2011 – Ano Internacional das e dos Afrodescendentes

21 de março de 2011 · Artigos e Mensagens · 3 comentários 
Ban Ki-moon

“Para derrotar o racismo temos que acabar com as políticas públicas e as atitudes privadas que o perpetuam.” Mensagem do Secretário-Geral, Ban Ki-moon, por ocasião do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

O legado da “porta sem retorno”

21 de março de 2011 · Artigos e Mensagens · Comente 
Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay. Foto: ONU.

Legado do comércio de escravos persiste em muitas práticas atuais. A análise é de Navi Pillay, Alta Comissária de Direitos Humanos das Nações Unidas, por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, lembrado hoje (21/03).

Defendendo os direitos dos afrodescendentes na América do Sul

14 de fevereiro de 2011 · Últimas notícias · Comente 

Os descendentes dos Africanos, que representam cerca de 30% da população da América Latina e do Caribe, são vítimas de violência e pobreza desproporcional. Neste Ano Internacional para os Afrodescendentes, destacamos a luta de vários defensores dos direitos humanos agindo contra a discriminação racial na América do Sul.

Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes 2011

14 de fevereiro de 2011 · Últimas notícias · 10 comentários 
Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes 2011; clique aqui para acessar a página oficial do Ano

“Este Ano Internacional oferece uma oportunidade única para redobrar nossos esforços na luta contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e outras formas de intolerância que afetam as pessoas de ascendência africana em toda parte”, aponta Navi Pillay, Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos.

Às vesperas do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, Ban Ki-moon faz apelo para o fim do racismo

10 de dezembro de 2010 · Últimas notícias · 2 comentários 

Enquanto as Nações Unidas se preparam para celebrar em 2011 o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, o Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon fez um apelo à comunidade internacional para que o racismo seja definitivamente erradicado.