Arquivo da tag: Dia da ONU

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia da ONU 2015

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante cerimônia comemorativa do 70º aniversário da adoção da Carta das Nações Unidas em San Francisco, nos EUA. Foto: ONU/Mark Garten
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante cerimônia comemorativa do 70º aniversário da adoção da Carta das Nações Unidas em San Francisco, nos EUA. Foto: ONU/Mark Garten

Bandeiras nacionais são uma marca de orgulho e patriotismo em todos os países pelo mundo. Mas há apenas uma bandeira que pertence a todos nós.

Aquela bandeira azul das Nações Unidas foi uma bandeira de esperança para mim ao crescer na Coreia em tempos de guerra.

Sete décadas após sua fundação, as Nações Unidas permanecem um farol para toda a humanidade.

Todos os dias, as Nações Unidas alimentam os que têm fome e abrigam aqueles expulsos de suas casas.

As Nações Unidas vacinam crianças que, de outra forma, morreriam de doenças preveníveis.

As Nações Unidas defendem os direitos humanos para todos, independentemente de raça, religião, nacionalidade, gênero ou orientação sexual.

Nossas forças de paz estão na linha de frente do conflito; nossos mediadores trazem combatentes para a mesa de paz; nossos trabalhadores humanitários enfrentam ambientes traiçoeiros para entregar ajuda que salva vidas.

A ONU trabalha para toda a família humana de sete bilhões de pessoas, e cuida da terra, nossa única casa.

E é a equipe diversificada e talentosa das Nações Unidas que ajuda a tornar viva a Carta.

O 70º aniversário é um momento de reconhecer a sua dedicação – e para honrar os muitos que fizeram o sacrifício final no cumprimento do dever.

O mundo enfrenta muitas crises, e os limites da ação coletiva internacional são dolorosamente claros. No entanto, nenhum país ou organização pode enfrentar os desafios atuais sozinho.

Os valores atemporais da Carta das Nações Unidas devem permanecer o nosso guia. Nosso dever comum é “unir nossas forças” para servir “nós os povos”.

Para marcar este aniversário, monumentos e edifícios em todo o mundo estão sendo iluminados com o azul da ONU. Ao jogarmos uma luz sobre este aniversário marco, devemos reafirmar nosso compromisso com um futuro melhor e mais brilhante para todos.

* * *
Confira a mensagem em inglês, francês e outros idiomas em http://bit.ly/1NnMKgF. Mais sobre a data em www.un.org/en/events/unday e www.un.org/un70

‘Convoco governos e indivíduos para trabalhar em uma causa comum para o bem comum’, diz Ban Ki-moon

Ban Ki-moon

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia da ONU 2014. A data é marcada anualmente em 24 de outubro.

As Nações Unidas são, mais do que nunca, necessárias neste momento de múltiplas crises. A pobreza, a doença, o terrorismo, a discriminação e a mudança climática estão sendo um pesado fardo.

Milhões de pessoas continuam a sofrer uma exploração deplorável através do trabalho forçado, tráfico humano, escravidão sexual ou condições inseguras nas fábricas, campos e minas. A economia global continua a sofrer com uma situação de desigualdade.

A fundação das Nações Unidas foi uma promessa solene dos povos do mundo para por fim a tais ataques à dignidade humana, e liderar o caminho para um futuro melhor. Houve recuos dolorosos, e há muito trabalho pela frente para realizar a visão da Carta da ONU. Mas podemos nos sentir motivados por nossas conquistas.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU inspiraram a campanha antipobreza mais bem-sucedida da História. Tratados das Nações Unidas enfrentando a desigualdade, a tortura e o racismo têm protegido as pessoas, enquanto outros acordos têm protegido o meio ambiente. As Forças de Paz da ONU apartaram forças hostis, nossos mediadores solucionaram disputas e os nossos trabalhadores humanitários forneceram ajuda que salvaram vidas.

Neste momento crítico, vamos reafirmar nosso compromisso em empoderar os marginalizados e vulneráveis. No Dia das Nações Unidas, convoco aos governos e indivíduos para trabalhar em uma causa comum para o bem comum.

_______________________
Saiba mais sobre a data em www.un.org/en/events/unday

Cerimônia no Itamaraty dedicada à Conferência Rio+20 celebra o Dia das Nações Unidas

Cerimônia no Itamaraty dedicada à Conferência Rio+20 celebra o Dia das Nações UnidasNa próxima segunda-feira 24 de outubro, data em que a ONU comemora 66 anos, será celebrado em Brasília o Dia das Nações Unidas

A cerimônia de comemoração do Dia das Nações Unidas 2011 será dedicada à preparação e às expectativas da Rio+20, a Conferência sobre desenvolvimento sustentável que acontecerá em junho de 2012 no Rio de Janeiro e que se anuncia como um dos mais importantes eventos internacionais do próximo ano.

Após uma introdução do Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek – que transmitirá a mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, haverá as intervenções da Subsecretária-Geral Política I do Itamaraty, Vera Barrouin Machado, do Subsecretário-Geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Itamaraty, Luiz Alberto Figueiredo Machado – principal negociador brasileiro para a Rio+20 – e do Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner. O evento será concluído pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Em mensagem enviada nesta quinta-feira (20/10) por Ban Ki-moon a um Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global – grupo criado para fornecer um roteiro para a Conferência Rio+20 – o Secretário-Geral lembrou que a Rio+20 se aproxima rapidamente. “Nós precisamos aprender a viver de maneira sustentável para que esta geração e as seguintes aproveitem suas vidas com dignidade e melhores oportunidades”, disse. Para Ban, o mundo enfrenta desafios que fazem com que este trabalho seja ainda mais urgente do que era há um ano. “Os líderes precisam fazer escolhas difíceis. Precisamos suprir as necessidades de hoje, enquanto investimos nas pessoas, no planeta e na promessa do amanhã”.

A Conferência Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável está sendo organizada em conformidade com a Resolução da Assembleia Geral da ONU 64/236 (A/RES/64/236). A Conferência ocorrerá no Brasil dias 4, 5 e 6 de junho de 2012, marcando o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), organizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável 2002 (WSSD), em Johanesburgo. Está sendo esperada a participação de mais de uma centena de Chefes de Estado e de Governo, além de representantes da sociedade civil e do setor privado.

A expectativa é que a Conferência resulte em um documento abrangente e com foco político. O objetivo da Rio+20 é garantir um compromisso renovado da comunidade internacional para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso alcançado nos últimos dez anos, identificar as lacunas na implementação dos resultados das cúpulas anteriores sobre desenvolvimento sustentável, bem como enfrentar os desafios novos e emergentes.

Mais detalhes e documentos de referência podem ser acessados na página oficial da Rio+20: http://www.uncsd2012.org/rio20/

O Dia das Nações Unidas

As Nações Unidas passaram a existir oficialmente no dia 24 de outubro de 1945, com a ratificação da Carta das Nações Unidas pela maioria dos países fundadores da Organização – entre os quais o Brasil. Nascida em meio à guerra para defender a paz, a ONU trabalha também para promover os direitos humanos, o desenvolvimento e a democracia em nome dos povos do mundo representados pelos 193 Estados-Membros.

Para cumprir sua missão, a ONU vale-se de instâncias de diálogo e mecanismos de cooperação internacional para promover e intermediar a troca de experiências e conhecimento, em permanente processo de aproximação entre culturas.

Nesses 66 anos de existência, o organismo mundial acompanhou o Brasil em seu processo de redemocratização e desenvolvimento, colaborando com a agenda de prioridades econômicas e sociais do País. As atuações do Brasil na ONU e da ONU com o Brasil contribuíram para que o País alcançasse um novo patamar de desenvolvimento, que o coloca na posição de um dos novos líderes da comunidade internacional no século XXI.

Inicialmente realizada de modo vertical – em que países mais avançados destinavam, por meio das agências da ONU, recursos e assistência técnica para alavancar o desenvolvimento de outros países –, a cooperação internacional se faz cada vez mais de modo horizontal, ou seja, entre países em desenvolvimento, como no caso do protagonismo brasileiro na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH) e nas iniciativas de Cooperação Sul-Sul.

Serviço

Cerimônia de comemoração do Dia das Nações Unidas 2011

Local: Auditório Wladimir Murtinho, no Palácio Itamaraty – Brasília (DF)
Data: 24 de outubro de 2011 (segunda-feira)
Horário: 16h30 às 18h00

Aberto à imprensa e a convidados. Jornalistas devem confirmar presença pelo email:
[email protected]

Em 1945, o Brasil, um dos 44 Estados-Membros da Administração das Nações Unidas de Assistência e Reabilitação (UNRRA), envia feijão brasileiro para a Grécia, através do porto de Pireu. A UNRRA surgiu de uma proposta do Presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt, em 1943, para prestar socorro às áreas libertadas do Eixo durante a II Guerra Mundial, formando a “primeira Organização das Nações Unidas”. Ela foi estabelecida para “coordenar, administrar e organizar medidas para o alívio das vítimas da guerra em qualquer área sob o controle de qualquer uma das Nações Unidas, através do fornecimento de alimentos, combustível, vestuário, habitação e outras necessidades básicas.” Foto: ©ONU/Seção de Administração dos Arquivos e Registros

Exposição em Brasília celebra 65º aniversário da ONU e conta história da cooperação com o Brasil

Brasília e Rio de Janeiro – Comemorado no dia 24 de outubro, o 65º aniversário da Organização das Nações Unidas será celebrado, no Brasil, com uma exposição fotográfica que conta a história da cooperação entre o País e a ONU. A exposição será inaugurada na próxima segunda-feira (dia 25/10) às 17h30, no Palácio Itamaraty, em Brasília, com a presença do Secretário-Geral das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do Coordenador-Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, além de ministros de Estado, representantes do corpo diplomático e das agências, fundos e programas da ONU que atuam no País.

Em 1945, o Brasil, um dos 44 Estados-Membros da Administração das Nações Unidas de Assistência e Reabilitação (UNRRA), envia feijão brasileiro para a Grécia, através do porto de Pireu. A UNRRA surgiu de uma proposta do Presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt, em 1943, para prestar socorro às áreas libertadas do Eixo durante a II Guerra Mundial, formando a “primeira Organização das Nações Unidas”. Ela foi estabelecida para “coordenar, administrar e organizar medidas para o alívio das vítimas da guerra em qualquer área sob o controle de qualquer uma das Nações Unidas, através do fornecimento de alimentos, combustível, vestuário, habitação e outras necessidades básicas.” Foto: ©ONU/Seção de Administração dos Arquivos e RegistrosA exposição ‘Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realizações‘ conta, por meio de fotos históricas e inéditas, a participação do Brasil no processo de criação e consolidação da ONU, que foi fundada em 1945 e que hoje reúne 192 Estados-Membros. Outras imagens retratam diferentes projetos implementados em cooperação com as Nações Unidas, tanto no País como no exterior, e programas de assistência humanitária em situações de desastres naturais e reconstrução pós-conflito.

A mostra também presta uma homenagem aos brasileiros que dedicaram sua vida e marcaram a história da Organização, celebrando as conquistas alcançadas. Há ainda módulos especiais dedicados à passagem de presidentes brasileiros na sede da ONU, em Nova Iorque, e às personalidades brasileiras que são Mensageiros da Paz ou Embaixadores da Boa Vontade das diferentes agências que compõem o Sistema ONU. No total, 85 fotos dão um panorama diversificado e atual sobre a parceria entre a ONU e o Brasil, que atualmente se posiciona como um dos novos líderes da comunidade internacional do século XXI.

A partir do dia 25 de outubro a exposição estará também disponível de maneira virtual através de um website especialmente criado para o Dia da ONU: www.unicrio.org.br/onu2010

A exposição “Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realizações” ficará aberta ao público entre os dias 26 de outubro e 7 de novembro, no saguão de entrada do Palácio Itamaraty, em Brasília das 14h00 às 16h30 (entre segunda e sexta-feira) e das 10h00 às 15h30 (durante os finais de semana e feriados). A entrada é franca.

Mais informações

Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil | UNIC Rio
Gustavo Barreto | email: [email protected]
office: +55(21) 2253-2211 | mobile: +55(21) 8185-0582
website: www.unicrio.org.br | twitter.com/unicrio