A ONU e a sociedade civil

As organizações não governamentais (ONGs) sempre desempenharam um papel importante na ONU. Diz o Artigo 71º da Carta das Nações Unidas que: “o Conselho Econômico e Social poderá entrar em entendimentos para consultar organizações não-governamentais que se ocupem de assuntos no âmbito da sua própria competência. Tais entendimentos poderão ser feitos com organizações internacionais e, quando for o caso, com organizações nacionais, depois de efetuadas consultas com o membro das Nações Unidas interessado no caso”.

O papel e a presença dos atores da sociedade civil no processo da ONU aumentaram consideravelmente, durante as últimas décadas. Houve um aumento significativo da participação no ciclo de grandes conferências que tiveram lugar nos anos 90.

Estima-se em 30 mil o número de pessoas que participaram dos foros das organizações não governamentais (ONGs), que aconteceram paralelamente à Conferência de Pequim (China) sobre a Mulher, em 1995, e em 35 mil as pessoas que participaram da Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo (África do Sul), em 2002.

Milhares de organizações da sociedade civil tomam, desde então, uma parte ativa nos trabalhos da ONU e não têm simplesmente um papel de observadoras.

ONGs associadas à ONU

As ONGs podem se associar ao Departamento de Comunicação Global (DCG), do Secretariado da ONU, ou junto ao Conselho e Econômico e Social (ECOSOC). Além disso, muitas agências das Nações Unidas possuem programas próprios de associação com ONGs que sejam relevantes para sua área de atuação.

Este é o caso, por exemplo, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) etc.

Acesse mais informações sobre o Serviço da ONU de Organizações Não Governamentais em https://outreach.un.org/ngorelations/non-governmental-liaison-service

Acesse o link para o banco de dados das organizações não governamentais que estão associadas à ONU: http://esango.un.org/civilsociety.

As Nações Unidas chamam atenção para o fato de que um perfil neste banco de dados não indica afiliação com a organização, a menos que tal afiliação seja expressamente indicada, ou seja, identificando o tipo de status consultivo, associativo ou outro detido por uma ONG. Além disso, a afiliação não permite que a organização afiliada utilize o nome da ONU ou a bandeira da ONU para falar em nome da organização, já que apenas a própria ONU e suas agências, fundos e programas especializados podem representar seus respectivos escritórios. Confira também, para referência, nosso alerta de fraude clicando aqui.

Associação junto ao DCG

As organizações não governamentais (ONGs) e o Departamento de Comunicação Global das Nações Unidas (DCG) têm sido parceiras desde a criação do Departamento, em 1947. Porém, as relações oficiais entre as ONGs e o DCG datam de 1968, quando através de da resolução 1297, o Conselho Econômico e Social (ECOSOC) pediu ao DCG para que se associasse a ONGs que desenvolvessem programas de informação para, desta forma, aumentar a divulgação de assuntos da agenda das Nações Unidas e o trabalho da Organização.

Através das ONGs associadas, o DCG busca chegar até as pessoas em todos os cantos do mundo e ajudá-las a entender melhor o missão e as metas da ONU.

O setor responsável pelas ONGs associadas ao DCG atua como uma ligação entre as Nações Unidas e as organizações da sociedade civil. Ele supervisiona as parcerias com as ONGs, organiza atividades conjuntas e disponibiliza informação para elas. Entre suas atividades, destacam-se o envio de relatórios semanais relacionados às ONGs, workshops sobre comunicação, uma conferência anual e um programa de orientação – também anual – para novas ONGs associadas.

Atualmente existem 1.664 ONGs associadas ao DCG, das quais 668 também estão associadas ao ECOSOC.

Para saber mais como se associar ao DCG e obter os formulários disponíveis para isso, clique aqui.

Para mais detalhes, visite a página http://outreach.un.org/ngorelations/.

Status consultivo junto ao ECOSOC

A afiliação de ONGs ao ECOSOC existe há mais de 60 anos. Poucos meses após a ONU ter sido fundada, em 1946, 41 organizações não governamentais se juntaram à Organização através do status consultivo; em 1992, mais de 700 ONGs já tinham obtido este status. Hoje 3052 ONGs, do mundo inteiro, trabalham apoiando as Nações Unidas.

O status consultivo pode ser estabelecido com organizações voluntárias, não governamentais e sem fins lucrativos internacionais, regionais, sub-regionais e nacionais. ONGs afiliadas à organizações internacionais que já possuem o status podem ser admitidas contanto que possam provar que seu projeto de trabalho é de direta relevância para as metas e os propósitos das Nações Unidas. No caso de organizações nacionais, consulta com o Estado-Membro em questão é exigida.

Para conseguir se afiliar, uma ONG precisa estar oficialmente registrada junto às autoridades governamentais de seu país como uma organização não-governamental ou sem fins lucrativos por, pelo menos dois anos. Precisa ter uma sede, um estatuto democrático, autoridade para falar em nome de seus membros, uma estrutura representativa, mecanismos apropriados de responsabilidade e formas transparentes e democráticas de tomar decisões.

Para saber mais como se associar ao ECOSOC, clique aqui.

Guia prático ‘Campo de ação da sociedade civil e o Sistema dos Direitos Humanos das Nações Unidas’

Guia prático para a sociedade civil elaborado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. O principal objetivo é auxiliar os atores da sociedade civil que ainda não estejam familiarizados com o sistema dos direitos humanos das Nações Unidas. A sua elaboração contou com contribuições e os conselhos de vários atores da sociedade civil. Acesse o guia em português em http://bit.ly/23cKhy6 e em outros idiomas em http://bit.ly/23cKoJY

Associação ao Impacto Acadêmico das Nações Unidas

A associação ao Impacto Acadêmico das Nações Unidas (em inglês: United Nations Academic Impact, sigla UNAI) é aberta a todas as instituições de ensino superior ou equivalente, bem como organismos cujas responsabilidades substanciais dizem respeito à condução de pesquisa.

A inscrição formal das instituições acadêmicas na “Impacto Acadêmico” deve ser aprovada por seus diretores presidentes e processada através do formulário de inscrição online, disponível em academicimpact.un.org/node/add/partner-institution

Candidaturas são revisadas pela equipe do “Impacto Acadêmico”, que, após aprovação, notifica as instituições por e-mail. A lista dos membros é atualizada regularmente. Membros da iniciativa devem realizar uma nova atividade por ano, abordando pelo menos um dos dez princípios básicos do Impacto Acadêmico. Saiba quais são estes princípios em academicimpact.un.org/content/principles

Membros da iniciativa são ainda convidados a publicar de forma destacada sua filiação ao “Impacto Acadêmico da ONU” através do uso das logomarcas da iniciativa. A lista com todos os integrantes da iniciativa no momento estão em academicimpact.un.org/content/members

Os contatos diretos do responsável pela iniciativa estão em academicimpact.un.org/contact

Rede ODS Universidades

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e instituições de ensino superior de diferentes estados assinaram em junho de 2017 um memorando de entendimento para a criação da Rede ODS Universidades, uma iniciativa com o objetivo de fortalecer atividades de ensino, pesquisa e extensão que promovam o desenvolvimento sustentável, em linha com a Agenda 2030.

O projeto, lançado na Casa da ONU em Brasília, tem como objetivo promover os objetivos globais na academia e colaborar com políticas que promovam a erradicação da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade do planeta.

Os signatários da rede serão incentivados a produzir e trocar conhecimentos sobre a implementação da Agenda 2030, além de realizar ações para disseminação e promoção do desenvolvimento sustentável. Outra atribuição é incentivar a territorialização dos ODS – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável –, processo que fortalece ações no âmbito local. Saiba mais clicando aqui.

Empresas

Caso sua organização seja uma empresa, considere se candidatar no Pacto Global. Informações completas clicando aqui.