ONU pede moderação após troca de tiros na fronteira de Israel com o Líbano

UNIFIL em patrulhamento no sul do Líbano. Foto: ONUAs Nações Unidas pedem a Israel e ao Líbano a agirem com máxima moderação depois da troca de tiros ocorrida hoje (3) na Linha Azul, uma região ocupada pela ONU e que separa os dois países. Membros da Operação de Paz da ONU no Libano (UNIFIL) estão na área de El Adeise e tentam esclarecer as circunstâncias do incidente e quaisquer possíveis baixas, informou a porta-voz da Operação, Neeraj Singh. Relatos da imprensa apontam que três soldados libaneses e um jornalista foram assassinados.

“A prioridade imediata da UNIFIL é consolidar a calma e estamos pedindo a ambos os países para agirem com moderação máxima”, disse Singh. O comandante da Força de Ação da UNIFIL, General Santi Bonfanti, está em contato com o comando das Forças Armadas Libanesas (FAL) e Força de Defesa de Israel (FDI). Segundo o General, que sobrevoou a região de helicóptero, a situação está calma agora.

O respeito pela Linha Azul é uma das principais disposições da resolução 1701 do Conselho de Segurança, que terminou o conflito eclodido em 2006 entre Israel e o grupo libanês Hizbollah. Membros do Conselho expressaram profunda preocupação sobre o incidente de hoje e exortaram todos os lados a agirem com serenidade.

Discursando em nome do Conselho, o Embaixador da Rússia Vitaly Churkin, que ocupa a presidência rotativa do órgão da ONU este mês, disse ser crítico que Israel e Líbano respeitem a Linha Azul e interrompam as hostilidades.