Arquivo da tag: Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos

Em data da ONU sobre memória da escravidão, alunos do Complexo do Alemão assistem a filme da UNESCO

Sessão de cinema no Complexo do Alemão. Foto: UNIC Rio/Thor Weglinski
Sessão de cinema no Complexo do Alemão. Foto: UNIC Rio/Thor Weglinski

Para lembrar o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos, comemorado na segunda-feira, 25 de março, o filme “A rota do escravo – A alma da resistência”, sobre o tráfico de escravos, foi exibido no auditório da Escola Estadual Jornalista Tim Lopes, no Complexo do Alemão, para mais de 250 alunos, entre 15 e 18 anos.

Após assistirem o filme, os alunos participaram de um debate com a participação de funcionários da ONU e foram convidados a escrever uma redação sobre o assunto. A melhor redação ganhará camiseta e cadeira do projeto, além de ter o texto compartilhado nas redes sociais do Cinemão, com apoio dos meios de comunicação da ONU.

A iniciativa faz parte da o projeto Cinemão, que conta com apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

Carro com equipamentos do projeto. Foto: UNIC Rio/Thor Weglinski
Carro com equipamentos do projeto. Foto: UNIC Rio/Thor Weglinski

Durante todo este ano, o Cinemão pretende promover 288 sessões gratuitas de cinema em comunidades do Rio de Janeiro. A proposta é alcançar um público de 150 mil pessoas.

“O Cinemão é um veículo de ocupação tática da cultura. É um carro aparelhado para exibição de filmes nacionais em espaços que são estigmatizados pela violência, pelo abandono do poder público e evidentemente a ausência de aparelhos culturais. Nosso objetivo é promover, difundir, estimular a cultura e o encontro social através do cinema brasileiro, de uma forma prática e extremamente eficiente”, disse o criador do projeto, Cid César Augusto.

Ouça matéria da Rádio ONU sobre o tema abaixo ou clicando aqui:

[audio:http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/ltd/mp3/2013/1303267.mp3]

O filme educativo, produzido pela Organização das Nações para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e dublado para o português pelo UNIC Rio, encontra-se disponível abaixo:

Saiba mais sobre o Cinemão: http://bit.ly/CinemaoONU