Evento no Rio de Janeiro debate o Conselho de Segurança da ONU e lança site em português

Abertura da Jornada. Foto: UNIC Rio/ Sabrina ArosaNa quarta-feira (1), aconteceu, na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o evento “A ONU e as questões internacionais contemporâneas: O Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas”, uma parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro debateu o papel do Brasil no Conselho de Segurança (CS) e o papel do Conselho na paz e segurança internacionais. Houve também a inauguração do primeiro site em português do Conselho.

Estiveram presentes na mesa o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFRJ, Carlos Levi, representando o Reitor Aloisio Teixeira; o Chefe do Departamento de Organismos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministro Carlos Duarte; o Diretor da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, Flávio Martins; o Diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa; e o Diretor do Centro de Direito Internacional (CEDIN), Jean-Marc Thouvenin. Durante a tarde, houve a apresentação de trabalhos acadêmicos, vídeos e cartazes pelos participantes do projeto “Universitários pela Paz”.

O Chefe do Departamento de Organismos Internacionais do MRE, Carlos Duarte, fez uma avaliação do papel brasileiro na ONU e, especialmente, no Conselho de Segurança. Falou ainda sobre a atuação relevante do país no âmbito internacional e o objetivo de sempre buscar a via pacífica e da negociação. Citou a atuação do Brasil nas Operações de Paz, em particular no Haiti, de uma forma inovadora.

Ministro Carlos Duarte em sua apresentação na Jornada. Foto: UNIC Rio/ Sabrina Arosa“Esse tipo de evento é muito útil porque reúne a parte acadêmica com atores da área governamental. Com esse tipo de evento podemos sentir as dúvidas dos estudantes em relação a essas questões”, apontou o ministro. “O Brasil tem aumentado a sua presença internacional. Hoje, é Membro Não-Permanente do Conselho de Segurança pela décima vez. O que a gente vê é um Brasil que pode atuar de maneira mais visível no cenário internacional”.

Confira entrevista com o Chefe do Departamento de Organismos Internacionais do MRE, Carlos Duarte:
[audio:http://canopus.teste.website/~unicrioorg/audio/jornadaufrj/ministroduartecs1.mp3|artists=UNIC Rio|titles=Audio do Ministro Duarte durante o evento|width=100%]

Os palestrantes interagiram com o público e as grandes questões levantadas pela plateia foram as possibilidades de um conflito entre EUA e Irã, a importância do Brasil fazer parte do Conselho, as capacidades deliberativas do órgão, as dificuldades de legitimação das decisões da ONU e se o Brasil deve aderir ao Protocolo Aditivo do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

A professora e coordenadora do evento, Vanessa Oliveira, em entrevista ao UNIC Rio. Foto UNIC Rio/ Sabrina ArosaA coordenadora do evento e professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, Vanessa Berner, destacou a importância da jornada. “Esse curso com a ONU já ocorre desde 2008 e é temático. Este ano, a escolha recaiu sobre o Conselho de Segurança justamente porque o Brasil começa a ocupar a vaga de Membro Não-Permanente e ano que vem ele começa a presidência do Conselho. Para nós, seria importante tratar disso tanto em relação com a academia e quanto com o Ministério das Relações Exteriores”.

Confira audio da entrevista com a professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, Vanessa Berner:

[audio:http://canopus.teste.website/~unicrioorg/audio/jornadaufrj/professoravanessaoliveiracspt2.mp3|artists=UNIC Rio|titles=Professora Vanessa Oliveira falando sobre a jornada da ONU e da UFRJ|width=100%]

Ao final do debate, houve a inauguração do website em português sobre o Conselho de Segurança (www.brasil-cs-onu.com), uma parceria do UNIC Rio com a Faculdade Nacional de Direito (FND) da UFRJ. O endereço traz informações atualizadas sobre a missão e o funcionamento do Conselho de Segurança, com destaque para a atuação do Brasil.

“O português é um dos idiomas mais falados do planeta. A ideia desse site é levar informações sobre a estrutura e a ação do Conselho a todos os lusófonos. Achamos importante que a população em geral esteja informada sobre os assuntos mais importantes tratados no Conselho e que são de interesse geral. Esta é a primeira página em português dedicada ao Conselho de Segurança e contém traduções dos discursos que os diplomatas brasileiros fazem e as principais resoluções do órgão”, afirmou o Diretor do UNIC Rio de Janeiro, Giancarlo Summa.

[audio:http://canopus.teste.website/~unicrioorg/audio/jornadaufrj/summacspt1.mp3|artists=UNIC Rio|titles=Entrevista com o Diretor do UNIC Rio de Janeiro, Giancarlo Summa|width=100%]

(reportagem de Luciano Pádua)

Confira as imagens do evento:

[nggallery id=11]