Filmoteca — Patrimônio cultural

Série Patrimônio mundial – Introdução

Título original: World heritage series – Introduction

Referência: 250, Inglês, color, 26′, 1989, NTSC, UNESCO/TRANSTEL

Sinopse: Este vídeo é o primeiro da série e mostra como é feita a escolha dos locais que serão considerados “Patrimônio Mundial” pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), de acordo com uma convenção assinada em 1972. Com essa convenção sobre o Patrimônio Mundial – sejam bens culturais ou paisagens naturais -, a UNESCO espera preservar a identidade cultural dos países para gerações futuras.

Aachen/Borobudur (da série patrimônio mundial)

Título original: Aachen/Borobudur (World heritage series)

Referência: 250-1, Port., color,14′, 1989, NTSC, UNESCO/TRANSTEL

Sinopse: A Catedral de Aachen, no coração da Alemanha, onde eram coroados os imperadores alemães, é toda construída em estilo gótico medieval, sendo um símbolo da cultura européia. O vídeo relata como foi iniciada a construção da catedral, que levou anos para ficar pronta, além de contar a história do Império Alemão, fundado por Carlos Magno.

Referência: 250-1, Port., color, 13’11”,1989, NTSC, UNESCO/TRANSTEL

Sinopse: Borobudur é um santuário budista, originalmente local de peregrinação, situado na Ilha de Java, na Indonésia, a Sudeste da Ásia. O vídeo conta a história do santuário, sua localização geográfica e a restauração de seus relevos e estátuas, iniciada em 1950.

Galápagos/Virunga (da série patrimônio mundial)

Título original: Galapagos/Virunga (World heritage series)

Referência: 250-2, Inglês, color, 13’45”,1989, NTSC, UNESCO/TRANSTEL

Sinopse: História e localização geográfica do Arquipélago de Galápagos, a mil quilômetros da costa do Equador. As ilhas são um santuário ecológico. Em 1959, criou-se a Fundação Charles Darwin para preservação das mais de 600 espécies de animais que só existem nessa parte do mundo – tartarugas gigantes, cormorões, iguanas, albatrozes e a fragata do papo vermelho, entre outros.

Referência: 250-2, Inglês, color, 13’43”, 1989, NTSC, UNESCO/TRANSTEL

Sinopse: Conta a história e mostra a localização geográfica do Parque Nacional de Virunga, no Zaire, maior área de proteção da vida selvagem no coração da África. A preservação dos gorilas das montanhas, a savana do parque com sua rica fauna, o lago Edouard, de águas salgadas, a mil metros de altitude, com sua enorme variedade de peixes e aves, são mostrados neste vídeo da UNESCO.

Istambul/Florença (da série patrimônio mundial)

Título original: Istambul/Florence (World heritage series)

Referência: 250-3, Port., color, 13’45”, 1989, NTSC, UNESCO/TRANSTEL

Sinopse: História e importância geográfica de Istambul, na Turquia, única cidade do mundo que se localiza na junção de dois continentes, com sua população de 6 milhões de habitantes e seus 16 séculos de existência. Antiga Bizâncio, depois Constantinopla, Istambul exibe construções de influência grega, árabe, islâmica e romana, formando um conjunto arquitetônico peculiar.

Referência: 250-3, Port., color, 13’45”, 1989, NTSC, UNESCO/TRANSTEL

Sinopse: Florença, cidade renascentista da Itália, foi por muito tempo o centro do mundo graças a seu comércio intenso e ao mecenato da família Médici. A enchente do Rio Arno em 1966 quase destruiu suas magníficas construções. Um esforço mundial tem sido feito para restaurar Florença.

Atenas/Sukhothai (da série patrimônio mundial)

Título original: Athens/Sukhothai (World heritage series)

Referência: 250-4, Port., color, 11′, 1989, NTSC, UNESCO/TRANSTEL

Sinopse: O trabalho de restauração de monumentos como o Partenon e a Acrópolis, bastante arruinados pela ação da poluição do ar e pela pilhagem de obras de arte, é mostrado neste vídeo, que conta também um pouco da história da cidade de Atenas, na Grécia.

Referência: 250-4, Port., color, 13’38”,1989, NTSC, UNESCO/TRANSTEL

Sinopse: Sukhothai é a capital do primeiro reino independente tailandês. Este vídeo apresenta um pouco da história de Sukhothai, com seus templos dedicados a Buda, até hoje um local de meditação e preces. O vídeo mostra ainda o trabalho realizado pelo povo tailandês para preservar Sukhothai.

Lalibela/Ajanta (da série patrimônio mundial)

Título original: Lalibela/Ajanta (World heritage series)

Referência: 250-5, Port., color, 14′, 1989, NTSC, UNESCO/TRANSTEL

Sinopse: A história e a localização geográfica de Lalibela, conjunto de igrejas esculpidas em rochas no planalto da Etiópia. Símbolo da liturgia ortodoxa etíope, essas construções monolíticas se situam de um lado e outro do rio Jordão. O estado de conservação das igrejas, seus afrescos e pinturas são mostrados neste vídeo.

Referência: 250-5, Port., color, 14’35”, 1989, NTSC, UNESCO/TRANSTEL

Sinopse: As cavernas de Ajanta, na Índia, esculpidas na rocha, são um tesouro artístico e cultural, tendo sido originalmente um local de devoção do budismo. Os monges que habitavam o local se incumbiam de pintar as paredes e esculpir estátuas e relevos na pedra.

Abu Simbel/Wieskirche(da série patrimônio mundial)

Título original: Abu Simbel/Wieskirche(World heritage series)

Referência: 250-6, Port., color, 14’49”, 1989, NTSC, UNESCO/TRANSTEL

Sinopse: Os templos de Abu Simbel, localizados na margem do Rio Nilo, no Egito, estavam ameaçados de desaparecer com a construção da represa de Assuã. A UNESCO realizou ali um trabalho inédito, desmontando os templos e reconstruindo-os em local mais alto e livre da inundação.

Referência:250-6, Port., color, 13’09”, 1989, NTSC, UNESCO/TRANSTEL

Sinopse: Na cidade de Wies, perto de Munique, na Alemanha, localiza-se a Igreja de Peregrinação do Cristo Flagelado, construída em estilo rococó pelos irmãos Zimmerman, um arquiteto e escultor e o outro pintor. O vídeo mostra o estado de conservação da igreja, com seus ex-votos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *