Filmoteca — Infância e Juventude

Corrente de lágrimas

Título original: Chain of Tears

Referência: 211, Inglês, color, 15′, 1989, NTSC, UNICEF.

Sinopse: Os efeitos do apartheid, guerras e conflitos políticos causaram especial sofrimento nas crianças de países africanos como a África do Sul e a Namíbia. Este vídeo acompanha o relatório do Unicef, “Crianças na linha de frente”, que aborda esse problema.

Os direitos da criança

Título original: The Rights of the Child

Referência: 215, Inglês, color, 23′, 1989, NTSC, UNICEF.

Sinopse: Em 1989 as Nações Unidas adotaram a convenção que reconhecia a todas as crianças do mundo os mesmos direitos básicos. Este vídeo apresenta a sistemática violação dos direitos das crianças e explica cada um deles, expostos na Convenção dos Direitos da Criança. Narrado por Sir Richard Attenborough.

Os direitos da criança (da série A ONU em ação)

Título original: Rights of the Child (About the UN Series)

Referência: 251-5, Inglês/Esp., color, 16’22”, 1992, NTSC, ONU.

Sinopse: A Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança, adotada em 1989, estabeleceu padrões para garantir o direito da criança à vida, à liberdade, a um nome, nacionalidade, à educação e à saúde. Este vídeo mostra o que a ONU e suas agências estão fazendo para melhorar a qualidade de vida das crianças de todo o mundo.

Profissão: criança

Título original: Profissão: criança

Referência: 279-VH, Português, color, 33’, 1993, NTSC, OIT/ABRINQ.

Sinopse: Dirigido por Sandra Werneck, este vídeo foi realizado com apoio da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), através de seu Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil. O vídeo documenta de forma tocante a exploração do trabalho infantil no Brasil, focalizando a história de quatro crianças.

Juvenis

Título original: —

Referência: 306, Port. (Legendado), color, 52’, 1995, NTSC, GYN.

Sinopse: Produzido como parte do projeto Electrolux Global Youth Network, evento oficial do cinquentenário da ONU, este vídeo mostra a história real de jovens em várias cidades do mundo, com seus problemas, desejos e aspirações. Parcialmente rodado no Rio de Janeiro, um dos cinco segmentos do vídeo é sobre a história do ex-menino de rua Humberto de Jesus dos Santos, hoje poeta. Os outros quatro episódios se passam na Cidade do Cabo (África do sul), em Nova York (USA), Berlim (Alemanha), Bangcoc (Tailândia) e no Cairo (Egito).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *