UNIC Rio

O que são os UNICs?

Em 13 de fevereiro de 1946, a Assembleia Geral da ONU decidiu que fossem estabelecidos escritórios para que os povos de todo o mundo conhecessem, o mais detalhadamente possível, as atividades das Nações Unidas.

Para isso, foram criados os Centros de Informação das Nações Unidas (United Nations Information Centres, ou, na sigla em inglês, UNICs) que estão presentes hoje em mais de 60 países, nos cinco continentes. Eles estão vinculados ao Departamento de Comunicação Global das Nações Unidas.

Elo ativo entre os meios de comunicação, as instituições educacionais, as organizações não-governamentais e a ONU, os UNICs oferecem não só informações atualizadas sobre questões políticas, econômicas, sociais e humanitárias como também promovem seminários e foros de discussões com o objetivo de sensibilizar a opinião pública a uma maior participação.

O UNIC Rio de Janeiro

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio de Janeiro) abriu suas portas em 1947, sendo o primeiro escritório desse tipo criado pela ONU na América Latina. Desde 1987, o UNIC funciona no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro, graças a um acordo entre o Governo Brasileiro e as Nações Unidas.

Serviços ao público

O UNIC Rio oferece vários serviços ao público, como, por exemplo, esclarecer questões relativas ao mandato e atividades da ONU e promover eventos para divulgar assuntos de interesse nacional ou global. Jornalistas, estudantes, pesquisadores, educadores e organizações governamentais e não-governamentais contam com o UNIC para obter informações atualizadas sobre a ONU.

Parcerias do UNIC Rio

O UNIC estabelece parceria com instituições governamentais e membros da sociedade civil envolvidos em assuntos de interesse das Nações Unidas. O UNIC Rio normalmente dá apoio institucional a projetos e eventos.

Os interessados em apresentar projetos para receber apoio institucional do Centro de Informação das Nações para o Brasil devem fazê-lo por escrito, enviando informações detalhadas.

Horários de funcionamento

O UNIC Rio funciona diariamente entre as 9h00 e 17h00 no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro, na Avenida Marechal Floriano 196, no centro da cidade, próximo ao Centro Cultural Light e à Central do Brasil. A estação de metrô mais próxima, a cerca de 200 metros de distância, é a Presidente Vargas.

ATENÇÃO:  O escritório do UNIC Rio está fechado para visitação pública porque o Palácio Itamaraty está em obras. O atendimento está sendo feito por escrito, através do email [email protected], ou pelo telefone +55 (21) 2253-2211.

Equipe do UNIC Rio

A equipe do UNIC Rio de Janeiro é integrada por:

  • Roberta Caldo: Assessora de Comunicação
  • Ana Rosa Reis: Relações Institucionais
  • Claudia Cunha: Assistente Administrativa
  • Vanessa Oliveira: Assistente do Escritório

Para saber mais sobre o trabalho do Departamento de Comunicação Global da ONU assista ao vídeo abaixo.

Acesse também: