Nações Unidas: Retrospectiva do ano de 2010

Nações Unidas: Retrospectiva do ano de 2010Já se encontra disponível em neste link o documentário Nações Unidas: Retrospectiva 2010, um balanço do trabalho das Nações Unidas com imagens da atuação da Organização em todo o planeta.

O filme, de pouco mais de dez minutos de duração, mostra a ação humanitária da ONU no devastador terremoto que atingiu o Haiti em janeiro, quando trezentas mil pessoas perderam suas vidas; a tragédia que abalou o Paquistão, onde um quinto do país ficou debaixo d’água; e a seca em Níger, que fez com mais de sete milhões de pessoas, aproximadamente metade da população, perdessem suas colheitas.

O programa mostra também, entre muitas outras ações, a atuação dos mais de 124 mil membros de forças de paz que foram enviados a 16 missões no mundo inteiro e os esforços que estão sendo realizados para uma paz duradora no Oriente Médio e para libertar o mundo das armas nucleares.

Mas 2010 também foi um ano de boas notícias que podem ser vistas no documentário: ao comemorar o Ano da Biodiversidade, os 193 membros da Convenção da Diversidade Biológica prometeram conter as perdas de espécies animais e vegetais no mundo, aumentar a proteção de ecossistemas vitais e compartilhar igualmente os recursos da Terra. Neste ano os Chefes de Estado se reuniram na ONU em Nova York para rever o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com o objetivo de criar um mundo livre da pobreza extrema até 2015; neste ano a ONU criou uma nova entidade para a Igualdade de Gênero, chamada ONU Mulheres.

Assista Nações Unidas: Retrospectiva 2010 clicando aqui ou a seguir.