Representante da ONU na Costa do Marfim discute processo da paz com líder político

O mais alto representante das Nações Unidas na Costa do Marfim, Y.J. Choi, reuniu-se com o líder do Partido Rally dos Republicanos (RDR), Alassane Dramane Ouattara, para discutir a situação no país do Oeste Africano, em particular assuntos relacionados ao processo eleitoral e de reunificação. “Temos notado um longo impasse político que está criando certa tensão”, afirmou o Representante Especial do Secretário-Geral Ban Ki-moon. Segundo Choi, trata-se de uma situação muito delicada para o processo de resolução de crises.

Membros das forças de paz da ONU em Costa do Marfim dão apoio à Comissão Eleitoral Independente, em 2009. Foto: UN/Ky Chung.
Membros das forças de paz da ONU em Costa do Marfim dão apoio à Comissão Eleitoral Independente, em 2009. Foto: UN/Ky Chung.

“A dinâmica eleitoral deve ser rapidamente renovada e esforços devem ser feitos para a reunificação, de modo que, juntos, possamos progredir”, acrescentou. As eleições presidenciais deveriam ter sido realizadas em 2005, mas têm sido repetidamente adiadas. A última, marcada para março, também não aconteceu – e uma nova data ainda não foi definida.

Choi, que também é o Chefe da Missão da ONU na Costa do Marfim (UNOCI), afirmou ter conversado com Ouattara sobre a próxima reunião do Conselho de Segurança, que será realizada em junho deste ano na Costa do Marfim. Choi explicou que pretende se encontrar com todos os protagonistas do Acordo Político de Ouagadougou. Esse acordo, assinado em 2007, na capital do país-vizinho Burkina Fasso, detalha uma série de medidas para lidar com a crise que dividiu a Costa do Marfim, em 2002, entre o sul (controlado pelo Governo) e o norte.