Petição da ONU contra a fome já tem mais de 280.000 assinaturas

Fazendeira na Guatemala assina a petição contra a fome. Foto: ONU.Uma petição da ONU que visa encorajar os governos a tornar a erradicação da fome sua prioridade já foi, até agora, assinada por mais de 280.000 pessoas e está em vias de atingir sua meta de um milhão de assinaturas até o final de novembro, segundo divulgou ontem (3) a agência de agricultura da ONU.

A petição da campanha, organizada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pode ser assinada on-line no 1billionhungry.org website.

“A bola agora está rolando e nós estamos no caminho para cumprir nossa meta de um milhão assinaturas até o final de novembro”, disse o Diretor-Geral da FAO, Jacques Diouf. “Encorajo todos a assinarem a petição online para mostrar sua solidariedade ao bilhão de pessoas que passam fome”.

A agência disse que a petição deve ser assinada por quem “considera
inaceitável que cerca de um bilhão de pessoas estejam cronicamente famintas”. “Solicitamos aos governos para que façam da eliminação da fome sua prioridade máxima, até que esse objetivo seja alcançado”, acrescentou.

Uma das ferramentas para a campanha é um vídeo promocional feito pelo ator britânico Jeremy Irons no qual ele interpreta um personagem baseado em uma famosa cena do clássico filme “Rede de Intrigas” (Network, no título em inglês), da década de 70. O vídeo, traduzido, pode ser visto logo abaixo.

A campanha também utiliza um software inovador, desenvolvido por Riley Crane, pós-doutorado do Massachusetts Institute of Technology Media Laboratory (EUA), que permite aos usuários visualizarem o impacto pessoal num mapa mundial uma vez que seus amigos passam o link adiante. O mapa do Google também mantém uma contagem contínua do número de assinaturas em cada país.

Contatos através do Facebook, de amigo para amigo, e outras plataformas de mídia social são os principais meios pelos quais as notícias da petição estão se espalhando. Um novo aplicativo do Facebook agora permite aos usuários assinarem a petição e encorajarem amigos e familiares para que façam o mesmo.

A Cúpula Mundial da Alimentação de 1996 contou com a participação de 185 países e estabeleceu o acordo de redução do número de pessoas com fome pela metade, para não mais de 420 milhões até 2015. No entanto, se o mundo continuar no ritmo atual de redução da fome, esse objetivo só será alcançado em 2150, com centenas de milhões de mortes desnecessárias e sofrimento incalculável como resultado, segundo a FAO.

A campanha da FAO utiliza um apito amarelo como ícone da campanha, que significa “basta”. Banners incentivam as pessoas a assinarem a petição, que já foi traduzida para 13 idiomas, inclusive o português.

Saiba mais informações da campanha contra a fome aqui.