Filmoteca — Paz, Missões de Paz

Na mente dos homens

Título original: In the minds of men

Referência: 128, Inglês/esp., color, 30′, 1982, ONU/DGM

Sinopse: Este filme mostra os horrores da guerra através dos tempos. Inclui cenas históricas pouco conhecidas e animação de trabalhos gráficos feitos por vítimas da bomba de Hiroshima. Verdadeiro manifesto contra a guerra, este filme é uma co-produção ONU/DGM Films, só podendo ser exibido em televisão mediante autorização. Endereço para contato: DGM Films, 409 King Street West, Toronto, Ontario, Canada, M5V 1k1. Disponível somente em VHS.

Soldados para a paz

Título original: Soldiers for peace

Referência: 188, Inglês, color, 27′, 1988, NTSC, ONU

Sinopse: Forças de Paz das Nações Unidas é o tema desta produção. Gravado nas Ilhas Fiji, e também no Líbano, Irã, Iraque e na Síria, este vídeo mostra soldados fijianos deixando o país para integrar-se às forças de paz em operação no Sul do Líbano. O documentário mostra o trabalho e as dificuldades dessas forças, agraciadas com o Prêmio Nobel da Paz de 1988. Disponível somente em VHS e U-Matic.

Guardas da ONU no Iraque

Título original: Hello Mister – UN guards contingent in Iraq

Referência: 246, Inglês, color, 9’48”, 1991, AZIMUTS

Sinopse: O vídeo mostra o trabalho dos guardas da ONU no Iraque, em um dos maiores trabalhos humanitários já realizados pela Organização. Inclui entrevistas com guardas, com iraquianos e com o Príncipe Sadruddin Aga Khan, que dirigiu a missão.

Manutençao da paz (série a ONU em questão)

Título original: Peacekeeping (About the UN series)

Referência: 251-4, Inglês/Esp., color, 19′, 1990 , ONU

Sinopse: Homens e mulheres que fazem parte das operações de paz da ONU em todo o mundo são o tema deste vídeo. Ele mostra o papel que essas pessoas desempenham na manutenção e na luta pela paz em áreas de conflito.

Construindo a paz

Título original: United Nations Peacemaking

Referência: 257, Inglês, color, 30′, 1988, NTSC, ONU

Sinopse: Documentário que mostra o trabalho de negociação realizado pela ONU na busca de solução de conflitos. Os entrevistados também explicam como se faz esse tipo de trabalho, tomando como exemplo a ação da Organização e de seus funcionários em conflitos nos últimos anos.

Paz na América Central

Título original: Hora 0: Nicarágua e El Salvador

Referência: 265, Esp./Inglês, color, 29′, 1993, NTSC, ONU

Sinopse: A América Central, região durante anos sacudida por conflitos e guerras civis, é o assunto deste documentário da ONU. O processo de paz, alcançado após difíceis negociações, também é abordado no vídeo, que mostra a situação na Nicarágua e em El Salvador.

Tensão no Iraque

Título original: Hide and seek in Iraq

Referência: 266, Inglês/Esp., color, 29’54”, 1993, NTSC, ONU.

Sinopse: Este vídeo contém cenas dos quatro dias cruciais em que iraquianos mantiveram como refém o grupo de inspetores da ONU que foi a Bagdá checar instalações de guerra. São imagens impressionantes de um supercanhão e dos locais de produção e estocagem de armamentos, inclusive as mortíferas armas químicas.

Medo e esperança no Camboja

Título original: Fear and hope in Cambodia

Referência: 276, Inglês/Esp., color, 56’, 1993, NTSC, ONU

Sinopse: Este vídeo contém cenas dos quatro dias cruciais em que iraquianos mantiveram como refém o grupo de inspetores da ONU que foi a Bagdá checar instalações de guerra. São imagens impressionantes de um supercanhão e dos locais de produção e estocagem de armamentos, inclusive das mortíferas armas químicas.

Armas químicas

Título original: Chemical weapons – a monster tamed

Referência: 286, Inglês, color, 47’30”, 1994, NTSC, ONU/NHK

Sinopse: A invenção das armas químicas na Alemanha e sua utilização desde a Primeira Guerra Mundial são o assunto deste vídeo, gravado no Japão, Iraque, EUA, Rússia e Alemanha. Mostra os efeitos nocivos desse tipo de armamento, proibido desde 1993. Expressamente proibida a exibição em TV sem a prévia autorização de Nippon Hoso Kyakay (NHK), 2-2-1 Jinnan, Shibuya-ku, Tokyo 150-01, Japan.

Capacetes azuis

Título original: No place to hide

Referência: 303, Inglês/Esp., color/PB, 50’, 1995, NTSC, ONU

Sinopse: Elogiadas por uns como uma das grandes idéias do século, criticadas por outros como inviáveis, as Forças de Paz da ONU estão no centro dos debates. Os soldados da ONU, ou “capacetes azuis”, sua atuação desde as primeiras missões de paz até a crise atual e os debates sobre a política de manutenção da paz são os assuntos tratados neste vídeo, feito e apresentado pelo diplomata britânico Brian Urquhart, um dos idealizadores das Forças de Paz da ONU. Inclui imagens históricas.

Segredos na areia

Título original: Secrets in the sand

Referência: 317, Inglês/Esp., color, 28’11”, 1997, NTSC, ONU

Sinopse: O vídeo que inclui imagens jamais divulgadas, focaliza o trabalho das equipes da ONU no Iraque em busca de armas químicas, uma das mais terríveis invenções do ser humano em todos os tempos. A comissão especial criada para cuidar do assunto estabeleceu um trabalho amplo de monitoração, para garantir que o Governo iraquiano não reiniciará a fabricação desse tipo de armamento. Disponível somente em VHS.

Angola e Moçambique; política externa e atuação do Brasil nas forças de paz da ONU

Referência: 328, Port., color/P&B, 16’, 1999, NTSC, Univ.Estácio de Sá

Sinopse: Vídeo produzido por alunos e professores da Universidades Estácio de Sá utilizando imagens cedidas pela ONU narrando a atuação de pessoal brasileiro nas Forças de Paz das Nações Unidas em Angola e Moçambique.

MINUGUA-Missão das Nações Unidas de Verificação dos direitos humanos na Guatemala

Referência: 336, Espanhol, Color, 1: 15’, 1996, PAL-M/NTSC, ONU

Sinopse: Série de documentários mostrando o trabalho das Nações Unidas em várias regiões da Guatemala, país que sofreu com a guerra por quase 30 anos. O trabalho de funcionários da ONU junto à população, descendente de índios em sua grande maioria, a apuração de denúncias e o ensinamento dos direitos humanos, são destaques. Disponível somente em VHS.

O Timor Leste

Título original: Timor Loro Sae

Referência: 339, Port., color/P&B, 28’00, 2001, NTSC, Univ.Estácio de Sá

Sinopse: O vídeo apresenta, em ordem cronológica, a história do Timor Leste desde 1515, o povo, sua cultura, tradições e organização política. Mostra também a colonização portuguesa, a descolonização, a guerra civil e a chegada da Missão das Nações Unidas em Timor Leste(UNAMET), e traz entrevistas com professores de Relações Internacionais e outras autoridades.

Apertando a mão do diabo

Título original: A good man in hell; General Roméo Dallaire and the Rwanda genocide

Referência: 362, Inglês, color, 101’, 2006, Committee on Conscience

Sinopse: Entrevista com o General Roméo Dallaire do Canadá, membro do Comitê Consultivo para Prevenção do Genocídio e ex-Comandante da Missão de Assistência da ONU em Ruanda, em 1994. Contém duas versões da mesma entrevista – reduzida e completa – com imagens de arquivo de Ruanda e do genocídio.

Paz sob fogo; a crise em Darfur no Sudão

Título original: Peace under fire; Sudan’s Darfur crisis

Referência: 365-1, Inglês, color, 15’34”, 2004, IRIN/OCHA

Sinopse: O documentário explica a guerra no Sudão e os recentes conflitos na região sudanesa de Darfur, que levaram centenas de milhares de pessoas a fugir e procurar refúgio no vizinho Chade. Imagens de campos de refugiados e a ação do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) e da ONG Médicos sem Fronteiras na região.

Haiti: em busca da paz

Referência: 370, Port./Ing., color, 20’30”, 2006, UNIC-Rio

Sinopse: As imagens contam a história do Haiti desde a colonização pelos franceses até a chegada da quinta missão de estabilização da ONU no país, liderada por tropas brasileiras, em 2004. Entrevista com o Embaixador Baena Soares sobre o Haiti.

Coragem para a paz; um filme sobre Forças de Paz da ONU

Título original: Courage for peace; a film about UN peacekeeping

Referência: 373, Ing./Port, color, 7’38”, 2007, ONU

Sinopse: Vídeo narrado pelo Sub-Secretário Geral, Jean-Marie Guéhenno, do Departamento de Operações de Paz (DPKO) em Nova Iorque, mostrando cenas de várias Forças de Paz da ONU pelo mundo.

Pela paz

Título original: Por la paz

Referência: 376, Esp/Ing/Port., Color & P&B, 13’25”, 2008, ONU

Sinopse: Explica o funcionamento atual das Forças de Paz da ONU. Imagens históricas das Forças de Paz desde 1949. Entrevistas com altos funcionários da ONU ligados a Forças de Paz, como Jean-Marie Guehénno, Lakhdar Brahimi e Jane Holl Lute, e ainda com alguns Comandantes de Missões. Legendado em português.

2008 Operações militares no Haiti

Título original: On the line; 2008 military operations in Haiti

Referência: 385, Inglês/Francês, color, 9’48”, 2008, MINUSTAH

Sinopse: O DVD mostra a assistência humanitária no Haiti executada pelos soldados da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti, onde em 2008 desabamentos e enchentes castigaram este pobre país da América Central.

Em campo; ação militar da ONU no Haiti

Título original: On the ground; UN military action in Haiti

Referência: 386, Inglês/Francês, color, 8’30”, 2007, MINUSTAH

Sinopse: O DVD mostra a assistência humanitária no Haiti executada pelos soldados da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti, onde em 2008 desabamentos e enchentes castigaram este pobre país da América Central.

Ponto forte

Referência: 387, Multilíngue, color, 2 DVDs (30’00”), 2008, Viva Rio&CIOP Paz

Sinopse: O documentário retrata o cotidiano da MINUSTAH, a Missão da ONU de Estabilização do Haiti, que teve início em 2004. O filme revela vários aspectos das relações entre militares e civis em operações de paz, trazendo reflexos positivos para a integração dos objetivos de segurança e desenvolvimento. Não é permitido o uso em TV.

O concerto de Ramallah – 22 agosto de 2005

Título original: Knowledge is the beginning; the Ramallah Concert

Referência: 389, Inglês, color, 3h, 2005, Paul Smaczny/EuroArts

Sinopse: O documentário mostra como foi fundada a West-Eastern Divan Orchestra, projeto do Maestro Daniel Barenboim e do escritor e professor palestino Edward Said. Jovens músicos de vários países formam a orquestra com o intuito de fazer com que a música traga esperança e ajude a compreensão e a tolerância entre diferentes credos e culturas, principalmente no Oriente Médio.

Mulheres em Forças de Paz da ONU

Título original: Women in Peacekeeping; the power to empower

Referência: 390, Inglês, color, 8’00”, 2008, ONU

Sinopse: O DVD mostra como há cada vez mais mulheres nas Missões de Paz da ONU, principalmente no continente africano. Entrevista com a presidente da Libéria Ellen Johnson-Sirleaf, primeira mulher a comandar um país da África falando da importância da presença feminina nos contingentes militares e policiais.

Ruanda: a arte de perdoar

Título original: As we forgive

Referência: 402, Inglês, color , 53’, 2010, MPower Pictures

Sinopse: Você perdoaria alguém que matou a sua família? É dessa premissa que parte o documentário, para lidar com as conseqüências do genocídio ocorrido em Ruanda em 1994, quando 1 milhão de homens, mulheres e crianças da etnia Tutsi foram mortos por facções de Hutus. Desde então, cerca de 40 mil pessoas condenadas pelo massacre foram libertadas e hoje tem de viver novamente lado a lado com os milhões de sobreviventes. Durante os 53 minutos do premiado documentário, a diretora Laura Waters Hinson permanece focada na convivência entre os dois grupos, que experimentam o poder e a dor de uma reconciliação radical. Narrado pela atriz Mia Farrow, “As we forgive” explora essa e outras questões a partir da vida de quatro vizinhos que outrora estiveram em lados opostos de um massacre genocida. Será que os sobreviventes podem realmente perdoar aqueles que assassinaram seus familiares? E será que a Igreja, que falhou enquanto liderança moral durante o genocídio, pode se adequar ao processo de reconciliação que acontece hoje? Proibida a exibição em TV.

Sergio

Título original: Chasing the flame

Referência: 405, Ing./Port./Esp., color/P&B, 94”00, 2009, HBO&BBC.

Sinopse: Documentário baseado no livro da premiada escritora Samantha Power, “O homem que queria salvar o mundo, uma biografia de Sergio Vieira de Mello”, sobre o brasileiro e Alto Comissário da ONU para Direitos Humanos, morto tragicamente em um atentado ao escritório da ONU em Bagdá, Iraque, em 19 de agosto de 2003, onde servia como Representante Especial do Secretário-Geral da ONU no país. Proibida a exibição em TV.

4 pensou em “Filmoteca — Paz, Missões de Paz

  1. Um trabalho incansável dos Boinas Azuis da ONU que, na realidade, iniciou no ano de 1957 com a presença do nosso querido Batalhão Suez.
    O Btl Suez permaneceu por dez anos no Oriente Médio, mais precisamente, na Faixa de Gaza e nesse tempo consegui manter serenos os ânimos entre Árabes e Israelenses.
    Desde que os boinas azuis saíram daquela área nunca mais houve paz na região.
    Lamentavelmente o Batalhão Suez ficou fora desse belo trabalho.
    Wilton Melo Garcia integrante do 20? Contingente do Btl Suez – 1967.

  2. Vamos sempre reconhecer o poder de Deus manifestando em nossas vidas e através das nossas vidas .Deus não opera pela nossa capacidade e sim pela nossa disponibilidade em suas mãos. Por isso
    para desfrutar da sua presença e viver em sabedoria é necessários em tudo buscar primeiro o Reino de Deus sendo o UNICO MEDIADOR O MARAVILHOSO E GLORIOSO SENHOR QUE SE FEZ CARNE E DEU SUA VIDA POR NÓS E HOJE ESTÁ VIVO INTERCEDENDO POR TODOS QUE O BUSCAM O SEU NOME TODOS JÁ SABEM É J E S U S. C R I S T O . GLORIAS A DEUS PELO SEU GRANDE AMOR POR NÓS DANDO O SEU PRÓPRIO FILHO .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *