Arquivo da tag: retrospectiva

ONU lança Retrospectiva 2012

Em sua primeira visita oficial a Mianmar, de 3 a 7 de dezembro, a Subsecretária-Geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, fez uma parada em campos de deslocados em Mianmar, mais especificamente no Estado de Rakhine, e viu em primeira mão os projetos desenvolvidos pelos parceiros humanitários na região. Na imagem, dois irmãos no campo de Kyein Ni Pyin, em Pauktaw, Estado de Rakhine, durante a visita de Amos. Foto de 5 de dezembro de 2012. Crédito: ONU/David Ohana.

Em 2012, as Nações Unidas passaram por diversas crises que testaram consistentemente a capacidade da Organização de reagir. Desde intensos fenômenos climáticos que deixaram milhares de mortos ou sem moradia até as contínuas crises no Mali, na Síria, no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo, entre outros países e regiões, a ONU precisou negociar a paz e aumentar a capacidade de resposta a acontecimentos inesperados.

Para lembrar alguns destes momentos, o Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU lança nesta quinta-feira (27) a versão em português do vídeo com a retrospectiva 2012.

Acesse o vídeo:

A obra aborda a dificuldade da Organização de acabar com a crise na Síria, envolvendo ataques do governo contra o próprio povo e a resposta armada de grupos rebeldes. “Precisamos parar com a violência e o fluxo de armas dos dois lados e começar uma transição liderada pela Síria o quanto antes”, declarou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. O vídeo lembra que o Conselho de Segurança não entrou em um acordo sobre o tema, postergando uma resposta mais enfática para a questão.

Em 2012, ocorreu no Rio de Janeiro a maior conferência já realizada pela Organização em toda sua História – a Rio+20 – com a presença de mais de 40 mil pessoas e 191 Estados-Membros. “Não podemos continuar a queimar e consumir o nosso caminho para a prosperidade à custa de pobres do mundo e do meio ambiente global”, disse Ban na ocasião.

A Retrospectiva também aborda o recente conflito entre o Governo de Israel e os palestinos em Gaza, que obrigou Ban Ki-moon a ir pessoalmente à região para buscar o cessar-fogo. Pouco depois, em novembro, uma resolução da Assembleia Geral elevou a Palestina ao status de Estado Observador não membro, em votação que contou com a ampla maioria dos votos dos países integrantes da ONU.

Seção multimídia da ONU, em NY. (ONU/JC McIlwaine)

Acesse o vídeo em http://youtu.be/rz2prSYXtFk

Na imagem, dois irmãos no campo de Kyein Ni Pyin, em Pauktaw, Estado de Rakhine, em Mianmar, durante a visita da Subsecretária-Geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos. Foto de 5 de dezembro de 2012. Crédito: ONU/David Ohana.

ONU lança Retrospectiva 2011

ONU lança Retrospectiva 2011Em 2011 o mundo chegou a sete bilhões de habitantes, o que lhe impõe uma série de desafios. Embora produza alimento suficiente, milhares de pessoas ainda passam fome. Mudanças climáticas afetaram todo o planeta, que sofreu com severas secas e implacáveis tempestades, desencadeando doenças.

A insegurança alimentar deu provas de ser um risco para a paz mundial, também dependente do desenvolvimento sustentável, alcançável apenas com a participação de todos.

A união é possível. Foi assim que assistimos à queda de governos ditatoriais no Oriente Médio e na África. O povo clamou por liberdade e democracia. Vimos não só as ruas tomadas por manifestantes em diversos países, como também testemunhamos os que compareceram às urnas para fazer valer suas vontades após anos de conflito.

A ONU esteve presente em todos os momentos, socorrendo os mais vulneráveis, apoiando processos eleitorais, prevenindo violações de direitos humanos e agindo onde elas ocorreram. Trabalhadores humanitários arriscaram suas vidas para garantir acesso aos direitos mais básicos. Dezenas deles morreram, mas deixaram plantadas as sementes da esperança, que não morrerá.

O apoio técnico também foi levado por nossos especialistas para ajudar governos nas respostas a crises, como no Japão, evitando uma catástrofe nuclear depois do terremoto e do tsunami.

A comunidade internacional deu boas-vindas a um novo país, o Sudão do Sul, e neste caminho da democracia, do direito à igualdade, também progride para receber a Palestina, hoje Estado-Membro da UNESCO.

Estes e outros momentos memoráveis estão na “Retrospectiva das Nações Unidas 2011”, que você pode assistir abaixo:

Disponibilizamos para a imprensa e parceiros a versão em alta resolução, para utilização na área audiovisual.

Nações Unidas: Retrospectiva do ano de 2010

Nações Unidas: Retrospectiva do ano de 2010Já se encontra disponível em neste link o documentário Nações Unidas: Retrospectiva 2010, um balanço do trabalho das Nações Unidas com imagens da atuação da Organização em todo o planeta.

O filme, de pouco mais de dez minutos de duração, mostra a ação humanitária da ONU no devastador terremoto que atingiu o Haiti em janeiro, quando trezentas mil pessoas perderam suas vidas; a tragédia que abalou o Paquistão, onde um quinto do país ficou debaixo d’água; e a seca em Níger, que fez com mais de sete milhões de pessoas, aproximadamente metade da população, perdessem suas colheitas.

O programa mostra também, entre muitas outras ações, a atuação dos mais de 124 mil membros de forças de paz que foram enviados a 16 missões no mundo inteiro e os esforços que estão sendo realizados para uma paz duradora no Oriente Médio e para libertar o mundo das armas nucleares.

Mas 2010 também foi um ano de boas notícias que podem ser vistas no documentário: ao comemorar o Ano da Biodiversidade, os 193 membros da Convenção da Diversidade Biológica prometeram conter as perdas de espécies animais e vegetais no mundo, aumentar a proteção de ecossistemas vitais e compartilhar igualmente os recursos da Terra. Neste ano os Chefes de Estado se reuniram na ONU em Nova York para rever o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com o objetivo de criar um mundo livre da pobreza extrema até 2015; neste ano a ONU criou uma nova entidade para a Igualdade de Gênero, chamada ONU Mulheres.

Assista Nações Unidas: Retrospectiva 2010 clicando aqui ou a seguir.