Filmoteca — Apartheid, Namíbia e Descolonização

Namíbia Livre

Título original: Namíbia Libre.

Referência: 96, Port./Esp., color, 27′, 1978, ONU.

Sinopse: Um pouco da história da luta pela libertação na Namíbia é contado neste filme: o regime de apartheid imposto pela África do Sul, a opressão brutal e a atuação da SWAPO (South West African People’s Organization), incluindo entrevistas com alguns de seus representantes.

Asimbonanga

Título original: Asimbonanga.

Referência: 181, Inglês, color, 6′, 1989, ONU.

Sinopse: Asimbonanga quer dizer “não vimos”. O povo da África do Sul não viu a liberdade, a justiça ou a paz em seu país. Esta montagem animada de fotografias está sincronizada à canção “Asimbonanga”, cantada por Joan Baez. O filme é uma ilustração comovedora da luta contra o apartheid na África do Sul.

Gerações de Resistência

Título original: Generaciones em Resistencia.

Referência: 113, Espanhol, color, 53’, 1980, ONU.

Sinopse: Ao mostrar os 300 anos de história da luta dos negros contra o domínio branco, este filme revê as causas e o desenvolvimento do nacionalismo negro na África do Sul. Disponível em DVD.

Namíbia: Independência (As Eleições)

Título original: Namibia: Independence – The Elections.

Referência: 185, Inglês, color, 28′, 1990, ONU.

Sinopse: Pela primeira vez na história da Namíbia, todos os cidadãos podem exercer o direito de eleger seus representantes. Este documentário mostra os eventos históricos que conduziram à independência, desde o registro eleitoral e a preparação dos eleitores até as primeiras eleições livres e legítimas do país.

Namíbia: Independência (primeira fase)

Título original: Namibia: Independence (first phase).

Referência: 190, Inglês/Esp., color, 27′, 1989, NTSC, ONU.

Sinopse: O UNTAG (Grupo das Nações Unidas para Assistência à Transição) foi criado pelo Conselho de Segurança para garantir a independência da Namíbia através de eleições livres supervisionadas pela ONU. Este vídeo mostra a chegada do contingente inicial do UNTAG e também a repatriação do primeiro grupo de exilados namibianos.

Namíbia: Independência (Nasce uma Nação)

Título original: Namibia: Independence (A Nation is Born).

Referência: 192, Inglês/Esp., color, 22′, 1990, NTSC, ONU.

Sinopse: No dia 21 de março de 1990 a Namíbia se tornou independente. Este vídeo, da série sobre a Namíbia, começa com a festa de independência e termina focalizando as crianças, símbolo da esperança no futuro.

O Mundo contra o Apartheid

Título original: The World Against Apartheid.

Referência: 195, Inglês/Esp., color, 27′, 1989, NTSC, ONU.

Sinopse: Analisa as atividades anti-apartheid empreendidas por indivíduos e organizações, em apoio ao objetivo de uma sociedade livre e democrática na África do Sul.

Apartheid – da série ‘A ONU em Questão’

Título original: Apartheid – about the ‘UN series’.

Referência: 251-1, Inglês, color, 10′, 1990, NTSC, ONU.

Sinopse: O apartheid visto através dos olhos de um jovem sul-africano é o tema deste vídeo, que focaliza a situação da maioria negra na África do Sul, a questão dos direitos humanos naquele país e a luta da ONU para acabar com o apartheid. Disponível somente em VHS.

Descolonização – da série ‘A ONU em Questão’

Título original: Decolonization – about the ‘UN series’.

Referência: 251-7, Inglês/Esp., color, 18′, 1992, NTSC, ONU.

Sinopse: Este vídeo mostra o processo de descolonização e a maneira como as Nações Unidas têm contribuído para a autodeterminação dos povos que ainda não alcançaram sua independência. Desde a adoção da Declaração da ONU sobre Descolonização, em 1960, o mapa mundial mudou muito e hoje o colonialismo praticamente desapareceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *