Filmoteca — Direito do Mar

Os tesouros de Netuno (da série A Revolução azul)

Título original: The treasures of Neptune – The Blue Revolution series.

Referência: 233-1, Inglês, color, 52′, 1989, NTSC, UNESCO.

Sinopse: As riquezas do mar, das pérolas ao petróleo, e a discussão sobre como homens e nações devem lidar com esses recursos, incluindo as disposições da ONU sobre o assunto (Direito Marítimo). O vídeo mostra também a história da exploração do fundo do mar e como o homem vai aos poucos desvendando seus mistérios e tesouros.

Direito do mar

Título original: The Sea Law.

Referência: 240, Inglês/Esp., color, 27′, 1991, NTSC, ONU.

Sinopse: A Convenção sobre o Direito do Mar, adotada em 1982, estabeleceu uma série de direitos e responsabilidades para as nações do mundo no que diz respeito aos mares. Este vídeo, gravado no Caribe, na Europa, na América do Norte e no Pacífico, aborda uma série de questões do Direito Marítimo, inclusive algumas muito controvertidas como a pesca predatória com redes.

Train-Sea-Coast Brasil

Título original: Train-Sea-Coast Brasil.

Referência: 321, Português, color, 8’18”, 1997, NTSC, TSC/UFRG/CIRM.

Sinopse: Este vídeo mostra o trabalho no Brasil do Programa Train-Sea-Coast, uma rede mundial criada pelas Nações Unidas para treinar e capacitar profissionais que lidam com o manejo de áreas costeiras. O programa da ONU conta no Brasil com o apoio da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) e da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM). O vídeo tem imagens dos diversos cursos desenvolvidos pela Train-Sea-Coast no país, assim como depoimentos dos especialistas envolvidos no programa. Disponível somente em VHS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *