Filmoteca — Refugiados

A longa jornada para casa; o retorno dos refugiados de Angola

Título original: The long  journey home; Angola’s refugees return

Referência: 365-6, Inglês, color, 15’25”, 2004, IRIN/OCHA

Sinopse: O documentário mostra a volta dos refugiados angolanos após os 30 anos de guerra civil que devastou o país. Na maioria dos lugares as residências estão destruídas, não há escolas nem postos de saúde e também não há trabalho. Minas terrestres continuam ameaçando a vida das pessoas, mas, apesar disto, voltar para a terra natal é fundamental para todos.

De volta ao campo Cold River

Título original: Back to Cold River

Referência: 392, Árabe/Ing., color., 7”00’, 2007, UNRWA

Sinopse: Em maio de 2007 o grupo radical Fatah al Islam entrou em choque com o exército libanês no campo de refugiados de Nahr el Bared (Cold River) ao norte do Líbano. 31000 refugiados foram obrigados a fugir apenas com a roupa do corpo para escapar do intenso tiroteio. Outro campo de refugiados próximo ficou sobrecarregado com a chegada dos que fugiram. O DVD mostra como, no final de 2007, famílias de refugiados começaram a voltar com a enorme tarefa de reconstruir Nahr el Bared.

Dando esperança

Título original: Providing hope

Referência: 400, Port., color./P&B, 8’39”, 2009, UNRWA

Sinopse: Produzido pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA). Apresenta um pouco da história desta agência da ONU na luta pela dignidade do povo palestino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *