Arquivo da tag: UNPOL

Esforços para aumentar o número de policiais mulheres geram frutos

A Consultora da Polícia da ONU, Ann-Marie Orler. Foto: ONU.A iniciativa das Nações Unidas para aumentar o número de policiais mulheres em missões de paz em todo o mundo tem feito progressos reais desde que foi lançada há um ano, afirma a Polícia da ONU.

O Esforço Global foi lançado em agosto de 2009 com o objetivo de mais do que dobrar a proporção de mulheres pertencentes à Polícia da ONU (UNPOL) para 20% até 2014. Hoje, cerca de 8,7% dos quase 14 mil policiais na UNPOL em todo o mundo – ou 1.218 – são mulheres.

“Faz apenas um ano que lançamos o Esforço Global, mas estamos vendo sinais encorajadores e progresso de verdade”, disse a Consultora da Polícia da ONU, Ann-Marie Orler, na conferência anual de treinamento da Associação Internacional de Polícia da Mulher, realizada na cidade de Minneapolis (EUA), no início desta semana.

Orler esclareceu que o aumento do número de mulheres em quase todas as missões da ONU não se deve apenas à luta contra a violência sexual e baseada no gênero. “De modo geral, a presença de policiais mulheres oferece maior confiança na polícia. As policiais mulheres desempenham um papel importante como provedoras de segurança, mediadoras, investigadoras e instrutoras na reconstrução dos serviços da polícia em todo o mundo”.

Força de Paz da ONU elogia melhoria das operações policiais haitianas

A força policial haitiana está se tornando mais eficaz na captura e prisão de uma série de suspeitos acusados de sequestros recentes e no envio de um sinal claro aos criminosos, disse a Missão de Paz das Nações Unidas para o país caribenho (MINUSTAH).

A Missão elogiou a força policial (PNH) por realizar duas operações bem sucedidas na cidade de Croix-des-Bouquets desde sexta-feira (13), que levou à libertação de três sequestrados e na prisão de cinco pessoas. Um dos presos estava sendo procurado desde que fugiu da penitenciária nacional haitiana na sequência do catastrófico terremoto de 12 de janeiro.

O Porta-voz da Polícia da ONU (UNPOL), Jean-Francois Vezina, servindo na Missão, disse que as operações fornecem “uma mensagem clara” da PNH na luta contra o crime, especialmente em sequestros, que são um problema persistente no país empobrecido.

A Missão e a UNPOL têm um mandato para fortalecer a capacidade da polícia nacional haitiana, de modo que esta possa melhor servir a população.

ONU auxilia treinamento de policiais contra tumultos em referendo no Sudão

As Nações Unidas ajudaram a treinar 200 oficiais de polícia contra tumultos no sul do Sudão. Está sendo preparado o referendo do próximo ano, no qual a região deve se separar do país. Durante os três dias de curso no mês passado em Malakal, capital do Estado do Alto Nilo, os oficiais foram treinados para controlar multidões em situações de desordem e em demonstrações pacíficas ao longo do plebiscito.

O referendo previsto sobre a autodeterminação da região sul busca ser a fase final do Acordo Compreensivo de Paz (CPA, em inglês), firmado em 2005, que acabou com uma guerra civil de duas décadas. O treinamento foi realizado por instrutores da Polícia da ONU (UNPOL) e o Major-General James Biel, comandante do Serviço Policial no Sul do Sudão (SSPS) no Estado do Alto Nilo. “O curso realmente aumentou a moral dos participantes”, disse o comandante de setor da UNPOL, Borys Yaschuk. Expressando otimismo com o trabalho dos oficiais, ele disse que espera que eles façam sua função da maneira apropriada. Haverá um acréscimo de 400 integrantes da SSPS durante o treinamento de segurança do referendo.

Em um desenvolvimento relacionado, dezenas de mulheres das forças policiais do norte e do sul do Sudão foram graduadas em um curso de dez dias sobre violência de gênero e sexual, na sede da Missão de Paz da ONU no Sudão (UNMIS), em Cartum. Usando ferramentas interativas, o treinamento teve como objetivo ajudar os policiais a prevenir e responder a denúncias de violência, tentando melhorar as competências dos envolvidos, tais como elaboração de relatórios, policiamento comunitário e maior eficiência na resolução de problemas.