Filmoteca — Educação

Etiópia: a luta pela alfabetização

Título original: Ethiopia: the Battle for Literacy

Referência: 176, Português, color, 25′, 1982, UNESCO.

Sinopse: Em 1974, 93 por cento da população da Etiópia eram analfabetos. Em 1982, depois de uma grande campanha de alfabetização, esse percentual caiu para 55 por cento.

Alfabetização (da série A ONU em questão)

Título original: Literacy – about the UN Series

Referência: 251-2, Inglês/Esp., color, 18′, 1990, ONU.

Sinopse: Nos cinco continentes, um problema comum: o analfabetismo. Aproximadamente um quarto da população do planeta não sabe ler nem escrever. Este vídeo é narrado por um jovem ator, de 15 anos, que faz parte de uma organização que luta em defesa da alfabetização, e mostra como a ONU vem trabalhando para minimizar o problema.

Abrindo espaços

Título original: —

Referência: 367, Port./Ing/Esp/Frances, color, 15’, 2003, Caliban Prod.

Sinopse: O DVD apresenta o projeto “Abrindo espaços” ou “Escola Aberta” ou ainda “Escolas de Paz”, como ficou conhecido no Rio de Janeiro. Trata-se de uma parceria da UNESCO com governos estaduais que prevê a utilização das unidades escolares durante os finais de semana para atividades como aulas de dança, canto, música, apresentações teatrais e atividades esportivas para os alunos e as pessoas da vizinhança, principalmente em escolas que se situam em comunidades muito pobres e com alto índice de violência. O trabalho é feito por voluntários. Entrevistas com pessoas da comunidade, professores e voluntários. Não é permitido o uso para TV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *