ONU Meio Ambiente apoia próxima expedição da família Schurmann

Família Schurmann. Foto: ONU Meio Ambiente
Família Schurmann. Foto: ONU Meio Ambiente

Na ocasião do Dia Mundial dos Oceanos, celebrado em 8 de junho, a ONU Meio Ambiente assinará um memorando de entendimento global com a família brasileira Schurmann, conhecida por velejar pelo mundo.

O anúncio oficial do acordo acontecerá na tenda #MaresLimpos no mutirão de limpeza de praia #AqueleAbraço, organizado pela Route Brasil, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, no sábado (8), às 9h.

Defensora da campanha #MaresLimpos — maior aliança global contra o lixo nos oceanos —, a família Schurmann partirá em dezembro pela costa brasileira e por oceanos do mundo com a expedição de 18 meses denominada “Voz dos Oceanos”.

A iniciativa, que contará com o apoio da ONU Meio Ambiente, irá registrar o que está acontecendo nos oceanos. A ação pretende identificar potenciais soluções capazes de reverter o cenário catastrófico para as águas do planeta, além de mobilizar governos, organizações, cientistas e sociedade civil em torno da urgência de medidas efetivas em prol dos oceanos.

A expedição deve percorrer cerca de 40 pontos estratégicos, incluindo ilhas como Fernando de Noronha, Manhattan (Nova Iorque) e Dulcie, além de passar por alguns pontos nos mares, onde os mais variados itens de plástico se acumulam, vindos de diferentes partes do mundo por meio das correntes marítimas.

“Ao apresentar um projeto que busca reunir vozes do mundo todo para, juntas, se tornarem a voz dos oceanos, a Família Schurmann vai além do seu papel de defensora da #MaresLimpos no Brasil. Ela passa a ser uma defensora global que, com seu veleiro Kat, levará nossa missão para vários países e nações”, disse a representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú.

“Em 2017, quando fomos convidados pelo escritório do Brasil da ONU Meio Ambiente para atuar como defensores #MaresLimpos, assumimos esse compromisso com muito orgulho. Juntos, desenvolvemos iniciativas importantes de conscientização e engajamento da população brasileira, incluindo o projeto Conexão Schurmann #MaresLimpos”, afirmou David Schurmann, Chief Creative Officer (CCO) da Schurmann.

“Mas temos total consciência de que esta é uma luta maior. Navegando pelo planeta, testemunhamos a presença de poluição plástica até mesmo em ilhas completamente desertas. Isso nos incomoda e nos faz querer mais.”

Estima-se que, todos os anos, de 8 milhões a 13 milhões de toneladas de plástico cheguem aos oceanos. Além de poluírem as águas, esses resíduos causam a morte de 100 mil animais marinhos e de 1 milhão pássaros.