Arquivo da tag: ILANUD

Seminário Internacional sobre Mecanismos de Prevenção à Tortura

ILANUD - Instituto Latino-americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e do Tratamento do DelinquenteAcontece dia 15 de setembro em São Paulo o Seminário Internacional sobre Mecanismos de Prevenção à Tortura. Especialistas nacionais e internacionais trocarão experiências sobre o tema, em três momentos diferentes do encontro.

Após a abertura, serão discutidos o “Protocolo Facultativo da Convenção das Nações Unidas contra a Tortura” e os mecanismos preventivos nacionais, com a participação de representantes do CEJIL, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e da Pastoral Carcerária. Durante a tarde, especialistas da APT apresentarão as “Experiências Internacionais de Prevenção à Tortura”. Em seguida, as “Experiências Brasileiras de Prevenção à Tortura” serão compartilhadas pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania de Maceió, a Subsecretaria de Direitos Humanos do Rio de Janeiro e a ong Justiça Global.

O evento é organizado pelo Ilanud, Acat Brasil, APT (Associação para a Prevenção da Tortura), Conectas Direitos Humanos e Pastoral Carcerária, e conta com o apoio da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) e do Instituto Pro Bono. “O objetivo do seminário é divulgar os mecanismos de prevenção à tortura, previstos no protocolo à convenção contra a tortura da ONU, refletir sobre a criação de mecanismos estaduais e mobilizar a sociedade civil na prevenção à tortura nos locais de privação de liberdade”, destaca Aline Yamamoto, coordenadora de projetos do Ilanud.

O encontro é aberto ao público e tem entrada franca. No entanto, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do email [email protected].

Para acessar a programação do evento, clique aqui.

Seminário Internacional sobre Mecanismos de Prevenção à Tortura
Quando: 15/09/2010, das 9h às 18h
Local: Auditório da AASP
Rua Álvares Penteado, 151, Centro – São Paulo (SP)