Filmoteca — Direitos Humanos

A enfermidade do planeta

Título original: Doctor in the Sky.

Referência: 150, Sem narração, color, 8′, 1984, ONU.

Sinopse: Em estilo leve e bem-humorado, este filme de animação trata de um assunto muito sério: direitos humanos. Um médico examina nosso planeta enfermo e, como remédio para seus males, receita a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Referência: 237, Port./Esp./Inglês, color, 21’14”, 1991, NTSC, ONU.

Sinopse: Este vídeo, uma iniciativa da Anistia Internacional, aborda a Declaração dos Direitos Humanos através de desenhos de animação, feitos por artistas de vários países, para cada um dos 30 artigos do documento.

Povos indígenas: em direção a uma nova parceria

Título original: Indigenous People: Towards a new partnership.

Referência: 275, Inglês/Esp., color, 15’, 1993, NTSC, ONU.

Sinopse: Direitos humanos e meio ambiente são as principais questões abordadas neste vídeo sobre os povos indígenas, que trata também da luta dos índios para proteger sua cultura e sua linguagem. Inclui cenas na Amazônia.

Retratos do tempo (idosos)

Título original: Portraits of age.

Referência: 280, Inglês/Esp., color, 29’, 1994, NTSC, ONU.

Sinopse: A cada mês, mais de um milhão de pessoas no mundo atingem a idade de 60 anos. E as pessoas com mais de 80 anos formam o segmento da população mundial que apresenta o mais rápido crescimento. As conseqüências desse “envelhecimento” do mundo, incluindo questões como previdência social, emprego e saúde, são debatidas nesse vídeo da ONU, que exibe histórias curtas de pessoas idosas em diversos países do mundo.

Para todos em todo lugar: o ‘making of’ da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Título original: For everyone everywhere: the making of of the Universal Declaration of Human Rights.

Referência: 324, Inglês/Esp., color, 30’, 1998, NTSC, ONU.

Sinopse: Documentário especialmente produzido para a comemoração do cinqüentenário da Declaração Universal dos Direitos Humanos mostra, através de uma compilação de raras imagens históricas e cenas filmadas em quatro continentes, como a comunidade internacional superou suas diferenças para produzir o documento. Narrado por Harrison Ford. É expressamente proibido o empréstimo para TV sem autorização prévia.

Um trabalho contínuo; direitos humanos no Haiti

Título original: A work-in-progress; Human Rights in Haiti.

Referência: 330, Inglês, color, 56’, 1999, PAL-M, ONU/OEA.

Sinopse: O documentário apresenta a História do povo haitiano e sua luta pelos direitos humanos através de depoimentos de vítimas, defensores dos direitos humanos e observadores da Missão Civil Internacional no Haiti, mostrando ainda o sistema penitenciário, as cortes de justiça e a polícia do país. Disponível somente em VHS.

Testemunho do espírito humano; seis sobreviventes do Holocausto contam suas estórias

Título original: Testimony of the human spirit; six survivors of the Holocaust tell their stories.

Referência: 361, Inglês, color, 117’, 2006, Westchester Holocaust Education Center.

Sinopse: Documentário em quatro partes, narrado pelo ator Eli Wallach apresentando os depoimentos de seis pessoas que, durante o Holocausto, eram crianças ou jovens, contando suas vidas desde a perseguição até a liberdade e a chegada aos Estados Unidos da América.

Famintos por ajuda; a crise alimentar no Níger

Título original: Hungry for help; Niger’s food crisis.

Referência: 365, Inglês, color, 15’36”, 2004, IRIN/OCHA.

Sinopse: Documentário abordando a fome das crianças no Níger, um dos países mais pobres do mundo, devido, sobretudo, a seca e a invasão de gafanhotos. O CD Rom mostra a ação do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e de organizações não-governamentais para minimizar o problema e apresenta várias entrevistas sobre o assunto.

Estórias de direitos humanos

Título original: Stories of Human Rights.

Referência: 379, Inglês, color, 1h30’, 2008, ACNUDH.

Sinopse: Iniciativa do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos (ACNUDH) e vários outros parceiros, este DVD é inspirado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, e apresenta 22 curtas metragens de diferentes artistas sobre temas ligados ao texto da Declaração.

Educação em direitos humanos – 60 anos de direitos humanos, iguais na diferença

Título original: —

Referência: 384, Port/Esp, color, 1h50min(total), 2008, SEDH.

Sinopse: O DVD é uma iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (Brasil) e conta com o apoio do UNIC. Composto por 6 vídeos com cerca de 15 minutos cada um, busca provocar e ampliar o debate sobre direitos humanos.

Atlântico negro; na rota dos orixás

Referência: 394, Multilingue, color, 54′, 1998, Itaú Cultural/Videografia.

Sinopse: Documentário, dirigido por Renato Barbieri, mostras as origens africanas da cultura brasileira, relatando fatos históricos sobre as afinidades culturais que unem os dois lados do oceano Atlântico. Filmado no Benin, no Maranhão e na Bahia, mostra também a comunidade de escravos que retornou a África, vindos do Brasil.

Ajuda humanitária (programa 3 a 1)

Título original:

Referência: 401, Port., color., 52’17”, 2010, TV Brasil

Sinopse: Programa de debates, produzido pela TV Brasil. O programa que foi ao ar em 1º de setembro de 2010 versou sobre ajuda humanitária internacional, com os seguintes debatedores: Milton Rondó Filho, Coordenador de Assistência Humanitária do Ministério das Relações Exteriores, Giancarlo Summa, Diretor do UNIC Rio e o Diretor Executivo do Médico sem Fronteiras Brasil, Tyler Fainstat.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *