Vamos colocar a fome no topo da agenda global, pede o PMA

Diretora Executiva do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA), Josette SheeranDefinindo a fome como “a face mais grave da pobreza”, a Diretora Executiva do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA), Josette Sheeran, advertiu que somente uma ação rápida fará a diferença na vida de todos aqueles que passam atualmente fome no mundo e que sobrevivem comendo uma – ou até menos – refeição por dia.

“Este é o momento de colocarmos a fome no topo da agenda global”, declarou Sheeran, no momento em que os líderes mundiais estão reunidos na sede da ONU em Nova York para discutir como avançar para implementar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). “Sabemos o que fazer, mas temos de fazê-lo, e temos que fazê-lo rapidamente. Não há nada mais básico do que a fome”, afirmou Sheeran, lembrando que um dos oito ODMs inclui a meta de reduzir pela metade a proporção de pessoas que passavam fome em 1990.

A Cúpula das Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – oficialmente denominada Reunião Plenária de Alto Nível da Assembleia Geral – reúne cerca de 150 Chefes de Estado e de Governo para que assumam um novo compromisso em relação a um plano de ação para implementar os oito Objetivos contra a pobreza, dentro do prazo limite de 2015, e está acontecendo na sede da ONU em Nova York até o dia 22 de setembro.