Mundo passa por mudança histórica equivalente à de 1989, diz Ban

Giorgio Napolitano e Joseph DeissO mundo está vivendo uma importante mudança na história mundial, “não menos transformadora” do que a de 1989, quando vários governos caíram na Europa Oriental, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, à Assembleia Geral. Ele observou que o mundo está testemunhando um período de revolução. “Uma mudança revolucionária está varrendo o mundo árabe, com reflexos que serão sentidos em toda parte e por todos,” disse. “E também enfrentamos mudanças não menos importantes em outras esferas – das mudanças climáticas até o combate à pobreza, passando pela defesa dos direitos humanos.”

Apresentando o Presidente da Itália, Giorgio Napolitano, Ban Ki-moon elogiou o estadista por ser “uma voz de liderança moral” em seu país e expressou gratidão por sua defesa dos valores comuns consagrados pela ONU.

Em seu discurso na Assembleia, Napolitano elogiou a relevância da ONU em um mundo submerso em instabilidade política. “Ventos de liberdade, dignidade humana e justiça social estão soprando fortemente em todo o mundo,” disse. “Precisamos defender os direitos humanos como base da estabilidade política e do crescimento sustentável. Precisamos das Nações Unidas.” Napolitano também elogiou os “incansáveis” esforços do Secretário-Geral ao colocar as Nações Unidas no centro de desafios que vão desde a paz e a segurança internacionais até o desenvolvimento sustentável.

O Presidente da Assembleia Geral, Joseph Deiss, também agradeceu Napolitano pelo compromisso da Itália com a ONU e destacou o apoio de longa data do país à governança global. “Gostaria de enfatizar que a Constituição italiana reconhece o importante papel das organizações internacionais no sentido de garantir a paz e a justiça entre as nações,” disse Deiss.