e estou pronto e as ordens sempre que for preciso!!!

  2. TENHO ACOMPANHADO OS NOTICIARIOS ONDE TENHO VISTO OS DESASTRES OCORRIDO NO JAPÃO,COMO SOU UM CAPELÃO INTERNACIONAL ME COLOCO A INTEIRA DISPOSIÇÃO DA ONU PARA ATUAR COMO CAPELÃO PÓS DESASTRES.
    CONTATO : (19) 33068280 / 81388572

Os comentários estão fechados.