Filmoteca

A filmoteca do Centro de Informação da ONU possui cerca de 2.000 títulos de produções das Nações Unidas, seus programas e agências. A grande variedade de assuntos apresentados – tais como alimentação, ciência e tecnologia, criança, drogas, direitos humanos, povos indígenas, meio ambiente, entre muitos outros – fazem desta coleção um rico acervo para todos aqueles que querem saber mais sobre as questões abordadas pela ONU.

As produções da ONU pretendem atingir o maior número de pessoas possível. Por isso, além de documentários, que têm como público alvo estudantes de segundo grau, universitários ou adultos em geral, os usuários de nossa filmoteca têm acesso também a filmes de animação onde, através de desenhos animados e muitas vezes sem narração, os assuntos discutidos recebem uma abordagem simples, entendida até por crianças de pouca idade. A grande maioria do filmes é em inglês, espanhol ou francês, porém várias produções do acervo já foram traduzidas para o português.

Os documentários encontram-se disponíveis em diversos formatos: os filmes mais antigos, em 16 mm, e os mais recentes, em DVDs. Para serem utilizados por profissionais, alguns materiais estão também disponíveis em U-Matic e Betacam.

Os filmes que fazem parte do acervo do UNIC Rio podem ser emprestados – gratuitamente – a instituições cadastradas junto à filmoteca. O cadastramento consta de apresentação de solicitação por escrito, contendo os dados completos da instituição (nome, endereço, telefone, e-mail, etc), bem como das pessoas autorizadas a retirar o material. Os documentários podem também ser assistidos por grupos – de no mínimo 10 pessoas e no máximo de 30 – em nosso escritório, prévio agendamento.

Também encontra-se disponível em nossa filmoteca a série de televisão UN in Action (ONU em Ação), na qual o trabalho da ONU no mundo é mostrado através de pequenos documentários de cerca da cinco minutos de duração. Os documentários, em inglês, podem ser vistos clicando aqui.

Nosso catálago

No catálogo, os usuários podem encontrar os detalhes técnicos dos documentários e um pequeno resumo dos assuntos abordados em cada um deles. Consulte o catálogo clicando aqui.

Todos os vídeos mais recentes – a partir de 2008 – estão no nosso canal no YouTube (www.youtube.com/onubrasiloficial), onde é possível fazer uma busca em mais de 2 mil produtos audiovisuais de livre uso. Eles podem ser solicitados pelo nosso Fale Conosco ou, no caso dos vídeos a partir de novembro de 2017, baixados diretamente no canal do Vimeo (www.vimeo.com/onubrasil).