Filmoteca — Mulheres

O sonho impossível

Título original: The Impossible Dream

Referência: 133, Sem narração, color, 8′, 1983, ONU.

Sinopse: Filme de animação que apresenta uma situação sem dúvida familiar para muitos: a mulher que trabalha fora e ainda tem de fazer tudo em casa sozinha.

Agentes de mudanças; as mulheres 10 anos depois de Pequim

Título original: Agents of change; women ten years after Beijing

Referência: 359, Ing., Color., 11’00”, 2005, NTSC, ONU.

Sinopse: Vídeo realizado 10 anos depois da Conferência de Pequim, comemora os 30 anos de trabalho das Nações Unidas na promoção da mulher, e na igualdade dos gêneros. Imagens de mulheres e meninas em vários países e em diversas situações. Inclui DVD com imagens das 4 Conferências Mundiais da ONU para Mulheres (México 1975, Copenhague 1980, Nairobi 1985 e Pequim 1995).

A controvérsia da mutilação feminina

Título original: Razor’s edge; the controversy of female genital mutilation

Referência: 365-3, Inglês, color, 16’48”, 2004, IRIN/OCHA.

Sinopse: Documentário filmado em Serra Leoa e Etiópia, aborda a circuncisão feminina ou mutilação genital feminina, prática ainda utilizada em muitos países, principalmente da África. Entrevistas com mulheres que passaram por esta prática, com médicos e representantes de ONGs.

Violência contra as mulheres em situações de conflito

Título original: Our bodies…their battleground; gender based violence during conflict

Referência: 365-4, Inglês, color, 19’, 2004, IRIN/OCHA.

Sinopse: O documentário mostra a grave crise pela qual passam as mulheres, meninas e crianças em geral nos países em conflito. Apresenta situações no Congo e na Libéria entrevistando vítimas de estupro e outras formas de violência, e ainda o trabalho das organizações de saúde e de direitos humanos em apoio a estas vítimas.

Coletânea Gênero, Raça e Etnia

Título original:

Referência: 397, Port./Esp, color., 4 dvds, 2010, UNIFEM

Sinopse: Quatro DVDs com duração que varia de 15 a 30 minutos, sobre os direitos econômicos e a organização política das mulheres negras e indígenas na Bolívia, Brasil, Equador, Guatemala, Paraguai, Panamá e Uruguai.

Mulheres e holocausto: coragem e compaixão

Título original: Women and the Holocaust: courage and compassion

Referência: 404, Multilingue, color, 25’00”, 2011, UN&USC Shoah Foundantion Institute for Visual History and Education&Yad Vashem&Holocaust Heroes’ Remembrance Authority

Sinopse: O DVD traz o depoimento de 6 mulheres, de diferentes países, sobreviventes do holocausto: como se adaptaram durante a perseguição nazista e como mantiveram a comunidade unida e as tradições religiosas vivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *