UFF realiza evento sobre as Nações Unidas; UNIC Rio participa

Durante os dias 18 a 21 de abril, alunos de Relações Internacionais e áreas das Ciências Sociais se reuniram na Universidade Federal Fluminense para debater questões da política internacional.

O Modelo de Nações Unidas Sérgio Vieira de Mello, SeViM, na sua quinta edição, contou com cerca de 200 estudantes, que debateram assuntos pertinentes para a atualidade, como a crise dos refugiados venezuelanos, tema do comitê ACNUR.

No dia 18, o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Maurizio Giuliano, foi convidado para compor a mesa de abertura para falar sobre sua experiência profissional dentro das Nações Unidas e sobre como a questão humanitária dessa crise de refugiados é importante para a ONU.

“Além de refugiados e deslocados internos, tem o problema dos apátridas”, enfatizou Giuliano. “É uma situação onde a pessoa se vê sem pátria. São 10 milhões de pessoas que vivem nestas condições atualmente.”

Giuliano mencionou a situação pessoal da sua esposa, originária do Afeganistão e que foi refugiada durante mais de vinte anos. “É bem difícil imaginar o que sofrem pessoas que não podem estar no seu país, que vivem sempre como estrangeiros, e que facilmente não tem uma casa fixa e muitas vezes nem documentos de identidade.”

“O Brasil tem uma grande tradição em acolher refugiados e apátridas”, disse.

Após sua fala, Diogo Félix, assessor de comunicação da Cáritas Rio, reiterou os pontos da fala de Giuliano e dialogou sobre a questão do Rio de Janeiro com a chegada de refugiados ao longo dos anos.

José Joaquin Rodriguez, venezuelano e engenheiro civil, contou sua história desde 2015 como refugiado. Dialogando com o trabalho humanitário das agências, como ACNUR e Cáritas, Rodriguez compartilhou sua experiência de refúgio e como criou um negócio de culinária com a sua família para viver no Rio de Janeiro.

O UNIC Rio apoia diversos Modelos das Nações Unidas, assim como o SeViM. Para mais informações, envie e-mail para [email protected].