Arquivo da tag: UNIC Rio

UNIC Rio participa da PhotoImage Brasil 2013

Crédito: PhotoImage
Crédito: PhotoImage

Uma exposição com 60 imagens dos arquivos fotográficos da ONU, intitulada “A ONU faz a diferença”, foi montada em São Paulo durante a PhotoImage Brasil – a maior feira de fotografia e imagem da América Latina, que envolve tecnologia, inovação e negócios, reunindo os principais lançamentos e tendências do mercado.

A 21ª edição da PhotoImage Brasil, realizada entre 28 e 30 de agosto, teve mais de 34 mil visitantes, 250 expositores de 500 marcas, dezenas de workshops técnicos, além da exposição promovida pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado e apoio técnico da DigiPix impressão.

Crédito: PhotoImage
Crédito: PhotoImage

As fotos mostram aspectos do trabalho humanitário da ONU em campo. A exposição também homenageou Sergio Vieira de Mello e os funcionários da ONU que morreram no atentado a bomba contra o complexo da organização em Bagdá, Iraque, em 19 de agosto de 2003.

As imagens exibidas foram selecionadas por um painel de fotógrafos brasileiros liderado por Cristiano Burmaster, presidente da Associação Brasileira de Fotógrafos Profissionais.

Crédito: PhotoImage
Crédito: PhotoImage

“As Nações Unidas vêm documentando seu trabalho tanto de campo como em suas sedes desde que a Organização foi criada, em 1945. Seu arquivo fotográfico é uma mina cheia de tesouros”, disse o diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa, em coletiva de imprensa na abertura da PhotoImage. “Uma boa foto pode contar uma história inteira de uma forma muito forte e convincente e vale mais do que mil palavras. E a ONU tem muitas histórias importantes para contar ao mundo.”

“A ONU faz um trabalho essencial em todo o mundo e esta exposição demonstra que a fotografia pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar a consciência das pessoas sobre isso”, disse o diretor da feira, Alexandre Telles.

Curso ‘Universitários pela Paz’ prioriza política da América Latina

Quarta edição do programa, em parceria com a UFRJ e o UNIC Rio, também comemora o Ano Internacional dos Afrodescendentes; temas estão sendo debatidos ainda no Segundo Colóquio Internacional de Direitos Humanos.

Pedro Capello, do Rio de Janeiro, para a Rádio ONU (*)

Curso 'Universitários pela Paz' prioriza política da América Latina

A história e a política da América Latina são o tema da 4ª. edição do curso Universitários pela Paz, uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, e o Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, UNIC Rio.

De acordo com a professora Vanessa Oliveira Batista, que participa da iniciativa, a América Latina tem problemas comuns e é preciso encontrar soluções adequadas, do ponto de vista teórico e da busca de políticas públicas que efetivem direitos.

Pesquisa Regional

O início do curso coincidiu com a realização do 2º Colóquio Internacional de Direitos Humanos, que termina nesta sexta-feira. O evento, na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, é organizado pelo Laboratório de Direitos Humanos (LADIH) com o apoio do UNIC Rio.

Nesta entrevista à Rádio ONU, a professora Vanessa Oliveira Batista, explicou a importância da pesquisa regional nos estudos dos universitários brasileiros.

[audio:http://onu.org.br/img/1106104iunipaz.mp3]

“Nós temos no Brasil hoje um movimento neste sentido. Nós temos uma tendência a buscar respostas que sejam próprias, adequadas para a situação latino-americana. Aqui no colóquio, temos um colombiano que perguntou por que estudamos a Ruanda ou o Sudão? Eu folgo em dizer que meu grupo estuda Colômbia, Bolívia, Brasil. Por que? Porque é onde vivemos e a resposta que nós temos que dar com a pesquisa na Universidade é para cá”, afirmou.

Regimes autoritários

A abertura do 2º Colóquio Internacional de Direitos Humanos contou com a presença do representante regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos para a América do Sul, Amerigo Incalcaterra, do diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa, e da coordenadora do próprio evento, Vanessa Oliveira Batista.

Ao final da mesa, o assunto dominante do debate entre palestrantes e participantes foi a apuração e o esclarecimento público das violações de direitos humanos praticadas no contexto da repressão política ocorrida na América Latina durante o período de regimes autoritários na região.

Confira algumas fotos do evento clicando aqui.

(*) Apresentação: Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

4ª edição do curso para cobertura em áreas de conflito e forças de paz acontece no Rio de Janeiro

Pedro Capello, do UNIC Rio, para a Rádio ONU.

Mais de 30 jornalistas de diversos órgãos nacionais participaram, entre os dias 23 e 27 de maio, da quarta edição do Curso de Preparação de Jornalistas para Cobertura em Áreas de Conflito e Forças de Paz, que contou com aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX) e do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), além de especialistas convidados.

O Comandante do CCOPAB, Coronel Pessoa, durante palestra de encerramento do Curso de Preparação de Jornalistas para Cobertura em Áreas de Conflito e Forças de Paz. (Foto: UNIC Rio / Pedro Capello)

O Comandante do CCOPAB, Coronel Pessoa, durante palestra de encerramento do Curso de Preparação de Jornalistas para Cobertura em Áreas de Conflito e Forças de Paz. (Foto: UNIC Rio / Pedro Capello)

Criado em 2008, o curso tem como principal objetivo oferecer aos profissionais da mídia as ferramentas necessárias para cobrir com segurança e eficiência missões de paz das Nações Unidas, conflitos armados ou acompanhar operações policiais em áreas de risco.

A cerimônia de encerramento desta edição ocorreu nesta sexta-feira (27/05) nas instalações do CCOPAB, situado na Vila Militar, zona oeste do Rio de Janeiro.

“O curso é muito importante para o CCOPAB, para os nossos profissionais da mídia, porque ele ambienta, de uma forma prática, o jornalista com situações que ele efetivamente poderá encontrar na sua missão de cobertura diária de conflitos”, disse o Comandante do CCOPAB, Coronel Pessoa, em entrevista ao UNIC Rio (ouça a entrevista na íntegra abaixo).

[audio:http://onu.org.br/audio/ccopab_coronel_pessoa.mp3]

Os jornalistas tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre a política externa brasileira, falar com um correspondente internacional em atividade no Haiti, conhecer o Sistema das Nações Unidas, saber como está sendo a experiência dos militares brasileiros na MINUSTAH e aprender sobre direito internacional humanitário.

Leia também