Arquivo da tag: Haiti

Mensagem do secretário-geral da ONU para o quinto aniversário do terremoto no Haiti

“Hoje, ao comemorar o quinto aniversário do terremoto no Haiti, homenageamos as mais de 200 mil pessoas, incluindo os 102 funcionários das Nações Unidas, que perderam a vida nesse trágico evento.

Lembro claramente a devastação e o sofrimento que presenciei durante minhas visitas ao Haiti, logo depois da catástrofe. O sentimento de pesar continua vivo em nossas mentes. Hoje, honramos a memória de filhas e filhos, pais e mães, amigos e entes queridos que morreram. Também homenageamos os que sobreviveram, que inspiram o mundo com sua coragem e comprometimento.

Na última semana tive a honra de inaugurar um memorial para nossos colegas da ONU que morreram naquele dia terrível. Hoje, peço que celebremos suas vidas e suas contribuições para o Haiti e os haitianos. Estaremos eternamente gratos por seus sacrifícios.

Em nossa tristeza há um compromisso com a esperança. Ano passado voltei ao Haiti e vi o progresso que foi alcançado. Felicito o povo do Haiti por sua perseverança e peço que a comunidade internacional continue dando seu incalculável apoio para ajudar o futuro de todos os haitianos.

A recuperação do Haiti não tem sido fácil. Tivemos – e continuamos tendo – contratempos no caminho e ainda há muito trabalho a ser feito para assegurar a estabilidade política e institucional, a governança democrática e o desenvolvimento sustentável.

Mas façamos deste dia uma data de lembrança e esperança para um Haiti estável e próspero. Trabalhemos juntos para um futuro brilhante para o Haiti.”

* * *
Leia uma reportagem especial para a data em http://bit.ly/17A15Xs

Grupo de comediantes do Haiti vem ao Brasil acompanhar a Copa e a vida de haitianos no país

Jovens atores e comediantes do Haiti falarão com a imprensa na sede do Viva Rio, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (6) às 11h.

Les Rescapés – ou “Os sobreviventes” –, um grupo de jovens atores e comediantes do Haiti fundado em 2007, vem ao Brasil neste mês de junho para filmar uma série de programas e esquetes para compartilhar com os haitianos uma paixão que ambos povos têm em comum: o futebol.

O projeto, apoiado pela organização não governamental Viva Rio e pela Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), visa à gravação de seis programas de TV a serem mostrados no Haiti, Canadá e Estados Unidos, onde, com muito humor, Les Rescapés mostrarão o ambiente do país durante a Copa da Mundo, conversarão com haitianos que tentam refazer sua vida no Brasil e se encontrarão com militares brasileiros que fizeram parte da força de paz no Haiti, além de mostrar iniciativas de interesse para ambos países.

Logo após sua chegada ao Rio de Janeiro, no dia 6 de junho, eles recebem a imprensa para falar desta iniciativa que visa a aproximar ainda mais os haitianos dos brasileiros.

Durante a coletiva de imprensa, que será organizada na sede do Viva Rio, às 11h00, também estará presente o diretor do Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio), Giancarlo Summa, que fará um pequeno balanço da atuação brasileira junto à força de paz que comemora 10 anos. O diretor executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes, compartilhará com a mídia as novas iniciativas de organização no Haiti.

SERVIÇO

Coletiva de imprensa com o grupo haitiano ‘Les Rescapés’
Sexta-feira, 6 de junho, às 11h
Local: Sede do Viva Rio
Rua do Russel, 76 – Glória (em frente ao metrô)
2. andar – Salão Pablo & Ana

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Viva Rio
Ronaldo Lapa, Coordenador de Comunicação
[email protected]
(21) 2555-3778 | (21) 99834-3226

Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
Gustavo Barreto e Valéria Schilling, Assessoria de Comunicação
[email protected] | [email protected]
(21) 2253-2211 | (21) 98202-0171 | (21) 98185-0582

ONU convida para uma conversa com dois membros da missão da ONU no Haiti

Como parte das comemorações do Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz – celebrado mundialmente em 29 de maio – e do 10º aniversário da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), o Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio) convida os jornalistas para uma conversa com dois membros da MINUSTAH que falarão direto de Porto Príncipe sobre suas experiências como boinas-azuis da ONU.

Conversarão com a imprensa o major Osmarildo de Souza, comandante do Pelotão de Engenharia de Apoio da Companhia de Engenharia (BRAENGCOY) e o capitão Marcio Rodrigo Ribas, comandante da 2ª Companhia de Infantaria do BRABAT.

O encontro virtual será na quinta-feira, dia 29 de maio, e começará às 11h00 no UNIC Rio (Palácio Itamaraty, Avenida Marechal Floriano 196, Centro, Rio de Janeiro). Os interessados devem confirmar presença com Vanessa Oliveira pelo telefone (21)2253-2211 ou email [email protected]. As vagas são limitadas.

Sobre as Forças de Paz da ONU

Em 1948, apenas três anos após a fundação das Nações, foi criada a primeira força de paz, a Organização da ONU de Supervisão da Trégua (UNTSO) no Oriente Médio, em funcionamento até os dias de hoje. Desde essa data a ONU criou um total de 69 missões, nos mais diversos países. Atualmente estão em funcionamento 17 missões de paz, todas elas gerenciadas pelo Departamento de Operações de Paz da ONU, ou DPKO, em sua sigla em inglês.

O orçamento destas operações, aprovado pela Assembleia Geral para o período de 1o de julho de 2013 a 30 de junho de 2014, é de 7,83 bilhões de dólares.

Atualmente mais de 100 mil pessoas fazem parte das forças de paz, incluindo tropas (83.571), policiais (12.094), observadores militares (1.853), funcionários civis internacionais (5.256) e funcionários civis locais (11.723), além de 2.020 voluntários da ONU, em um total geral de 118.111 homens e mulheres provenientes de 122 países.

O Brasil é o 18o país contribuinte de tropas e policiais, com 1.748 pessoas – o maior contribuinte é o Paquistão, com 8.257 homens e mulheres, seguido de Bangladesh, com 7.950.

A maior parte dos boinas-azuis brasileiros estão na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), a força de paz comandada pelo Brasil desde sua criação em 2004, que conta com 1.439 brasileiros.

A segunda missão da ONU que conta com um número expressivo de brasileiros é a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), com 267 militares. Na UNIFIL o Brasil detém o comando da Força-tarefa marítima. As missões de paz do Sudão do Sul, da República Democrática do Congo, do Saara Ocidental, entre outras, também conta com a participação de militares brasileiros.

Os dados acima são de 31 de março de 2014.

Informações para a imprensa
Valéria Schilling e Gustavo Barreto
Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
(21) 2253-2211 e (21) 98202-0171 | (21) 98185-0582
[email protected] | [email protected]

Com apoio da ONU, Haiti avança na reconstrução após três anos do terremoto

Neste 12 de janeiro, faz três anos que o Haiti foi atingido por um terremoto que matou mais de 200 mil pessoas – a maior catástrofe natural já registrada nas Américas. Para lembrar a data, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) produziu este vídeo sobre a atuação da ONU no país e os avanços alcançados desde 2010.

Cento e dois funcionários da ONU morreram no terremoto, a maioria deles integrantes da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), que atua no país desde 2004. Vinte das vítimas foram brasileiras – entre eles, o Vice-Representante Especial do Secretário-Geral da ONU, Luiz Carlos da Costa.

A ONU não tem poupado esforços para apoiar o povo e o Governo e a população do Haiti na reconstrução do país.

Centenas de quilômetros de ruas e estradas foram pavimentados; 80% dos escombros do terremoto foram recolhidos; pessoas com deficiência são atendidas em centros de reabilitação; mais de 470 mil empregos temporários foram gerados, 40% para mulheres; o número de pessoas vivendo em acampamentos provisórios baixou de 1,5 milhão para 358 mil; mais de 1 milhão de crianças têm agora acesso à educação gratuita.

Após o terremoto, o Haiti também sofreu com outros desastres naturais e com uma epidemia de cólera que matou quase 8 mil pessoas. Houve progressos, mas ainda há muito a ser feito para alcançar a paz e a estabilidade.

Veja mais imagens da Missão em: http://on.fb.me/ZN7sjO

ONU parabeniza presidente eleito no Haiti

O presidente eleito Michel Martelly, do Haiti, realiza uam conferência de imprensa em Porto Príncipe.Um comunicado emitido pela Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) nesta sexta-feira (22/04) em nome das Nações Unidas e de seus parceiros parabenizou o Presidente eleito do Haiti, Michel Martelly, dizendo que o órgão espera trabalhar em estreita parceria com a nova administração, que será inaugurada em 14 de maio.

“Desejamos a Martelly grandes sucessos durante seu mandato, que será crucial para o futuro do Haiti”, disse a MINUSTAH por meio do comunicado endossado também pelos principais apoiadores do processo eleitoral, como Brasil, Canadá, União Europeia, França, Espanha e Estados Unidos.

A declaração também ressaltou o trabalho minucioso do Centro de Apuração de Votos para identificar possíveis fraudes e irregularidades nas cédulas das eleições, e expressou o compromisso da ONU em apoiar o direito da população do Haiti de escolher seus líderes políticos através de eleições livres e justas. O comunicado pediu ainda que os agentes políticos e seus aliados permaneçam calmos e que trabalhem através de meios pacíficos.