Floresta Tropical em Madagascar é inscrita na Lista do Patrimônio em Perigo

Comitê do Patrimônio Mundial inscreve as Florestas Tropicais de Atsinanana (Madagascar) na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.

O Comitê do Patrimônio Mundial, em sua 34ª Sessão, presidida por Juca Ferreira, Ministro da Cultura do Brasil, inscreveu as Florestas Tropicais de Atsinanana (Madagascar) na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo devido à extração ilegal de madeira e à caça de lêmures ameaçados no sítio.

O Comitê notou que, apesar da legislação que proíbe a exploração e exportação de jacarandá e ébano, Madagascar continua a conceder licenças de exportação para a madeira extraída ilegalmente. O Comitê também indicou que países que ratificaram a Convenção do Patrimônio Mundial são sabidamente destinos dessa madeira ilegal.

O Comitê fez um apelo a Madagascar para que tome todas as medidas necessárias para cumprir a legislação e impedir a extração ilegal. Também encorajou o Estado Parte a organizar uma reunião de alto nível com os países envolvidos, de modo a assegurar que a madeira ilegal oriunda de Madagascar seja banida e proibida de entrar nos mercados nacionais.

Tendo se separado das demais massas terrestres há mais de 60 milhões de anos, a flora e fauna de Madagascar evoluíram isoladamente. As Florestas Tropicais de Atsinanana, compostas por seis parques nacionais no leste do país, são de suma importância para a manutenção dos processos ecológicos responsáveis pela sobrevivência da singular biodiversidade da ilha, a qual reflete também a sua história geológica. Diversas espécies são raras e se encontram ameaçadas, especialmente primatas e lêmures.

A Lista do Patrimônio Mundial em Perigo tem por objetivo angariar apoio internacional para a conservação dos sítios do Patrimônio Mundial.

Contatos para a imprensa em Brasília:
Sue Williams, tel: +33 (0)6 15 92 93 62; [email protected]

Para imprensa audiovisual
Carole Darmouni, tel: +33 1 4568 1738; [email protected]

Imagens disponíveis clicando aqui e fotos clicando aqui.