Arquivo da tag: PMA

Violência faz PMA suspender atividades no sul do Sudão

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) suspendeu nesta quinta-feira (28/04) as operações para entregar ajuda em duas regiões do Sudão, após os ataques diretos à agência e a seus funcionários nas últimas semanas. Autoridades da ONU têm demonstrado preocupação com o aumento da violência no sul do Sudão, região que se tornará independente em 9 de julho. Centenas de pessoas foram mortas devido aos conflitos entre forças do Governo e grupos de milícias.

Na última sexta-feira (22) o funcionário local, Santino Pigga Alex Wani, foi morto no estado de Jonglei. Também houve relatos de violência no estado de Lakes, depois que um caminhão contratado para entregar 16 toneladas de ajuda ao programa de alimentação escolar foi rendido por membros do Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA). A violência ameaça a entrega de ajuda no próximo mês para mais de 240 mil pessoas que vivem nestes estados.

A porta-voz do PMA, Amor Almagro, pediu ao Governo do sul do Sudão que forneça garantias de proteção aos funcionários e parceiros da agência que trabalham na região. Ela pediu também que as autoridades locais realizem uma investigação completa sobre os assassinatos da última semana, afirmando que os autores dos crimes devem ser punidos.

A agência está trabalhando em conjunto com outros órgãos humanitários da ONU e com funcionários da segurança para lidar com a situação e determinar quando as operações poderão ser retomadas. “Os trabalhadores humanitários devem poder dar continuidade às suas funções”, ressaltou Almagro.

Iniciativa da ONU usa mídia social para ajudar a alimentar crianças no mundo

Em uma tentativa de incentivar indivíduos a alimentarem milhares de crianças famintas em todo o mundo, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) criou a WeFeedback, uma plataforma de mídia social através da qual as pessoas podem fazer doações online à agência no valor correspondente ao de seus pratos preferidos. O dinheiro é destinado ao PMA e usado para financiar programas que fornecem refeições para crianças com fome em várias partes do mundo.

Através de uma “Calculadora de Feedback” online, os doadores conseguem saber quantas crianças estarão alimentando ao doar o custo equivalente ao de seus pratos preferidos, sejam eles sushi, pizza ou sorvete. Além disso, os seguidores do WeFeedBack nas redes sociais podem acompanhar quantas crianças estão sendo alimentadas em suas comunidades e quais os alimentos que estão sendo mais doados.

“A doação individual está desempenhando cada vez mais um papel importante na mobilização de fundos para combater a fome”, afirmou nesta terça-feira (19/04) a Diretora da Divisão de Comunicação, Políticas Públicas e Parcerias Privadas do PMA, Nancy Roman. “Com o aumento da popularidade do WeFeedback, temos uma oportunidade real de alcançar milhares de crianças, dando à elas a alimentação e nutrição adequadas”, completou. Segundo a agência, o portal já angariou uma quantia de dinheiro suficiente para alimentar mais de 100 mil crianças.

A plataforma também atraiu grandes personalidades, como a cantora americana Christina Aguilera, o astro de TV canadense George Stroumboulopoulos, o jogador de futebol brasileiro Kaka e a atriz americana Drew Barrymore. Os quatro são embaixadores do PMA contra a fome e, além da contribuição financeira, têm convidado seus fãs a se unirem às comunidades do WeFeedback.

Recém inaugurada rota humanitária leva ajuda a Líbia

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) anunciou hoje (19/4) que começou a enviar ajuda alimentar através de uma nova rota humanitária no oeste da Líbia para chegar a áreas fortemente atingidas pelos conflitos. “Garantir este corredor humanitário é um primeiro passo vital para alcançar milhares de pessoas afetadas pelo conflito, em particular mulheres, crianças e idosos, cujas fontes de alimentos estão se exaurindo de forma alarmantemente rápida,” disse a Diretora Executiva do PMA, Josette Sheeran.

Os alimentos serão entregues através de parceiros do PMA e do Crescente Vermelho da Líbia à população afetada pela crise. A agência continua enviando ajuda alimentar e outros suprimentos de emergência através de diferentes rotas humanitárias, por terra, partindo do Egito e da Tunísia, e pelo mar, para os principais portos ao longo da costa mediterrânica da Líbia.

Outras agências das Nações Unidas têm expandido seus esforços nos últimos dias para combater o que se tornou uma terrível situação humanitária no país africano.

Quase meio milhão de pessoas fugiram do país nas últimas semanas, enquanto outras 330 mil foram deslocadas. O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) relatou que cerca de dez mil líbios atravessaram a fronteira entre a Líbia e a região de Dehiba, no sul da Tunísia, apenas nos últimos dez dias. Enquanto isso, no leste da Líbia, um navio transportando centenas de passageiros viajaram de Misrata para Benghazi, no sábado. As autoridades locais em Benghazi registraram cerca de 35 mil pessoas deslocadas internamente (PDI), mas estimativas do ACNUR apontam que o número está mais próximo a 100 mil.

O porta-voz do ACNUR, Andrej Mahecic, disse a repórteres em Genebra que o recente aumento do número de refugiados e outras pessoas deslocadas pelos combates está colocando uma pressão adicional sobre as agências humanitárias, que carecem de fundos. “Dada a natureza cada vez mais prolongada da agitação na Líbia, a menos que um financiamento seja concedido com urgência, uma série de programas de proteção e assistência terão de ser reduzidos ao longo das áreas de fronteira e dentro da Líbia,” alertou.

Um navio fretado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) transportando suprimentos para entre 15 e 25 mil pessoas tem chegada esperada para amanhã na cidade de Misrata. Os suprimentos incluem kits de primeiros socorros, água potável, tabletes de purificação de água, materiais de higiene e de recreação para crianças. A porta-voz da agência, Marixie Mercado, disse a jornalistas, em Genebra, que uma imagem mais clara dos efeitos da luta sobre as crianças está surgindo. “É muito pior do que temia o UNICEF e certamente piorará, a menos que haja um cessar-fogo,” disse.

A Representante Especial do Secretário-Geral para Crianças em Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy, disse hoje que a situação de meninos e meninas em Misrata é de especial preocupação, à medida em que muitas vítimas de bombardeios e minas terrestres são crianças. “Apesar do clamor da comunidade internacional, as crianças continuam a ser vítimas do conflito na Líbia,” disse em comunicado, no qual pediu a todos os lados para parar imediatamente de usar crianças como combatentes e para por fim à matança e à mutilação de meninas e meninos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o hospital de Misrata está sobrecarregado e enfrenta dificuldades na realização de cirurgias. As prioridades continuam a ser o acesso para a evacuação médica e assegurar a disponibilidade de medicamentos para doenças não-transmissíveis, dada a necessidade urgente de suprimentos médicos para tratar doenças vasculares, hipertensão, diabetes e câncer, segundo o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic.

Falta de verba ameaça ajuda alimentar a milhões de afegãos

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas anunciou hoje (15/04) que precisa urgentemente de 257 milhões dólares para continuar prestando assistência alimentar a mais de sete milhões de afegãos, a maioria dos quais são mulheres e crianças. “A segurança alimentar é o alicerce do desenvolvimento no país – especialmente para os mais jovens e vulneráveis,” disse o Diretor do PMA para o Afeganistão, Louis Imbleau.

A operação do PMA no Afeganistão tem um foco duplo, salvando vidas e levando ajuda de emergência para necessidades imediatas, incluindo as decorrentes de conflitos e desastres naturais, bem como melhorando a segurança alimentar geral, em parceria com o Governo. Este ano, a agência não tem nem metade do financiamento de que necessita para ajudar 7,3 milhões de afegãos em todas as 34 províncias do país, e se mais dinheiro não for disponibilizado, uma “quebra crítica do fornecimento” de trigo está prevista para ocorrer em junho, declara comunicado da agência.

Isso afetaria milhões de pessoas no Afeganistão, onde o trigo é o alimento básico e primário usado em rações para quase todas as operações do PMA. Fontes de óleo vegetal e leguminosas escasseariam entre julho e agosto, acrescentou a agência. A escassez de financiamento significa também que o PMA teria de cortar pela metade o fornecimento de comida para escolas em junho, afetando mais de um milhão de alunos.

“Até agosto, sem o apoio rápido e sólido da comunidade internacional, o PMA terá esgotado todas as mercadorias restantes e será forçado a reduzir ou suspender algumas partes da operação,” afirma o comunicado. A agência está pedindo aos doadores que injetem rapidamente mais fundos, para que possa começar a aquisição de alimentos em nível local e regional e evitar uma quebra potencialmente devastadora na oferta de alimentos.

Aplicativo em TVs vai permitir doações para erradicar a fome

Nova linha de televisões inteligentes da LG Electronics virá com aplicativo da rede social WeFeedBack, que permite doar refeições para crianças através do Programa Mundial de Alimentos.

Marina Estarque, da Rádio ONU em Nova York.*

A LG Electronics lançou uma iniciativa que permite baixar um aplicativo da rede social WeFeedBack, do Programa Mundial de Alimentos, PMA, diretamente de sua nova linha de televisões inteligentes.

Os aparelhos, conectados à internet, são um exemplo de como a tecnologia pode ajudar na promoção da meta número um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: a erradicação da pobreza e da fome extremas.

WeFeedBack

A iniciativa é descrita como uma “plataforma solidária” que encoraja pessoas a doar o equivalente ao valor de um dos seus pratos preferidos para a nutrição de crianças carentes. Com o preço de um cheeseburger, por exemplo, o PMA consegue alimentar 40 meninos e meninas.

Desde o lançamento do WeFeedBack no ínicio de março, foram arrecadados o suficiente para comprar refeições para mais de 90 mil crianças no mundo.

Para saber quanto doar, basta inserir o nome de seu prato favorito e o custo médio. Uma calculadora converte o preço em número de pessoas ajudadas.

Para conferir, acesse: http://wefeedback.org

Ouça aqui a matéria da Rádio ONU

*Apresentação: Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.