UNICEF: Taxas de mortalidade infantil caem um terço desde 1990

Menos crianças estão morrendo antes de chegarem ao seu quinto aniversário, com a número total de óbitos de menores de cinco anos caindo em um terço nas últimas duas décadas, segundo novas estimativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Entre 1990 e 2009, o número de crianças com menos de cinco anos que morreram anualmente caiu 12,4 milhões para 8,1 milhões. A taxa mundial média de mortalidade de menores de cinco anos sofreu uma queda de 89 mortes por mil nascidos vivos para 60 durante o período. “Estas estimativas sugerem que 12 mil crianças a menos estão morrendo a cada dia ao redor do mundo em relação a 1990”, disse o UNICEF. No entanto, o Fundo também destacou que “a tragédia das mortes infantis evitáveis continua”.

A mortalidade de menores de cinco anos está cada vez mais concentrada em poucos países, com metade destas mortes ocorrendo em apenas cinco países em 2009: Índia, Nigéria, República Democrática do Congo (RDC), Paquistão e China. Além disso, a África Subsaariana, onde uma em cada oito crianças não vive até seu quinto aniversário, continua a ser a geradora dos mais altos índices de mortalidade infantil. Isso é quase 20 vezes superior à média das regiões desenvolvidas.

Os novos valores foram publicados este ano nos Níveis e Tendências da Mortalidade Infantil, emitido pelo Grupo Interagências das Nações Unidas para Estimativas sobre Mortalidade Infantil, que reúne várias entidades da ONU. As estimativas são elaboradas com a supervisão e aconselhamento de especialistas independentes de instituições acadêmicas.

O UNICEF alertou que, embora tenha surgido um ritmo de declínio da mortalidade infantil na última década, ainda não é suficiente para atender a meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), de redução de dois terços do índice entre 1990 e 2015.