UNESCO no Brasil se manifesta sobre ataques contra a liberdade de imprensa

UNESCO no Brasil condena ataque a profissionais da Rede Globo de Televisão

A Representação da UNESCO no Brasil recebeu com indignação as notícias do ataque disparado contra o helicóptero da Rede Globo de Televisão, ontem, 24/01/2011, quando profissionais da emissora realizavam cobertura jornalística de uma ação policial no Morro de São Carlos, no Rio de Janeiro.

A proteção e promoção da liberdade de imprensa estão fortemente vinculadas à segurança dos jornalistas. Autoridades públicas, empresas de mídia, entidades representativas dos profissionais de imprensa e sociedade em geral devem redobrar a atenção quando à segurança de jornalistas que estão trabalhando em áreas de risco.

Para Vincent Defourny, Representante da UNESCO no Brasil, “a proteção de jornalistas que cobrem situações de conflito é uma questão central para a agenda da liberdade de imprensa”. Segundo Defourny, “o tema deve ser tratado com a devida prioridade”.
A UNESCO se solidariza com os profissionais envolvidos no episódio e solicita às autoridades competentes uma rápida apuração dos fatos.

UNESCO no Brasil repudia ataque a diretor do jornal Morretes Notícia

A Representação da UNESCO no Brasil recebeu com forte preocupação as informações de que a residência do diretor e proprietário do jornal Morretes Notícia, Orley Antunes, no Paraná, foi alvo de um atentado com uso de uma bomba caseira, no último dia 17/01/2011.

A suposta tentativa de intimidação do proprietário do jornal configura-se em inaceitável ataque à liberdade de imprensa.

Para o Representante da UNESCO no Brasil Vincent Defourny, “a proteção da liberdade de imprensa demanda eterna vigilância das organizações de defesa dos direitos humanos”. Para Defourny, “o fato ocorrido no Paraná demonstra que todos devemos estar continuamente empenhados na defesa da liberdade de imprensa, elemento fundamental para a proteção e promoção de outros direitos humanos e para a garantia da responsabilização dos poderes públicos”.

A UNESCO espera uma célere apuração do caso pelas autoridades competentes.