Arquivo da tag: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

UNIC Rio promove evento pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Como parte das comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio de Janeiro), a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e o Intercom Sudeste realizam o Seminário “O que ameaça a liberdade de imprensa? E quem a imprensa ameaça?”, no dia 6 de maio, quarta-feira, no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

O evento, com entrada franca, começa às 9 horas e vai até às 13 horas, contando com a presença do Ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e do Desembargador Siro Darlan, como moderador do encontro. Para debater os desafios da informação no Brasil e o ataque à imprensa, participam, ainda, jornalistas e pesquisadores das áreas de comunicação e direitos humanos, como Elvira Lobato, repórter especial da Folha de São Paulo, e André de Carvalho Ramos, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O evento contará também com a presença de Clovis de Barros Filhos, também da USP e Gustavo Gindre, jornalista e autor do livro “Comunicação nas Sociedades de Crise”.

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ fica na Avenida Pasteur, nº. 250, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro.

O que ameaça a liberdade de imprensa? E quem a imprensa ameaça?

Como parte das comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio de Janeiro), a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e o Intercom Sudeste realizam o Seminário “O que ameaça a liberdade de imprensa? E quem a imprensa ameaça?”.

O evento – com entrada franca – acontece no dia 06 de maio de 2009, a partir das 9h00, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e contará com a presença do Ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Programa:
9h00 Abertura do evento

Diretora da ECO/UFRJ, Ivana Bentes
Diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa
Coordenador de Comunicação e Informação da UNESCO, Guilherme Canela Godói

9h30 às 10h30 “Da censura à liminar: a liberdade de imprensa atacada”
Júlio César Pompeu
– Graduado em Direito pela PUC-Rio e Filosofia pela UERJ. Mestre em Direito pela PUC-Rio e Doutorando em Psicologia Social pela UFES. Professor de Ética do Departamento de Direito da UFES. Conselheiro do Conselho Estadual de Ética Pública do Estado do Espírito Santo.

Elvira Lobato – Formada em jornalismo pela UFRJ, trabalha na Folha de S. Paulo desde 1984 e é repórter especial do jornal desde 1992. Acompanha o setor de radiodifusão desde 1994 e é autora do livro Instinto de Repórter. Venceu o grande prêmio anual da Folha em 1999 e 2004, e o Prêmio Esso de Jornalismo em 2008.

10h30 Intervalo

10h45 às 11h45 “Direito de resposta: os desafios da informação no Brasil”
André de Carvalho Ramos
– Procurador Regional da República, Professor de Direito Internacional e Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP),  Doutor e Livre-Docente em Direito Internacional, ex-Procurador Regional dos Direitos do Cidadão do Estado de São Paulo (2000-2002) e autor de vários livros de direitos humanos, entre eles Responsabilidade Internacional por Violação de Direitos Humanos (2004), Teoria Geral dos Direitos Humanos na Ordem Internacional (2005), Direitos Humanos na Integração Econômica (2008).

Gustavo Gindre – Jornalista graduado na UFF, com pós-graduação em Teoria e Práxis do Meio Ambiente (ISER) e mestre em Comunicação e Cultura na UFRJ.  Fellow da The Ashoka Society, autor do livro Comunicação nas Sociedades de Crise e co-autor do livro Comunicação digital e a construção dos commons. Membro do Coletivo Intervozes e conselheiro eleito para o Comitê Gestor da Internet (CGI.br).

11h45 às 12h15 Perguntas e respostas

12h15 Conclusões finais e encerramento
Franklin Martins – Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, foi vice-presidente da União Metropolitana dos Estudantes, Presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFRJ,  ex-preso político, e fez parte do Movimento Revolucionário 8 de Outubro. Viveu no exílio e mais de cinco anos em clandestinidade no Brasil, Anistiado, trabalhou em diversos jornais, como Hora do Povo, O Globo e Estado de S. Paulo.  Foi correspondente do Jornal do Brasil em Londres e repórter especial, colunista político, editor de política e diretor da sucursal de Brasília de O Globo. Trabalhou também como comentarista político da TV Globo, da Globonews, CBN e Bandeirantes, e foi colunista no portal IG.

Moderador: Siro Darlan de Oliveira – Desembargador da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Juiz da Infância e da Juventude do Rio, de 1991 a 2004. Possui pós-graduação em Direito da Comunicação Social da Universidade de Coimbra (Portugal). É ex-presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro.

Serviço:
Seminário “O que ameaça a liberdade de imprensa?  E quem a imprensa ameaça?”
Dia: 06 de maio de 2009 (quarta-feira)
Horário: 9h00 às 13h00
Local: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Auditório Pedro Calmon) Campus Praia Vermelha – Av. Pasteur, 250. Praia Vermelha –
Rio de Janeiro

Entrada Franca