Filmoteca — Desarmamento

A grande questão

Título original: The big if.

Referência: 25, Sem narração, color, 9′, 1982, ONU.

Sinopse: Filme de animação dirigido pelo premiado artista tcheco-eslovaco Bretislav Pojar, que apresenta as consequências econômicas da corrida armamentista. O que aconteceria – é a grande questão – se transformássemos tanques em tratores, granadas em alimento e uniformes militares em roupas e sapatos?

Booom

Título original: Booom.

Referência: 109, Sem narração, color, 11′, 1979, ONU.

Sinopse: Filme de animação que apresenta, com muito humor, um tema de muita seriedade: a corrida armamentista. Feito pelo desenhista tcheco Bretislav Pojar, o desenho animado mostra que a disputa e a violência fazem parte da história do homem desde a Idade da Pedra.

O último tic-tac

Título original: The doomsday clock.

Referência: 164, Sem narração, color, 9′, 1987, ONU.

Sinopse: Filme de animação sobre desarmamento, apresentando uma visão preocupante da situação mundial. Chama atenção para os perigos da corrida armamentista.

Chega de armas

Título original: Enough is enough.

Referência: 285, Inglês/Esp., color, 29’, 1994, NTSC, ONU.

Sinopse: O fim da corrida armamentista e o desarmamento no período pós-guerra fria são mostrados neste vídeo, que inclui cenas da equipe da ONU inspecionando material nuclear no Iraque, bem como técnicos finlandeses pesquisando a identificação de substâncias usadas em armas químicas. Mostra ainda o drama das minas terrestres no Camboja. Proibida a exibição em TV sem prévia autorização.

Minas terrestres

Título original: The menace of land mines.

Referência: 318, Inglês/Esp., color, 14’, 1997, NTSC, ONU.

Sinopse: Elas são a herança silenciosa porém fatal da guerra. Em mais de 60 países, calcula-se que existam cerca de 110 milhões de minas terrestres enterradas, prontas para explodir, para mutilar ou matar. Este vídeo aborda o problema, mostrando o que a Organização tem feito para tentar neutralizá-lo.

Armados até os dentes

Título original: Armed to the teeth.

Referência: 332, Inglês, color, 28’, 2000, PAL-M, ONU.

Sinopse: O documentário adverte sobre as milhares de armas de pequeno porte no mundo, armas leves que podem ser operadas por um indivíduo ou por um pequeno grupo de pessoas e em número suficiente para armar cada doze pessoas no planeta. Aborda também o tráfico ilícito e a fácil aquisição deste tipo de armas, que são utilizadas também por crianças.

Heranças da guerra

Título original: Legacies of war.

Referência: 333, Inglês, color, 30’54”, 2000, PAL-M, ONU.

Sinopse: O vídeo mostra as consequências do pós-guerra junto às populações civis na Europa desde a II Guerra Mundial, no continente africano e na América Latina. A ameaça de minas terrestres e bombas que precisam ser desmontadas e que destroem a sociedade. Mostra ainda os profundos traumas psicológicos produzidos pelas guerras, inclusive junto às crianças.

Verificando a proibição de testes nucleares; CTBTO: por um mundo mais seguro

Título original: Verifying the nuclear-test ban; CTBTO: for safer and more secure world.

Referência: 337, Ing./Esp, color/P&B, 17’30”, 2001, NTSC, Courage Films.

Sinopse: O Tratado Amplo de Proibição de Testes Nucleares data de 1996. Em março de 1997 a Comissão Preparatória para a Organização do Tratado começou a trabalhar em Viena, na Áustria. O vídeo mostra as atividades da Organização desde então: as 4 estações de monitoramento da atmosfera, dos oceanos e da terra, em funcionamento na África do Sul, na Alemanha, nas Ilhas Chatham (Nova Zelândia) e na Argentina. Mostra ainda o moderno Centro Internacional de Dados em Viena, que analisa e avalia as informações enviadas pelas estações tendo poderes para inspecionar qualquer irregularidade sísmica suspeita. Ver restrições para exibição no script. Disponível somente em VHS e Betacam.

Afeganistão 1998-2001: a sombra da guerra

Título original: Afghanistan 1988-2001: The long shadow of war.

Referência: 340, Inglês, color, 56’00, 2001, PAL-M/NTSC, ONU.

Sinopse: O vídeo mostra a ajuda humanitária prestada por diversas agências e fundos do sistema das Nações Unidas no Afeganistão: o repatriamento de refugiados afegãos, o trabalho do desmonte de minas terrestres no país, a ajuda alimentar, a retomada da agricultura e o cuidado especial com as crianças e mulheres. Disponível somente em VHS e Betacam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *