Bibliotecas e documentos

Uma das salas da Biblioteca Dag Hammarskjöld, na sede da ONU em Nova Iorque. Foto: ONU
Uma das salas da Biblioteca Dag Hammarskjöld, na sede da ONU em Nova Iorque. Foto: ONU

Desde 1946, a Biblioteca Dag Hammarskjold, que funciona na sede das Nações Unidas em Nova York, distribui documentos e publicações da ONU para usuários do mundo inteiro através do sistema de bibliotecas depositárias. No momento, existem cerca de 400 bibliotecas depositárias, em mais de 140 países.

A ONU conta ainda com um repositório com mais de 900 mil registros. A plataforma é o ponto de acesso global à informação das Nações Unidas, incluindo material histórico e registros contemporâneos. Saiba mais clicando aqui.

No Brasil existem sete bibliotecas depositárias de materiais da ONU, situadas em Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Viçosa. Veja os endereços e contatos de cada uma delas clicando aqui.

Compra de livros e souvenires

Muitas das publicações da ONU podem ser baixadas diretamente da Internet, através do site de Nova York (acesse aqui nossa lista de documentos), uma biblioteca digital com 900 mil documentos à disposição do público (clique aqui) e outras se encontram disponíveis somente para venda. Clique aqui para ver os últimos lançamentos.

Outros itens, como pins, bandeiras, etc., podem ser comprados no site da loja da sede da ONU em Nova York.