Filmoteca — ONU e Agências Especializadas

A ONU é para você

Título original: The UN is for you

Referência: 153, Inglês/esp/port., color, 14′, 1984, ONU.

Sinopse: Filme que apresenta as Nações Unidas de maneira bem-humorada e explica como funciona todo o sistema ONU, com a ajuda de atores e também de desenhos animados. Disponível em VHS, em Betacam e em DVD.

Visitando a sede da ONU

Título original: On Common Ground

Referência: 194, Inglês, color, 30′, 1987, NTSC, ONU.

Sinopse: Conheça o prédio da ONU em Nova York: as principais salas de reunião (Assembleia Geral, Conselho de Segurança e outras), o acervo de arte da Organização, as doações feitas pelos países. O vídeo mostra também cenas de funcionários da ONU em seu trabalho e de algumas reuniões realizadas na sede da Organização. Disponível somente em VHS.

IPD especial (Divisão de Produtos de Informação)

Título original: IPD special (Information Products Division)

Referência: 210, Inglês, color, 28’25”, 1990, ONU.

Sinopse: Especial sobre o trabalho desenvolvido pela IPD (Information Products Division), a Divisão de Produtos de Informação do Departamento de Informação Pública da ONU. O vídeo mostra as atividades da Divisão na produção de releases, filmes, vídeos e programas de rádio.

Servindo com um propósito (UNRWA)

Título original: Serving with a Purpose

Referência: 217, Inglês, color, 25′, 1990, NTSC, UNRWA.

Sinopse: A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA) e seus 40 anos de serviços prestados a esse povo são o assunto deste vídeo. Disponível somente em VHS.

ONU-Modelo

Título original: Model United Nations

Referência: 264, Inglês, color, 14’38”, 1993, ONU.

Sinopse: Este vídeo explica o que é “Model United Nations” (ONU-Modelo), uma atividade educacional que consiste em reunir um grupo de estudantes para simular uma reunião da Assembléia Geral da ONU ou de algum de seus organismos, como o Conselho de Segurança. Todos os anos, são organizadas mais de 160 “Model United Nations” em diversos países do mundo, com a participação de 60 mil estudantes. As reuniões podem ser feitas com um grupo pequeno de alunos dentro de uma sala de aula ou reunindo até milhares de jovens, em encontros realizados em salões de convenção. Disponível somente em VHS.

Um gol de todos

Título original: A Common Goal

Referência: 287, Ing./Esp./Port., color, 14’, 1994, NTSC, ONU.

Sinopse: Feito para crianças de 8 a 12 anos, este vídeo usa um jogo de futebol como metáfora pra falar das Nações Unidas, abordando conceitos como os de manutenção da paz e direitos humanos e mostrando as atividades da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança. Direitos limitados para exibição em TV. Pedidos de autorização devem ser encaminhados ao Departamento de Informação Pública da ONU em Nova York.

Um lugar para ficar

Título original: A Place to Stand

Referência: 305, Inglês/Esp., color/PB, 14’52”, 1995, NTSC, ONU.

Sinopse: Também produzido por ocasião dos 50 anos da ONU, este vídeo, que inclui seis segmentos, analisa a história da ONU e os progressos obtidos nas áreas de manutenção da paz, direitos humanos, assistência a refugiados, desenvolvimento e meio ambiente.

Modelo Nações Unidas para todos

Título original: Model U.N. for Everyone

Referência: 335, Inglês, color/PB, 16”, 2000, PAL-M, UNA-USA/ONU.

Sinopse: Este vídeo, narrado pelo ator Alec Baldwin, apresenta estudantes simulando os trabalhos realizados pela ONU e seus diversos órgãos, e também nas conferências. O MUN-Modelo Nações Unidas, como é conhecido, é um programa desenvolvido pela Associação das Nações Unidas dos EUA, e difundido em escolas e associações estudantis em todo o mundo. Disponível somente em VHS.

Ralph Bunge; uma odisséia americana

Título original: Ralph Bunge; an american odissey

Referência: 341, Inglês, color/P&B, 1:57’, 2001, PAL-M, William Greaves Prod. & The Schomberg Center for Research in Black Culture.

Sinopse: Documentário sobre a vida do Dr. Ralph J. Bunche (1903-1971), professor, cientista político, Sub-Secretário-Geral das Nações Unidas e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1950, por seus trabalhos na área de direitos humanos, descolonização na África e manutenção da paz. O vídeo mescla a trajetória de vida de Bunche, biografada por Sir Brian Urquhart, e a história dos negros nos EUA. Entrevistas com historiadores e colegas de Bunche. O documentário, ganhador de dois prêmios em festivais internacionais de cinema, é dirigido por William Greaves e narrado por Sidney Poitier. Proibida reprodução total ou parcial e proibida a exibição em TV comercial.Disponível somente em VHS.

In memoriam

Título original: In memoriam

Referência: 346, Inglês, Color, 6’20”, 2004, NTSC, Saatchi & Saatchi.

Sinopse: Vídeo realizado em homenagem ao Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos Sérgio Vieira de Mello, e aos outros funcionários da ONU mortos durante o ataque terrorista à sede da Organização em Bagdá, no Iraque, em 19 de agosto de 2003.

As Nações Unidas, trabalhando para nós/O Conselho de Segurança, mantendo a paz

Título original: The United Nations: working for us all/The Security Council: keeping the peace

Referência: 347, Inglês, Color, 28’, 2004, NTSC, ONU.

Sinopse: As Nações Unidas: trabalhando para todos nós (13’)
Um panorama rápido e geral sobre as Nações Unidas e suas agências. Apresentado pelo ator Michael Douglas, Mensageiro da Paz da ONU, mostra o trabalho integrado do sistema ONU, com ênfase nas ações humanitárias e nas missões de paz. Traz imagens de arquivo da criação da Organização, bem como depoimentos dos diretores do PNUD, PNUMA e UNICEF, entre outros órgãos, e do Secretário-Geral, Kofi Annan. Disponível em Beta.

O Conselho de Segurança: mantendo a paz (15’)
A trajetória do Conselho de Segurança das Nações Unidas, desde sua criação, em 1945, até a crise do Iraque, em 2003. O filme explica a estrutura do Conselho de Segurança e o trabalho realizado pelo órgão. Contém imagens de arquivo da primeira reunião extraordinária do Conselho, além de cenas mostrando o trabalho no dia-a-dia. Aborda também as Missões de Paz, a expansão do Conselho em 1965 e a inserção de novas práticas, como a presença de ONGs em reuniões.

As Nações Unidas em 2004

Título original: Year in review 2004

Referência: 350, Ing./Esp., Color, 14’, 2004, NTSC, ONU.

Sinopse: O vídeo mostra os desafios enfrentados pela ONU durante o ano, apresentando o Iraque e a crise humanitária no Sudão como o centro das atenções. Ainda em 2004 a ONU continuou lutando pela paz, contra a pobreza e as doenças, especialmente o HIV/Aids. Inclui comentários de líderes mundiais e as propostas de reforma as vésperas do aniversário de 60 anos da Organização.

2005 – Um ano de altos e baixos para as Nações Unidas

Título original: Year in review 2005 – a roller coaster year for the United Nations

Referência: 360, Ing./Esp./Port., Color, 14’24”, 2005, NTSC, ONU.

Sinopse: Os destaques desta retrospectiva de 2005 são os desastres naturais e o esforço humanitário da ONU na ajuda aos desabrigados e na reconstrução das cidades, principalmente em países da Ásia; a Cúpula Mundial em setembro que debateu a reforma da ONU, a comemoração dos 60 anos da Organização e a revisão dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ODMs como são conhecidos, com ênfase para a redução da pobreza e a eliminação da fome. O vídeo destaca ainda a assinatura de um novo tratado contra o terrorismo nuclear e a premiação com o Nobel da Paz para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e seu Diretor. Inclui comentários de líderes mundiais e do Secretário-Geral da ONU.

Show da paz; Gil na ONU

Título original: Peace show

Referência: 364, Inglês, color, 60’, 2004, NTSC, PNUD.

Sinopse: Show do cantor e compositor Gilberto Gil no plenário da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque por ocasião do Dia Internacional da Paz. Na ocasião foi também realizada uma homenagem a Sérgio Vieira de Mello e a todas as vítimas do atentado ao escritório da ONU em Bagdá (Iraque).

Oficina para a paz; a construção da sede da ONU

Título original: A workshop for peace; the creation of the United Nations Headquarters

Referência: 366, Ing/Port., color, 54’, 2005, ONU/Peter Rosen Prod.

Sinopse: Documentário sobre a construção do edifício que abriga a sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Entrevistas com historiadores. A escolha do projeto e imagens do início da construção. Entrevista com Oscar Niemeyer, único arquiteto vivo dos 11 que participaram do projeto. Não é permitido o uso para TV.

As Nações Unidas em 2006

Título original: Year in review 2006

Referência: 371, Inglês, color, 13’45”, 2006, ONU.

Sinopse: O DVD resume o ano de trabalho da ONU enfatizando os desafios enfrentados pela Organização, como as 18 missões de paz em diversos países do mundo. Assuntos como o problema da migração internacional, os desastres naturais, as secas e enchentes e a assistência humanitária aos desabrigados também são abordados. A produção mostra também a despedida de Kofi Annan e a eleição do novo Secretário-Geral, o sul-coreano Ban Ki-moon. Disponível em VHS.

As Nações Unidas em 2007

Título original: Year in review 2007

Referência: 374, Ing./Esp., color, 14’55, 2007, ONU.

Sinopse: O DVD mostra os trabalhos mais importantes da ONU durante o ano de 2007: a grande preocupação do novo Secretário-Geral Ban Ki-moon, com as mudanças climáticas. A maior missão de paz da ONU, em Darfur. A situação no Iraque, Faixa de Gaza, Irã e Afeganistão. A ação do UNICEF na prevenção de doenças. 2007 marca também a metade do caminho para 2015 quando os Objetivos do Milênio (ODMs) deverão estar cumpridos pelos Estados. O IPCCC-Painel Intergovernamental da ONU para Mudanças Climáticas e Al Gore dividem o Prêmio Nobel da Paz.

A ONU é seu mundo

Título original: United Nations; it’s your world

Referência: 377, Ing./Port./Esp., Color, 6’39”, 2008, ONU.

Sinopse: O vídeo mostra o trabalho da ONU e suas agências e o papel da Organização como um fórum mundial para o bem comum e a construção de parcerias para enfrentar problemas que não conhecem fronteiras. Legendado em Português.

Por um mundo melhor

Título original: For a better world

Referência: 378, Port./Inglês, Color/P&B, 8’00”, 2006, UNIC Rio.

Sinopse: O DVD mostra como funciona o sistema da ONU no mundo e no Brasil, focalizando o trabalho interno e externo do UNIC-Rio, sobretudo no que diz respeito ao programa educativo “Voluntários para a Paz”, que forma anualmente novos voluntários e estagiários.

Um tributo à equipe

Título original: Tribute to the team

Referência: 380, Inglês, Color, 16´00”, 2004, ONU.

Sinopse: DVD realizado após o atentado ao escritório da ONU em Bagdá, quando morreram 22 funcionários da Organização. Chegada de Sérgio Vieira de Melo ao Iraque, como Representante do Secretário-Geral da ONU. Imagens do escritório em Bagdá, e funcionários trabalhando. Discurso de Kofi Annan, Secretário Geral da ONU, e um minuto de silêncio pelos mortos.

As Nações Unidas em 2008

Título original: Year in review 2008

Referência: 381, Ing/Port, color, 11’26’’, 2008, ONU.

Sinopse: Documentário mostrando a atuação das Nações Unidas durante o ano de 2008, marcado por um número sem precedentes de trabalhadores em Missões de Paz, que completaram 60 anos de existência, assim como a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O drama em Mianmar provocado pelo ciclone Nargis, os efeitos das mudanças climáticas em todo o planeta, as ações terroristas e a crise financeira que se abateu no mundo. Líderes de todo o mundo se reuniram em 2008 para reiterar o apoio aos ODM-Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, principalmente o combate a pobreza, e acesso a saúde e a educação. Inclui entrevistas e comentários sobre os eventos globais. Legendado em português.

Conte ao mundo

Título original: Tell the world

Referência: 383-DVD, Ing/Port., color, 8’48”, 2008, ONU.

Sinopse: O trabalho desenvolvido pelo Departamento de Informação Pública do Secretariado das Nações Unidas (DPI) mostra como, através de vários meios (rádio, TV, releases, publicações impressas, sites na Internet, encontros, seminários, conferências, reuniões em geral, e visitas guiadas nas sedes), é executado o trabalho da ONU nos mais diversos setores.

As Nações Unidas em 2009

Título original: Year in review 2009

Referência: 396, Ing./Port., color, 13’06”, 2009, ONU.

Sinopse: Documentário mostrando a atuação das Nações Unidas durante o ano de 2009, quando o derretimento do gelo no Ártico atingiu proporções assustadoras. Foi ainda um ano marcado por múltiplas crises – alimentar, de energia, recessão econômica e pandemias. Ao mesmo tempo as Missões de Paz em todo o mundo e a luta contra a fome e a pobreza continuaram. O conflito no Oriente Médio ganhou novos aspectos com o relatório Goldstone apresentado a Assembléia Geral da Organização. Outros conflitos, no Sudão, Paquistão, Afeganistão e Somália ganharam nova esperança com a promessa dos EUA e da Rússia de cortar ainda mais seus arsenais nucleares. 2009 também será lembrado como o ano em que os líderes mundiais tentaram um novo acordo para substituir o Protocolo de Quioto.

Nações Unidas: retrospectiva 2010

Título original: United Nations: 2010 retrospective

Referência: 398, Port., color., 10’00”, 2010, ONU

Sinopse: O documentário faz um balanço do trabalho das Nações Unidas em todo o planeta. Mostra a ação humanitária da ONU no devastador terremoto que atingiu o Haiti em janeiro, quando trezentas mil pessoas perderam suas vidas; a tragédia que abalou o Paquistão, onde um quinto do país ficou debaixo d’água; e a seca em Níger, que fez com que mais de sete milhões de pessoas, aproximadamente metade da população, perdessem suas colheitas. Mostra ainda, entre muitas outras ações, a atuação dos mais de 124 mil membros das forças de paz que foram enviados a 16 missões no mundo inteiro e os esforços que estão sendo realizados para uma paz duradora no Oriente Médio e para libertar o mundo das armas nucleares. Mas 2010 também foi um ano de boas notícias que podem ser vistas no documentário: ao comemorar o Ano da Biodiversidade, os 193 membros da Convenção da Diversidade Biológica prometeram conter as perdas de espécies animais e vegetais no mundo. Neste ano os Chefes de Estado se reuniram na ONU em Nova York para rever o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, para termos um mundo livre da pobreza extrema até 2015; e foi criada uma nova entidade para a igualdade de gênero, chamada ONU Mulheres.

A ONU trabalha para você

Título original: UN 4U

Referência: 399, Port., color./P&B, 4’32”, 2010, ONU

Sinopse: Documentário das Nações Unidas, explicando o trabalho da Organização e sua influência no dia-a-dia dos cidadãos.

Sergio, um brasileiro no mundo

Título original: Sergio

Referência: 403, Ing./Port.,color, 1h34”, 2009,HBO Doc. Films & BBC Storyville

Sinopse: Documentário baseado na biografia do brasileiro Sérgio Vieira de Mello que dedicou sua vida a cuidar de pessoas comuns em áreas de risco. Funcionário das Nações Unidas, acostumou-se a negociar com criminosos de guerra e a sacrificar sua vida pessoal para cuidar de refugiados. Foi convidado para ser Representante do Secretário-Geral das Nações Unidas no Iraque e convencido de que era o único homem para o cargo, aceitou, sem saber que um atentado terrorista em agosto de 2003 terminaria por tirar sua vida. Baseado no livro O Homem que Queria Salvar o Mundo, de Samantha Power. Proibida a exibição em TV.

Retrospectiva das Nações Unidas 2011

Título original: United Nations year in review; looking back at major events of 2011

Referência: 407, Port., color, 12’14”, 2011, ONU

Sinopse: O documentário mostra a ONU presente em vários momentos durante o ano de 2011, socorrendo os mais vulneráveis, apoiando processos eleitorais e prevenindo violações de direitos humanos.

URL: http://youtu.be/D2pV7QzCg-4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *