Filmoteca — Questão Palestina

Financiando o futuro

Título original: Financing the future

Referência: 206, Inglês, color, 29′, 1989, NTSC, UNRWA

Sinopse: O vídeo mostra palestinos nos territórios ocupados por Israel beneficiando-se de financiamentos para projetos em diversas áreas, que os ajudam a se organizar melhor, aumentando a confiança em si mesmos.

Assistência ao povo palestino

Título original: (… of assistance to the Palestinian people)

Referência: 229, Inglês, color, 17′, 1987, PAL-M, PNUD

Sinopse: Com o consentimento e a cooperação das autoridades israelenses, o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – apóia desde 1980 um programa de assistência para 1,5 milhão de palestinos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. O vídeo retrata os esforços para criação de empregos, aumento na produção de alimentos, melhoria nos serviços de saúde, construção de escolas e outras medidas para melhorar o nível de vida dessas populações.

Palestina (série a ONU em questão)

Título original: Palestine (About the UN series)

Referência: 251-3, Inglês/Esp., color, 19′, 1990, ONU

Sinopse: Em meio ao levante palestino nos territórios ocupados, a intifada, um jovem repórter analisa os problemas na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, traçando antecedentes históricos e conversando com moradores dessas regiões ocupadas por Israel.

Cem anos de história palestina

Título original: Palestine 1890s-1990s

Referência: 282, Inglês/Esp., color, 34’, 1994, NTSC, ONU

Sinopse: São mostrados nesse vídeo da ONU as origens do sionismo na Europa de 1890 até o acordo entre Israel e OLP (Organização para Libertação da Palestina), firmado em 1993. O vídeo mostra ainda a posição palestina no Império Otomano, a Declaração de Balfour, o mandato britânico na Palestina e a criação do Estado de Israel em 1948, incluindo imagens de personalidades como David Ben Gurion, Abba Eban, Yaser Arafat e Yizhak Rabin.

Mãe Aysha

Título original: Mother Aysha

Referência: 391, Árabe/Ing., color, 9’00”, 2005, UNRWA

Sinopse: Encontro com mãe Aysha Hmaid, uma mulher palestina de 65 anos que vive em Gaza e sustenta 26 membros de sua família bordando e costurando vestidos, e em seguida dedicando-se ao comércio em um mercado. Aysha foi a primeira cliente do Programa de Microcrédito e Microfinança do UNRWA em 1994.

Ponto de encontro

Título original: Encounter Point

Referência: 393, Multilíngue, color, 1’25”, 2009, Justvision/Typecast

Sinopse: Documentário sobre o conflito entre palestinos e israelenses na Faixa de Gaza e Cisjordânia, abordando a questão dos movimentos de vanguarda de não violência e paz, organizados por alguns segmentos da população e organizações não governamentais. Não é permitido o uso em TV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *