Dia Internacional da Paz – 21 de setembro de 2010

Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon

Dia Internacional da Paz – 21 de setembro de 2010

Hoje comemoramos o Dia Internacional da Paz – um dia dedicado ao cessar-fogo e à não-violência. A paz é preciosa. Ela deve ser alimentada, mantida, defendida.

É por isso que, a cada ano no Dia Internacional da Paz, eu toco o Sino da Paz na sede das Nações Unidas. E é por isso que eu trabalho pela paz, todo dia. Sou mediador entre antagonistas. Toco o alarme das ameaças, as que podemos ver claramente, e outras que espreitam apenas do horizonte. Promovo tolerância, a justiça e os direitos humanos, e faço campanhas para a harmonia entre os países e povos.

Este ano, o Dia da Paz é dedicado aos jovens. Este mês marca o início do Ano Internacional da Juventude. O tema, Diálogo e Compreensão Mútua, capta a essência da paz.

Os jovens de hoje estão em casa com a diversidade global; confortáveis em um mundo interconectado. Porém, eles também são vulneráveis às forças do extremismo. Por isso digo a todos os governos e a nossos parceiros: vamos fazer mais pelos jovens. Vamos dar-lhes um mundo de paz e tolerância.

Digo a todos os jovens: juntem-se a nós. Ajudem-nos a trabalhar pela paz. Vocês estão impacientes. Vocês veem o que nós, os mais velhos, permitimos que persistisse ano após ano: a pobreza e a fome, a injustiça e a impunidade, a degradação ambiental.

Restando apenas cinco anos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, eu lhes peço, jovens e idosos, que nos ajudem a encontrar soluções globais a estes problemas globais. Compartilhem seus planos e ideias, ajam com criatividade e paixão. Ajudem-nos a lutar pela paz e prosperidade para todos.

(Acesse a página do Dia, em espanhol).