Escritório da ONU sobre Assuntos Humanitários está preocupado com situação no Sudão

O Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês) expressou hoje (29/06) preocupação com a deterioração da situação humanitária em Kordofan do Sul e Nilo Azul, ambas províncias do Sudão, e pediu acesso irrestrito às agências de ajuda humanitária para assistir as pessoas em necessidade.

Centenas de milhares de pessoas permanecem presas nas zonas de conflito, com pouco acesso a alimentos, água, abrigo e assistência médica”, disse a Subsecretária-Geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, em comunicado. Cerca de 200 mil refugiados sudaneses estão se deslocando para o sul do Sudão e Etiópia. “Os recém-chegados estão em uma situação desesperadora, com um grande número de crianças necessitando urgentemente de tratamento contra a desnutrição. Para responder a estas crescentes necessidades, as agências humanitárias precisam de acesso livre e completo a todas as áreas controladas pelo Movimento de Libertação do Povo do Sudão do Norte”, afirmou Valerie Amos.

Atualmente o Programa Mundial de Alimentos (PMA) já está distribuindo alimentos com o objetivo de alcançar mais de 100 mil pessoas em situação de insegurança alimentar no Sudão.