Arquivo da tag: Patrimônio Mundial

Praça de São Cristóvão, em Sergipe, recebe título Patrimônio Mundial

O Brasil possui agora 18 bens inscritos na lista de Patrimônio Cultural Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Reunido em Brasília, o Comitê do Patrimônio Mundial aprovou a indicação do Brasil e incluiu na lista a Praça São Francisco, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. O monumento foi o único candidato brasileiro entre os 39 bens que estão sendo avaliados na sessão do Comitê deste ano. O presidente do Comitê e ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, ressaltou que a inclusão da Praça de São Francisco na lista de Patrimônio Mundial “representa um reconhecimento à singularidade da formação do acervo cultural brasileiro”.

Não foi necessária votação para a inclusão da Praça São Francisco. Apesar da manifestação contrária do Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios – Icomos, entre os 21 Estados-Partes 16 haviam apresentado por escrito manifestações favoráveis à candidatura brasileira. O órgão consultivo da UNESCO alegava que o Brasil deveria reapresentar a proposta, adicionando justificativas para comprovar o valor universal excepcional da Praça São Francisco, como a ampliação do perímetro a ser protegido. No entanto, o presidente Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Luiz Fernando de Almeida, argumentou que os limites para a delimitação do bem correspondiam ao valor universal excepcional e que o espaço urbano é a melhor representação no Brasil do período da União Ibérica, no Século XVI, quando Portugal e Espanha estavam sob uma só coroa. “A Praça de São Francisco é exemplo único daquele momento histórico”, afirmou Luiz Fernando, destacando ainda o contexto natural exuberante e preservado que confere à Praça uma paisagem construída singular.

Para Luiz Fernando de Almeida, além de ter grande importância para a comunidade de São Cristóvão e para o estado de Sergipe, a decisão do Comitê é uma “vitória das políticas públicas do patrimônio no Brasil. O processo de reconhecimento da Praça São Francisco com Patrimônio Mundial é um marco para o que defendemos: a cultura tem um grande papel para do desenvolvimento do país”. O ministro Juca Ferreira também ressaltou a qualidade do relatório e parabenizou o Iphan “por ter assumido um verdadeiro embate com o Icomos. A defesa apresentada foi extremamente representativa não apenas para a aprovação de São Cristóvão, mas para os esforços que temos realizado dentro do Comitê do Patrimônio Mundial no sentido de tornar os parâmetros de avaliação da Unesco mais generosos e abrangentes, menos etnocêntricos e eurocêntricos”, concluiu o presidente do Comitê.

O documento apresentado pelo Iphan ao Comitê apontou que o Conjunto Arquitetônico da Praça, em que está erigido o Convento de São Francisco, é um dos mais expressivos remanescentes entre os que foram edificados no Brasil Colônia. Possui uma composição dinâmica própria em função da monumentalidade do adro e do cruzeiro e da ruptura com a idéia de equilíbrio e simetria comuns a outros conventos franciscanos, sendo que a Praça remete claramente às disposições da Lei IX das Ordenações Filipinas; o que a torna única no processo de ocupação do território brasileiro.

Com relação à justificativa para a valoração da Praça São Francisco, o documento se apoiou na própria Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco em seus critérios II e IV, ressaltando que o monumento é testemunha de um intercâmbio de valores e também é exemplo representativo de construção que ilustra um período significativo da história humana. Além disso, o documento assinalou que a Praça São Francisco é a prova da fusão das influências das legislações e práticas urbanísticas espanholas e portuguesas na formação de núcleos urbanos coloniais. Desta forma, a autenticidade da Praça São Francisco está explícita em seu desenho, entorno, técnicas, uso, função, contexto histórico e cultural.

A história

São Cristóvão é uma das mais antigas cidades do país e foi a primeira capital de Sergipe, fundada em janeiro de 1590, no contexto da Dinastia Filipina em Portugal. Os principais monumentos, na Cidade Alta, são cerca de 10 prédios em torno da praça que abriga também a Igreja e o Convento de São Francisco. A construção teve início em 1693 a partir das doações da comunidade aos franciscanos. Quando a cidade era a capital da Província, o convento abrigou a Assembléia Provincial e o salão da Ordem Terceira era ocupado pela Tesouraria Geral da Província. Já na República, São Cristóvão também aquartelou as tropas do batalhão que combateu os seguidores de Antônio Conselheiro, em Canudos, em 1897.

A cidade foi tombada pelo Iphan em 23 de janeiro de 1967. O Instituto adquiriu e restaurou um dos sobrados da praça onde, atualmente, mantém um escritório técnico e exposições culturais. O Museu de Arte Sacra também fica no complexo histórico e abriga um acervo considerado o terceiro mais importante do país. Existe ainda o Museu de Sergipe composto por peças que pertenceram às famílias nobres da região. (Fonte: IPHAN)

Mais informações

Assessoria de Comunicação Iphan
Américo Antunes – [email protected]
Daniel Hora – [email protected]
Mécia Menescal – [email protected]
Adélia Soares – [email protected]
(61) 2024-6187 / 3326-6864 / 2024-6194 / 3226-8907 / (61) 9972-0050
http://www.iphan.gov.br
http://educacaopatrimonial.wordpress.com
http://twitter.com/IphanGovBr

Página oficial:
http://www.34whc.brasilia2010.gov.br/

Lista do Patrimônio em Perigo: entram as Tumbas dos Reis Buganda (Uganda) e saem as Ilhas Galápagos (Equador)

O Comitê do Patrimônio Mundial em sua 34ª. Sessão presidida por Juca Ferreira, ministro da Cultura do Brasil, inscreveu as Tumbas dos Reis Buganda em Kasubi (Uganda) na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo. O Comitê também decidiu retirar as Ilhas Galápagos da Lista. Em março de 2010, um incêndio destruiu quase completamente o prédio Muzibu Azaala Mpanga, estrutura principal do local que continha quatro tumbas reais Buganda. O sítio, exemplo extraordinário de um estilo arquitetônico desenvolvido pelo Reino Buganda desde o século 13, será reconstruído.

O Comitê também decidiu retirar as Ilhas Galápagos da Lista do Patrimônio Mundial em Perigo. Galápagos, chamadas de “museu vivo e showcase da evolução”, entraram para a Lista em Perigo em 2007 devido a ameaças trazidas por espécies animais invasoras, turismo descontrolado e pesca excessiva. O Comitê identificou que um progresso significativo foi feito pelo Equador para enfrentar os problemas. Os esforços contínuos do governo local para fortalecer as medidas de conservação foram bem recebidas pelo Comitê, em especial no tratamento com relação às espécies invasoras.

A Lista do Patrimônio Mundial em Perigo tem por objetivo angariar apoio internacional para a conservação dos sítios do Patrimônio Mundial.

Contatos para a imprensa em Brasília:
Sue Williams, tel: +33 (0)6 15 92 93 62; [email protected]

Para imprensa audiovisual
Carole Darmouni, tel: +33 1 4568 1738; [email protected]

Imagens disponíveis clicando aqui e fotos clicando aqui.

Trinta e nove sítios tentam inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO

Trinta e nove candidaturas de 33 países para a Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO serão consideradas durante a reunião do Comitê do Patrimônio Mundial que acontece em Brasília. Três desses – Ilhas Masrshall, Kiribati e Tajiquistão – ainda não têm sítios inscritos na Lista da UNESCO até o momento.

A diretora-geral da UNESCO Irina Bokova e o ministro da Cultura do Brasil Juca Ferreira formalmente abriram a 34ª. Sessão do Comitê na noite de domingo, 25 de julho, em cerimônia na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional. A reunião continua até 3 de agosto.

Em sua fala de abertura, Irina Bokova, enfatizou a ligação entre patrimônio e os maiores desafios de desenvolvimento mundiais. “Estou convencida de que este Comitê pode indicar novas trilhas”, disse a Diretora-geral. “Os sítios poderão ser áreas de teste para medidas proteção inovadoras envolvendo as comunidades” e “verdadeiros laboratórios de prática do desenvolvimento sustentável”. Esta é uma “mensagem que a UNESCO está promovendo por meio do atual Ano Internacional da Biodiversidade”, disse ela.

O Ministro da Cultura do Brasil saudou o fato de que o “patrimônio não é mais tratado de uma forma isolada”, mas tornou-se uma parte integral do planejamento de desenvolvimento nacional. Ele também ressaltou a importância de uma melhoria futura da representatividade da variedade de culturas do mundo na Lista do Patrimônio Mundial.

Os 39 sítios propostos este ano, incluindo oito naturais, 29 culturais e dois mistos (isto é, natural e cultural ao mesmo tempo), assim como as nove extensões de sítios já incluídos na Lista da UNESCO fazem parte das candidaturas (ver lista abaixo).

O Comitê irá também analisar o estado de conservação de 147 sítios do Patrimônio Mundial, incluindo 31 sítios inscritos na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo e outros 36 que atualmente causam sérias preocupações. Na Lista em Perigo figuram sítios que estão ameaçados por uma variedade de problemas, tais como poluição, desenvolvimento urbano, turismo de massa precariamente gerenciado, guerras e desastres naturais, que têm um impacto negativo nos valores excepcionais pelos quais os sítios foram inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.

O Comitê do Patrimônio Mundial, responsável pela implementação da Convenção do Patrimônio Mundial, reúne representantes de 21 países, eleitos pelos Estados partes por quatro anos. A cada ano, o Comitê acrescenta novos sítios à Lista. Esses sítios são propostos pelos Estados Partes. As solicitações são então revisadas pelas duas órgãos consultivos da Organização: os sítios culturais pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e os sítios naturais pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que informam ao Comitê suas recomendações. O Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Conservação do Patrimônio Cultural (ICCROM) fornece aconselhamento especializado sobre conservação e capacitação em técnicas de restauração.

O Comitê também examina os relatórios sobre o estado de conservação dos sítios inscritos e solicita aos Estados partes que tomem as medidas apropriadas de conservação e preservação quando necessário. O Comitê supervisiona o desembolso de mais de 4 milhões de dólares anualmente do Fundo do Patrimônio Mundial necessários a, entre outros propósitos, atender ações de emergência, treinamento de especialistas e estimular cooperação internacional. O Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO é o Secretariado do Comitê do Patrimônio Mundial.

Até o momento, a Lista do Patrimônio Mundial reconhece 890 sítios de “valor universal excepcional”, incluindo 689 sítios culturais, 176 naturais e 25 mistos, localizados em 148 Estados partes.

Sítios naturais candidatos inscrição na Lista do Patrimônio Mundial:

  • Parque Nacional Pirin (extensão, Bulgária)
  • Relevo de Danxia (China)
  • Picos, crateras e paredões da Ilha de Reunião (França).
  • Área Protegida das Ilhas Phoenix (Kiribati).
  • Sítios de icnofósseis de dinossauros da Península Ibérica (Espanha/Portugal).
  • Plateau de Putorana (Federação Russa).
  • Monte San Giorgio (extensão do “Monte San Giorgio”, Suíça, Itália)
  • Parque Nacional Tajik, Cordilheira Pamir (Tajiquistão)

Sítios culturais candidatos para inscrição na Lista do Patrimônio Mundial:

  • Locais de Degredo (Austrália)
  • Cidade de Graz – Centro Histórico e Palácio Eggenberg (extensão do sítio do Centro Histórico da cidade de Graz, Áustria).
  • Principais locais de mineração na Valônia (Bélgica).
  • Praça de São Francisco em São Cristóvão, Sergipe (Brasil).
  • Monumentos históricos de Dengfeng “no centro do céu e da terra” (China).
  • Paisagem Cultural de Konso (Etiópia).
  • Cidade Episcopal de Albi (França).
  • Sistema de gestão hídrica do Alto Harz (extensão do sítio das Minas de Rammelsberg e cidade histórica e Goslar, Alemanha).
  • Jantar Mantar em Jaipur (Índia)
  • Ferrovia Matheran  (extensão do sítio “Ferrovias de Montanha da Índia”, Índia).
  • Conjunto Sheikh Safi al-din Khanegah e Templo em Ardabil (República Islâmica do Irã)
  • Complexo do Bazar Histórico de Tabriz (Irã).
  • Portão dos Três Arcos de Dan (Israel).
  • Forte de Jesus em Mombaça (Quênia)
  • Atol de Bikini, local de testes nucleares (Ilhas Marshall).
  • Caminho Real de Tierra Adentro (México).
  • Cavernas pré-históricas de Yagul e Mitla no Vale Central de Oaxaca (México).
  • Área de canais concêntricos do século XVII no Singelgracht em Amsterdam (Holanda).
  • Cidade Mineira de Røros e a Circunferência (extensão do sítio da Cidade Mineira de Røros, Noruega).
  • Aldeias históricas da Coreia: Hahoe e Yangdong (República da Coreia).
  • Igreja da Ressurreição do Mosteiro de Sucevita – extensão do sítio “Igrejas da Moldávia”, (Romênia).
  • Distrito de At-Turaif em ad-Dir’iyah (Arábia Saudita).
  • Zona de arte rupestre de Siega Verde (extensão dos Sítios de Arte Rupestre Pré-histórica do Vale do Côa, Portugal/Espanha).
  • Binômio do Mercúrio e da Prata: Almadén e Idrija com San Luis do Potosí (Espanha/Eslovênia/México).
  • Sarazm (Tajiquistão).
  • Kiev: Catedral de Santa Sofia, conjunto de edifícios monásticos, igrejas de São Cirilo e Santo André, e Monastério de Kiev-Petchersk (extensão do sítio “Catedral de Santa Sofia, conjunto de edifícios monásticos e Monastério de Kiev-Petchersk, Ucrânia).
  • Paisagem-laboratório de Darwin (Reino Unido).
  • Área de Conservação de Ngorongoro (Tanzânia).
  • Setor central da cidade imperial de Thang Long-Hanoi (Vietnã).

Sítios mistos candidatos para inscrição na Lista do Patrimônio Mundial:

  • Planalto Central do Sri Lanka: patrimônio natural e cultural (Sri Lanka).
  • Monumento Nacional Marinho de Papahanaumokuakea, no Havaí (Estados Unidos).

Contatos para imprensa

Em Brasília:

Imprensa audiovisual
Contatos sobre imagens para TV: Carole Darmouni, tel. +33 (0)1 45 68 17 38; [email protected]

Mais informação sobre a Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial:
http://whc.unesco.org/en/sessions/34COM/

Brasilia sedia reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO

Credenciamento para a imprensa poderá ser feito até dia 15 de julho.

De 25 de julho a 3 de agosto, Brasília, no ano de seu cinquentenário, sediará a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, encontro anual promovido pelo Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). É a segunda vez que a capital brasileira recebe a Sessão. A primeira foi em 1988, um ano após o seu reconhecimento como Patrimônio Mundial.

A 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Cultural Mundial será uma reunião de 12 dias, ocasião em que mais de 180 delegações dos países participantes vão discutir sobre as novas candidaturas de inscrição na Lista do Patrimônio Mundial, além de analisar o estado de conservação e de risco daqueles que já são declarados Patrimônio da Humanidade.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, é o atual presidente do Comitê do Patrimônio Mundial. Estima-se que cerca de 800 representantes de todos os países estejam em Brasília para a reunião.

Para se cadastrar para a cobertura do evento, clique aqui.

Fórum Juvenil do Patrimônio Cultural

O Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em parceria com a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, promoverá o Fórum Juvenil do Patrimônio Cultural, entre os próximos dias 16 e 26 de julho. A iniciativa tem início dez dias antes da 34ª Reunião e terá a participação de 45 jovens de 18 a 24 anos, de diversos países, selecionados segundo a avaliação de pequenos projetos educativos de sua autoria, voltados a temas do Patrimônio Cultural.

Serão 27 representantes selecionados de cada um dos estados brasileiros e mais 18 provenientes dos países convidados de idioma português ou espanhol da América do Sul, África, Ásia e Europa. São eles Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Timor Leste. Com a exceção de Portugal e Espanha, a abrangência do encontro adota como base o conjunto de países que serão atendidos pelo Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, unidade de referência internacional reconhecida pela UNESCO. O Centro está em fase de implantação no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

Mais informações

  • Adélia Soares, assessora de Imprensa do Iphan, pelos telefones 61 2024 6187 / 3326 6864 ou pelo email [email protected]
  • Daniel Hora, assessor de Imprensa do Iphan, pelos telefones 61 2024 6194 / 3226 8907 ou pelo email [email protected]
  • Marcelo Lucena, assessor de Imprensa do MinC, pelo telefone 61 2024 2407 ou pelo email [email protected]
  • Susanna Scarlet, assessora de Imprensa do MinC, pelo telefone 61 2024 2416 ou pelo email [email protected]
  • Ana Lúcia Guimarães, assessora de Comunicação da UNESCO no Brasil, pelo telefone 61 2106 3536 ou pelo email [email protected]