Dia Internacional da Diversidade Biológica – 22 de maio de 2010

O Secretário-Geral, Ban ki-moonSecretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon

As espécies e os habitats do planeta, bem como os bens e serviços que proporcionam, constituem a base do nosso patrimônio, da nossa saúde e do nosso bem-estar. No entanto, apesar dos repetidos compromissos assumidos em nível mundial, no sentido de proteger esse legado, a variedade da vida na Terra continua a diminuir em um ritmo sem precedentes. A perda de diversidade biológica está fazendo com que os sistemas ecológicos se aproximem cada vez mais de um ponto do qual não poderão continuar a desempenhar as suas funções vitais.

As comunidades de todo o mundo sofrerão as consequências negativas desta perda, mas os mais pobres e os países mais vulneráveis sofrerão mais. Setenta por cento dos pobres do mundo vivem em zonas rurais e sua subsistência e rendimentos dependem diretamente da diversidade biológica. Esta foi uma das razões pelas quais a meta definida pelos líderes mundiais em 2002 – reduzir consideravelmente a perda de diversidade biológica até 2010 – foi integrada nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Chegamos ao prazo fixado, mas a degradação dos nossos recursos naturais avança a um ritmo rápido. A fim de redirecionar a atenção neste desafio, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. Em Setembro, a Assembleia convocará uma reunião extraordinária de alto nível, à margem da Conferência sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, buscando dar um novo e tão necessário impulso à Conferênica sobre Biodiversidade que terá lugar em Nagoya, no próximo mês de Outubro, e cujo objetivo é formular uma nova visão da biodiversidade.

Essa nova visão deve promover a proteção e utilização sustentável da diversidade biológica e uma partilha equitativa dos benefícios extraídos da sua utilização. Deve também reconhecer as estreitas ligações existentes entre o nosso capital natural e os nossos objetivos de desenvolvimento, um aspecto focado no tema do Dia Internacional da Diversidade Biológica, em 2010: “Diversidade biológica para o desenvolvimento e a atenuação da pobreza”.

Neste Ano Internacional da Biodiversidade, devemos nos voltar sobre as causas profundas da perda de biodiversidade e tomar medidas para impedir que isso aconteça. É preciso adaptar as políticas e a mentalidade, para que sejam levados em consideração o verdadeiro valor das espécies e dos habitats. A biodiversidade é vida – a nossa vida. É hora de agir e protegê-la, antes que seja tarde demais.