Filmoteca — Meio Ambiente

Nosso Planeta Terra

Título original: Our Planet Earth

Referência: 203, Inglês/Esp., color, 22′, 1990, NTSC, ONU.

Sinopse: Do espaço vê-se que a destruição do nosso planeta é tão vasta quanto a nossa tecnologia. Os astronautas têm, ao mesmo tempo, uma visão maravilhosa e terrível do nosso mundo, e de como é misterioso e frágil nosso planeta.

O Planeta Oceano (da série A Revolução azul)

Título original: The Ocean Planet – The Blue Revolution series

Referência: 233-VH, Inglês, color, 52′, 1989, NTSC, UNESCO.

Sinopse: O mar como fonte de alimentos e sua importância para a sobrevivência do homem são o tema deste vídeo. As ameaças do ser humano ao meio ambiente marinho, incluindo cenas do desastre ecológico do Exxon Valdez, no Alasca em 1989, e a contaminação da Baía de Minamata, no Japão, por mercúrio.

O olho azul da Sibéria (Parte 1)

Título original: The blue eye of Siberia – part 1

Referência: 234-VH, Inglês, color, 25’30”, 1989, NTSC, UNESCO/CICADA.

Sinopse: A degradação ambiental no Lago Baikal, na Sibéria, é mostrada neste vídeo. Maior e mais profundo lago do mundo (20 por cento da água doce do planeta), o Lago Baikal é conhecido como “o olho azul da Sibéria”. Segundo cientistas, esse lago está ameaçado de morte e mesmo que as causas da degradação sejam detidas já, seriam necessários de 300 a 400 anos para que ele voltasse a ser o que era antes. Isto porque estão desaparecendo do lago microorganismos que só existem no Baikal, o que põe em risco esse ecossistema único no planeta.

O olho azul da Sibéria (Parte 2)

Título original: The blue eye of Siberia – part 2

Referência: 234-1, Inglês, color, 26’30”, 1989, NTSC, UNESCO/CICADA.

Sinopse: Enquanto a Parte 1 mostra a região do Lago Baikal no verão, a Parte 2 de “O olho azul da Sibéria” mostra essa belíssima região da antiga União Soviética durante os meses de inverno. Além de focalizar a vida das comunidades que vivem junto ao lago – inteiramente congelado durante o inverno -, a Parte 2 volta ao problema da degradação ambiental, enfocando inclusive a caça aos leões marinhos na região.

Nguyamyam

Título original: Nguyamyam

Referência: 245, Inglês/Esp., color, 5’21”, 1992, NTSC, ONU.

Sinopse: Desenho animado sobre o meio ambiente que conta a história de um planeta chamado Pakaskas, todo feito de comida. Seus habitantes, os nguyamyam, apenas se importavam em comer o planeta em que viviam. Um dia, um nguyamyam se dá conta de que o planeta está diminuindo e se muda para outro planeta, de onde vê Pakaskas ir diminuindo até desaparecer.

Meio ambiente e desenvolvimento (da série A ONU em questão)

Título original: Environment and Development – About the UN Series

Referência: 251-6, Port./Ingl./Esp., color, 20′, 1992, NTSC, ONU.

Sinopse: A relação entre meio ambiente e desenvolvimento, a importância da Conferência das Nações Unidas realizada no Brasil e também a necessidade de conscientização dos jovens sobre a questão ambiental são o tema deste vídeo. Um projeto de reflorestamento na Tailândia e os esforços de despoluição do Mar Báltico são também enfocados. Narrado pela cantora Olivia Newton-John. Disponível também em U-Matic em português.

A Cúpula da Terra

Título original: The Earth Summit

Referência: 262, Inglês/Esp./Port., color, 29′, 1992, NTSC, ONU.

Sinopse: Vídeo produzido por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro de 3 a 14 de junho de 1992. Disponível também em U-Matic.

As águas do mundo (da série Como salvar a Terra)

Título original: Taking the Waters – How to save the earth

Referência: 268-1, Inglês, color, 30′, 1993, NTSC, ONU.

Sinopse: Primeiro programa da série, este vídeo trata exclusivamente da água, recurso vital ameaçado em nosso planeta. Poluição e falta de água limpa e potável são pontos abordados no vídeo, que mostra projetos sobre o assunto, entre eles um para preservar o Parque Nacional de Ichkeul, na Tunísia.

Florestas tropicais (da série Como salvar a Terra)

Título original: The monk, the trees and the concrete jungle – How to save the Earth

Referência: 268-2, Inglês, color, 30′, 1993, NTSC, ONU.

Sinopse: As florestas tropicais, o meio ambiente mais rico do planeta, abrigam 70 por cento dos milhões de espécies que habitam a Terra. Este vídeo mostra o que tem sido feito para salvar as florestas tropicais da degradação e do desmatamento, incluindo o trabalho de organizações não-governamentais. Gravado na Tailândia e no Japão.

Caçadores de fumaça (da série Como salvar a Terra)

Título original: Smogbuster – How to save the Earth

Referência: 268-3, Inglês, color, 30′, 1993, NTSC, ONU.

Sinopse: A poluição do ar é o tema deste vídeo, que mostra o que tem sido feito para melhorar a qualidade do ar na cidade paulista de Cubatão. O vídeo mostra ainda o trabalho de uma organização que luta contra a poluição do ar em Los Angeles.

Cuidando da Terra (da série Como salvar a Terra)

Título original: Handle with care – How to save the Earth

Referência: 268-4, Inglês, color, 30′, 1993, NTSC, ONU.

Sinopse: As ameaças ao meio ambiente da Terra são mostradas neste vídeo, assim como o trabalho de organizações como o Instituto Sami da Noruega, que lutam pelas causas ambientais. O vídeo mostra também o despejo de produtos químicos no Canal do Amor, nas Cataratas do Niágara, nos Estados Unidos. Disponível somente em VHS.

Desnutrição (da série Como salvar a Terra)

Título original: Loaves and Fishes – How to save the Earth

Referência: 268-5, Inglês, color, 30′, 1993, NTSC, ONU.

Sinopse: Desde o fim dos anos 80, a produção de alimentos em várias regiões do planeta tem sido insuficiente para fazer frente ao crescimento populacional. Existem atualmente mais de um bilhão de pessoas subnutridas. O vídeo mostra o que está sendo feito para contornar o problema da falta de alimentos, inclusive o trabalho do Centro de Recursos Genéticos da Etiópia, que orienta fazendeiros sobre a melhor utilização das sementes.

Sem desperdício (da série Como salvar a Terra)

Título original: How much is enough? – How to save the Earth

Referência: 268-6, Inglês, color, 30′, 1993, NTSC, ONU.

Sinopse: “Viver com mais simplicidade para que outros possam simplesmente viver”. Esta frase resume a necessidade de diminuir o desperdício dos recursos naturais nos países industrializados do Norte para fazer frente ao crescimento das nações em desenvolvimento. É o tema deste vídeo, que mostra o trabalho de organizações não-governamentais nos Estados Unidos e no México.

Pequenas ilhas, grandes questões

Título original: Small islands, big issues

Referência: 296, Inglês/Esp., color, 28’, 1995, NTSC, ONU.

Sinopse: Os pequenos países insulares – vistos por muitos apenas como paraísos exóticos – enfrentam sérios problemas ambientais e de desenvolvimento, como as ameaças de mudanças climáticas, os desastres naturais, a falta de água potável e a dependência externa. O vídeo focaliza os problemas de três dessas ilhas: Barbados, Samoa Ocidental e Maldivas.

Água; gotas de vida

Título original: Water: the drop of life

Referência: 358, Ing., Color, 13’00, 2005, NTSC, ONU.

Sinopse: Vídeo realizado para a Década Internacional “Água para a Vida” mostrando várias imagens deste recurso vital para o planeta e seus habitantes: como a água na alimentação ou na agricultura. A necessidade de preservar, economizando e não poluindo. Depoimento do Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan.

Água para vida, 2005-2015

Título original: Water for life, 2005-2015

Referência: 363, Ingl/Francês, color, 34’, 2005, ONU. Disponível em http://youtu.be/ybhMWQ5ak8g

Sinopse: DVD realizado por ocasião da proclamação da Década Internacional “Água para a Vida” apresentando dois filmes sobre água um com animação para crianças e o outro para adultos. O DVD traz também uma mensagem do Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, e a música-tema da Década.

Home: nosso planeta, nossa casa

Título original: Home

Referência: 388, Dublado em port., color, 1h30’, 2009, Europa, Filmes.

Sinopse: Documentário do Diretor Yann Arthus-Bertrand, produzido por Luc Besson e Denis Carot, com lançamento mundial no Dia Mundial do Meio Ambiente em cinemas, DVD e Internet simultaneamente, é uma viagem aérea por vários ecossistemas do mundo e como estão interconectados, mostrando suas belezas e como a ação do homem está afetando todos esses ambientes. Não é permitido o uso em TV.

Florestas e homens

Título original: Of forests and men

Referência: 406, Port., color., 7’30”, 2011, Good planet

Sinopse: Realizado para o lançamento do Ano Internacional das Florestas (2011) pelo renomado cineasta Yann Arthus-Bertrand, Embaixador da Boa Vontade do PNUMA. O documentário mostra a importância das florestas na vida do planeta.

URL: http://youtu.be/bKfct3vJUy4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *