Sobe para 10 mil o número de tunisianos que chegaram à Itália em 2011

GENEBRA, 15 de março (ACNUR) – Nas últimas 24 horas, 22 embarcações com mais de 1,6 mil pessoas, quase todos jovens tunisianos do sexo masculino, desembarcaram na pequena ilha italiana de Lampedusa. Estas chegadas aumentam o número total de tunisinos que chegaram à Itália desde meados de janeiro para mais de 10 mil.

Apesar da atual crise humanitária na Líbia, a porta voz do ACNUR, Melissa Fleming, afirma que “a saída de pessoas da Tunísia não está relacionada com a situação em curso na Líbia. Através do contato que a equipe do ACNUR na Itália tem tido com os tunisianos recém-chegados, acredita-se que a maioria deles está em busca de emprego e melhores oportunidades econômicas, e não em busca de proteção internacional”.

Parece que as partidas estão ocorrendo de vários locais ao longo da costa da Tunísia. A equipe do ACNUR está em Lampedusa e vem tentando ajudar as autoridades italianas a lidar com esta situação. Os funcionários da ONU e entidades parceiras na Tunísia afirmam que algumas aldeias estão com sua população jovem masculina desfalcada, tendo permanecido no país apenas mulheres, crianças e idosos.

“Este tipo de migração não é atípico em países em transição, estamos cientes das várias demandas que recaem sobre as autoridades tunisianas atualmente. Soluções para este tipo de migração precisam ser encontradas através do diálogo entre os governos em questão, incluindo arranjos para o retorno ordenado e digno de pessoas que não precisam de proteção internacional, e da criação de oportunidades para a migração de trabalhadores que cumpram com as necessidades dos países em ambos os lados do Mediterrâneo”, afirmou Fleming.

Para maiores informações, por favor entrar em contato com:
Em Lampedusa: Laura Boldrini +39 33 55 403 194
Em Genebra: Sybella Wilkes +41 79 557 91 38

Leia mais em: www.acnur.org.br

ACNUR Brasil

Assessoria de Comunicação
Fone: (61) 3044.5744
Fax: (61) 3044.5705
e-mail: [email protected]
Visite: http://www.acnur.org/t3/portugues/
Acnur Brasil no Twitter: www.twitter.com/acnurbrasil
Página ACNUR Américas no Facebook:
http://www.facebook.com/pages/AcnurUnhcr-Americas/149421481734737

1 pensou em “Sobe para 10 mil o número de tunisianos que chegaram à Itália em 2011

Os comentários estão fechados.