Mensagem do secretário-geral das Nações Unidas para o Modelo ONU

 

Favor observar que a declaração do secretário-geral é uma mensagem geral para todas as conferências de Modelo das Nações Unidas. A declaração não é um endosso das Nações Unidas. As Nações Unidas não endossam nenhuma conferência específica. Não há nenhum Modelo ONU afiliado às Nações Unidas. A declaração não serve como reconhecimento oficial ou certificação das conferências de Modelo das Nações Unidas.

As conferências de Modelo das Nações Unidas são organizadas por escolas, universidades e outras organizações, mas não pelas Nações Unidas. A declaração do secretário-geral não pode ser modificada ou personalizada. Também não pode ser usada para fins de arrecadação de fundos.

Texto em português:

“Obrigado por participar desta Conferência do Modelo das Nações Unidas e por acreditar no poder da cooperação global para resolver problemas globais. Nosso mundo precisa do seu engajamento e ideias mais do que nunca.

Enfrentamos a maior sequência de crises em nossas vidas.

A pandemia de COVID-19 expôs um mundo de fragilidades e injustiças. Deve ser um ponto de inflexão para uma ação ousada e transformadora.

Pela primeira vez em uma geração, a pobreza e a fome estão a aumentar. As desigualdades estão a aumentar. Uma onda de desconfiança e desinformação está a polarizar as pessoas e a paralisar as sociedades. As divisões geopolíticas interrompem a cooperação internacional. Os direitos humanos estão sob ataque e continuamos a caminhar rumo à catástrofe climática.

Mas podemos inverter as coisas.

Temos os planos: a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A humanidade tem mostrado repetidamente que somos capazes de grandes coisas quando trabalhamos juntos – além dos governos e através de fronteiras e gerações.

Para isso, precisamos de um multilateralismo mais inclusivo e em rede. É por isso que as Nações Unidas lançaram uma nova iniciativa: ‘Nossa Agenda Comum’. Inclui mais de 90 recomendações e propostas, com base em uma ampla análise do estado do nosso mundo.

Um elemento central é garantir que os jovens participem plenamente na concepção de nosso futuro compartilhado e tenham uma influência muito mais forte nas próprias Nações Unidas.

O mundo precisa de sua energia, coragem e comprometimento. Tenho esperança ao ver sua geração desafiar o status quo e pedir mudanças transformadoras.

As Nações Unidas são seu fiel aliado, enquanto nos esforçamos para construir um mundo sustentável, inclusivo e resiliente para todas e todos.

Desejo-lhes todo o sucesso.

Obrigado.”