Conversas entre o Secretário-Geral e Presidente de Ruanda continuam

Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, durante coletiva de imprensa. Foto: ONU.O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta quinta-feira (9) que continuará a discutir com o Presidente de Ruanda sobre relatório das Nações Unidas, a ser lançado em breve, que trata das graves violações aos direitos humanos cometidas na República Democrática do Congo (RDC).

Ban esteve em visita a Kigali na quarta-feira (8) por dois dias. Nesse período se reuniu com o Presidente Paul Kagame, com a Ministra de Relações Exteriores, Louise Mushikiwabo, e outros funcionários para discutir sobre o relatório. “Falamos sobre o assunto em detalhes”, disse o Secretário-Geral aos jornalistas em Nova York. “Ouvi com muita atenção as preocupações apresentadas. Compreendo perfeitamente e respeito a profundidade de seus sentimentos no assunto”.

Ban Ki-moon disse que incentiva Kagame e o Governo de Ruanda, bem como todos os países interessados, a apresentarem suas observações sobre o relatório até o final deste mês, conforme solicitado pela Alta Comissária dos Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay.

O Secretário-Geral declarou que as conversas com o Presidente Kagame continuarão na próxima semana, quando estará em visita a Nova York, onde o líder ruandês co-presidirá uma reunião do grupo de alto nível para estimular ações sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).