Filmoteca — Questões Econômicas e de Desenvolvimento

Josué de Castro, cidadão do mundo

Referência: 301, Port., color/PB, 50’, 1995, NTSC, Bárbaras Prod.

Sinopse: Vídeo feito pelo cineasta Silvio Tendler, conta a história do autor de “Geopolítica da fome” e de “Geografia da fome”. Uma das mais importantes personalidades de seu tempo, Josué de Castro presidiu a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – e, por duas vezes, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, tendo dedicado a vida inteira à luta contra a fome no mundo. O vídeo apresenta imagens históricas do acervo da ONU, além de entrevistas com diversas personalidades ligadas causas sociais, entre elas Herbert de Souza, o Abade Pierre e Darcy Ribeiro. Proibida a exibição em TV.

Decidindo os rumos da Amazônia

Título original: Deciding a new future for the Amazon

Referência: 319, Inglês/Port., color, 20’, 1997, NTSC, GTA

Sinopse: Produzido pelo Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) com o apoio do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – e do Banco Mundial, entre outros organismos, este vídeo mostra o trabalho desenvolvido por entidades e comunidades tradicionais da região amazônica, em favor do desenvolvimento sustentável. O GTA é uma rede de entidades da Amazônia, que inclui organizações ambientalistas, sindicatos rurais e grupos indígenas, entre outras.

Microfinança; em suas próprias palavras

Título original: Microfinance – in their own voices

Referência: 357, Ing./Esp/Port., color, 15’37”, 2005, NTSC, PNUD

Sinopse: Vídeo realizado por ocasião do Ano Internacional do Microcrédito em 2005, mostra experiências ao redor do mundo, com pessoas que se utilizaram de microcrédito em seus países para iniciar seu próprio negócio. Exemplos em Bangladesh, Quênia e Filipinas.

Faça acontecer

Título original: Make it happen-MDGs video

Referência: 382, Ing/Port., color, 12’00”, 2008, ONU

Sinopse: Em 2000, 189 líderes mundiais se reuniram e criaram os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), metas a serem cumpridas até 2015. Este documentário ilustra, com imagens de várias partes do planeta, estes oito ODMs e o que está sendo feito para que estas metas sejam cumpridas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *