Dia Internacional das Famílias – 15 de maio de 2010

Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon

Este ano, a comemoração do Dia Internacional das Famílias se concentra no impacto das migrações nas famílias de todo o mundo.

As crescentes disparidades sociais e econômicas obrigam, forçam e incitam as pessoas a abandonarem suas casas em busca de melhores oportunidades em outros lugares. Muitos emigram por necessidade, devido a pobreza, desemprego, conflitos armados ou políticos e violação dos direitos humanos.

Os pais migram para proporcionar maior bem-estar aos filhos e a outros membros da família. Nos países de acolhimento, homens e mulheres podem ter uma vida melhor e enviar um auxílio financeiro aos familiares que permaneceram na sua terra natal. Os migrantes contribuem para a economia do país de acolhimento, enriquecendo, simultaneamente, seu conjunto social e cultural. As trabalhadoras migrantes podem conquistar a sua independência e a sua autonomia, tornando-se exemplos a serem seguidos.

Apesar das inúmeras vantagens, a migração também pode representar um fardo pesado para os membros da família. Os migrantes podem enfrentar condições de vida muito difíceis, discriminação e baixos salários. Nem sempre eles se beneficiam das redes de segurança e são afetados de uma forma desproporcional em tempos de crise econômica. O desemprego pode relegá-los aos escalões mais baixos da sociedade. Os filhos dos migrantes podem enfrentar problemas emocionais e econômicos ligados às suas circunstâncias, em particular, uma maior probabilidade de serem vítimas do tráfico de pessoas, do trabalho infantil e da violência.

Para aproveitar ao máximo os benefícios da migração, os governos devem adotar políticas que ajudem os migrantes a se adaptarem e a prosperarem nos países de acolhimento. Encorajo aos Estados que ainda não o fizeram a ratificar e aplicar a Convenção Internacional de Proteção de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias. Neste Dia Internacional das Famílias, renovemos o nosso compromisso a favor de iniciativas que ajudem e apoiem as famílias migrantes em todo o mundo.